Menu
Primeira Liga 22ª Jornada

SL Benfica – FC Porto (Liga NOS)

Esta sexta-feira, no Estádio da Luz, é dia de Clássico entre os dois clubes portugueses com melhor historial de títulos a nível nacional e internacional, num embate a valer para a 22ª jornada da Liga NOS. O conjunto da casa chega aqui extremamente motivado devido à fantástica forma em que se encontram, apresentando um registo de 11 vitórias consecutivas antes desta recepção aos Dragões, em todas as competições. Já o FC Porto parte para A Catedral fragilizado ao sofrerem uma derrota na recepção ao Arouca, o que causou grande frustração aos adeptos do conjunto Azul e Branco.

SL Benfica alcançou finalmente o Sporting CP na tabela de classificação geral, encontrando-se em 2º lugar com os mesmos 52 pontos que os líderes leoninos, fruto de 17 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, com parciais de 59 golos marcados e 14 golos sofridos. A fantástica forma pela qual os Encarnados têm vindo a atravessar é inegável, chegando aqui com um registo de apenas 1 empate no meio de 12 vitórias nos últimos 13 jogos oficiais, em todas as competições, tendo marcado 15 golos nos últimos 3 jogos, concedendo apenas 2 no processo. Apesar de ter finalmente alcançado o Sporting na liderança do campeonato, e de contar com uma vantagem de 6 pontos sobre estes seu rival FC Porto, a parte mais complicada da temporada está longe de acabar para as Águias, que alcançaram agora uma fase bastante importante, onde não podem cometer nenhum erro de forma a não perderem espaço na corrida pelo título. Apesar de estarem já fora da Taça de Portugal, ao serem eliminados pelo Sporting na 4ª Eliminatória, os homens de Rui Vitória encontram-se ainda em prova na Taça da Liga, onde após conseguirem conquistar o 1º lugar do Grupo B, constituído pelo Nacional da Madeira, Moreirense e Oriental, carimbaram acesso às meias finais da prova, onde terão pela frente o SC Braga.

Visto que é bicampeão em título do campeonato português, o Benfica marcou presença no Grupo C da Liga dos Campeões, onde faziam ainda parte o Atlético de Madrid, Galatasaray e Astana, tendo conseguido sobreviver como 2º classificado do agrupamento e carimbado acesso aos oitavos de final da prova, onde terá pela frente o Zenit, a enfrentar já no dia 16 deste mês. Os Encarnados têm demonstrado uma grande forma nas suas exibições, onde praticam um belíssimo futebol, mostrando organização e consistência nos vários sectores do campo, onde se destaca principalmente o sector ofensivo, o mais prolífico da Liga NOS, com o ponta de lança Jonas na frente dos melhores marcadores do campeonato com 23 golos apontados, 6 a mais que o 2º melhor marcador Slimani, do Sporting. As Águias preparam-se então para este clássico onde enfrentarão um FC Porto cheio de jogadores de grande qualidade, mas com o orgulho ferido, fruto da derrota na recepção ao Arouca, sendo este um embate também especial para Rui Vitória, que nunca venceu os Dragões como treinador.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o SL Benfica apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Oriental, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção ao Arouca, uma vitória por 1-6 em terreno do Moreirense, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma vitória por 1-4 em terreno do Moreirense, e na última jornada, uma vitória por 0-5 em terreno do Belenenses. Luisão, Salvio e Fejsa são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Júlio César – Almeida, Lindelof, Jardel e Eliseu – Pizzi, Renato Sanches, Samaris e Gaitán – Mitroglou e Jonas.

Liga NOSFC Porto, por sua vez, mantém-se em 3º lugar na tabela de classificação geral, embora agora um pouco mais longe dos líderes Sporting e Benfica por ter saído derrotado na última jornada, na recepção ao Arouca, ficando assim com 46 pontos, fruto de 14 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com parciais de 41 golos marcados e 14 golos sofridos. Já com 6 pontos de desvantagem dos líderes do campeonato, os Dragões começam-se a ver fora da corrida pelo título fruto dos maus resultados que têm vindo a obter, apresentando um registo de 4 derrotas nos últimos 7 jogos oficiais, de todas as competições. Já fora da Taça da Liga, ao ficar em último lugar no Grupo A, juntamente com o Marítimo, Feirense e Famalicão, os homens agora aos comandos de José Peseiro encontram-se ainda em prova na Taça de Portugal onde contam já com um pé e meio na final, tendo vencido a 1ª mão das meias finais em terreno do Gil Vicente por 0-3.

Ao terem terminado em 2º lugar na temporada transacta, os Dragões tiveram acesso directo à fase de Grupos da Liga dos Campeões, onde começaram por fazer parte do Grupo G, juntamente com o Chelsea, Dinamo Kiev e Maccabi Tel Aviv, no entanto, ao não conseguirem melhor que o 3º lugar no agrupamento acabaram por ser transitados para os dezasseis-avos de final da Liga Europa, onde terão que enfrentar o poderoso Borussia Dortmund. O conjunto Azul e Branco chega à Luz com o orgulho ferido devido à derrota com o Arouca, encarando este embate como a melhor forma de emendar os erros da última jornada, o que o torna bastante perigoso.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-0 na recepção ao Marítimo. Seguiu-se uma derrota por 2-0 em terreno do Feirense, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma vitória por 1-3 em terreno do Estoril Praia, uma vitória por 0-3 em terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a Taça de Portugal, e na última jornada, uma derrota por 1-2 na recepção ao Arouca. Marcano e Maicon são baixas confirmadas para este jogo, ambos lesionados.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Martins Indi, Chidozie e Layún – Herrera e Danilo Pereira – Corona, André André e Brahimi – Aboubakar.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, cada um dos emblemas venceu 3 embates, tendo os dois restantes terminado em empate.

FC Porto 1-0 Benfica
Liga NOS 15/16
Benfica 0-0 FC Porto
Liga NOS 14/15
FC Porto 0-2 Benfica
Liga NOS 14/15
FC Porto 2-1 Benfica
Liga 13/14
FC Porto 0-0(3-4 g.p.) Benfica
Taça da Liga 13/14
Benfica 3-1 FC Porto
Taça Portugal 13/14
FC Porto 1-0 Benfica
Taça Portugal 13/14
Benfica 2-0 FC Porto
Liga 13/14

Como é de esperar de um Clássico, intensidade, garra, rivalidade e vontade de vencer serão factores constantemente presentes neste embate. É notável que o conjunto da casa não só atravessa um melhor momento nesta temporada como tem vindo a praticar um melhor futebol, no entanto, já se sabe como são estes clássicos, e nem sempre quem está num melhor momento consegue ganhar. Podemos esperar um FC Porto pressionado para vencer ou poderá ficar de fora da corrida pelo título, enquanto que o SL Benfica entrará bastante motivado e poderá contar com o apoio em massa dos seus adeptos, algo que será muito importante.

Dada a enorme qualidade que nutre de ambos planteis, antevêem-se várias ocasiões de golo para os dois lados, no entanto, a falta de Maicon, ou Marcano, será sentida em travar os fuzileiros Jonas e Mitroglou, que irão espalhar o terror na defensiva portista. Com os mesmos pontos que os Leões e sabendo que não podem cometer nenhum deslize, as Águias têm todos os factores para voar mais alto que os Dragões e brindar os adeptos com estes 3 pontos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Benfica 2.15 Betrally
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1996
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 855
comments powered by Disqus

Últimos jogos