Menu

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Shakhtar Donetsk – BSC Young Boys (Liga dos Campeões)

Paulo Fonseca dá mais um passo de responsabilidade na sua nova aventura além-fronteiras. Shakhtar Donetsk e Young Boys disputam uma vaga no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na época passada a equipa suíça caiu nesta pré-eliminatória e acabaria por baixar à Liga Europa, onde também não conseguiu progredir. Mas os ucranianos chegaram à fase de grupos da Liga Milionária, embora tenham tido o azar de calhar no grupo que Real e PSG dominaram.

Na temporada passada o Shakhtar Donetsk foi à meia-final da Liga Europa, onde só foi travado pelo Sevilla, mas essa campanha nas competições europeias começou, como este ano, pela pré-eliminatória da Liga Milionária. Nesta mesma etapa o clube ucraniano até teve a complicada tarefa de se desembaraçar do Fenerbahçe. Acabaria por garantir a entrada na fase de grupos mas teve o azar de ficar emparelhado com Real Madrid e PSG, o que só deixou o terceiro lugar como opção. Passando por essa via para a Liga Europa, iria avançar até à meia-final da competição, só cedendo quando encontrou pela frente o Sevilla, que se viria a tornar o primeiro de sempre a conquistar três troféus consecutivos na prova. Entretanto, muita água passou debaixo desta ponte. Mircea Lucescu mudou-se para o Zenit e o Paulo Fonseca foi o escolhido para substituir o tarimbado romeno à frente dos destinos do clube ucraniano. Ao nível do plantel não houve grandes mudanças mas muitos entendem que a contratação do treinador português, dado como jovem e ambicioso, é uma afirmação do dono do clube, o multimilionário e oligarca Rinat Akhmatov, no futuro da estrutura. A guerra separatista que grassa em Donetsk obrigou o clube a deslocalizar-se, já que os jogadores estrangeiros ameaçaram não regressar por temerem pela sua segurança. O quartel-general do Shakhtar passou para Kiev, a capital do país mas também o terreno do principal rival, o Dínamo. E a equipa joga os jogos em casa em Lviv, a quase seiscentos quilómetros da Arena Donbass, agora parcialmente afetada pelos bombardeamentos.

O treinador português tem alguns desafios pela frente. Há duas temporadas que a Liga Ucraniana escapa ao Shakhtar Donetsk, indo para o arquirrival, o Dínamo de Kiev. É preciso resgatar esse domínio interno o quanto antes. E depois há a pressão para pelo menos igualar a campanha de Lucescu, na temporada passada. Os jogadores, em particular o contingente de brasileiros, tem manifestado o seu agrado com o estilo de Fonseca – mais próximo e com muito trabalho específico com bola. A época oficial arrancou com um duelo com o principal rival mas o Shakhtar acabaria por perder a Supertaça para o Dínamo nas grandes penalidades (1-1, 3-4). Talvez por isso a equipa entrou a matar na primeira jornada da Liga Ucraniana, goleando o Zirka por 4-1 e com o primeiro golo, de Bernard, a surgir logo aos três minutos.

Onze Provável: Pyatov – Srna, Krivtsov, Ordets, Ismaily – Marlos, Fred, Stepanenko, Bernard – Eduardo da Silva, Taison.

Liga dos CampeõesOs BSC Young Boys vão tentar fazer melhor que na temporada passada nas competições europeias. Há um ano, depois de cederem diante do AS Monaco na terceira pré-eliminatória (1-3, 4-0), foram ao play-off da Liga Europa mas também não foram bem-sucedidos. Nessa altura o carrasco improvável foi o Karabakh, do Azerbaijão. A equipa de Adi Hutter também já deu o pontapé de saída na época oficial. No passado sábado foram ao terreno do St. Gallen vencer por duas bolas a zero, com golos de Leonardo Bertone e Yuya Kubo.

Onze Provável: Mvogo – Sutter, Vilotic, Rochat, Lecjaks – Bertone, Sanogo, Sulejmani, Ravet – Hoarau, Gerndt.

Será uma estreia absoluta no que respeita a confrontos entre os dois emblemas. A segunda mão realiza-se dentro de uma semana, em Berna. O Shakhtar fez bons resultados fora de casa no ano passado, nas competições europeias. Acaba por ser a sua condição habitual, já que a Arena Lviv é uma casa emprestada onde também não beneficiam da presença dos adeptos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 golos 1.86 Bet.pt
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

BSC Young Boys logo
BSC Young Boys
  • País: Suíça
  • Estádio: Stade de Suisse
  • Cidade: Bern
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1824
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos