Menu
  • 14 abril
  • 20:05
  • Betrally

Shakhtar Donetsk – SC Braga (Liga Europa)

O Shakhtar Donetsk e o SC Braga medem forças esta quinta-feira na Arena Lviv, num embate a contar para a 2ª mão dos quartos de final da Liga Europa. O conjunto da casa conseguiu um bom resultado na 1ª mão da prova ao vencer em Portugal por 1-2, trazendo uma boa vantagem na eliminatória para a Ucrânia. Já o SC Braga, mesmo em desvantagem, promete não desistir e descansou a maioria dos seus habituais titulares no embate do fim de semana, com o Moreirense. Não será um encontro fácil para os homens de Paulo Fonseca que não venceram nenhum dos últimos 5 encontros fora de portas.

Shakhtar Donetsk, para chegar a estes quartos de final, teve um percurso um pouco diferente que o do seu oponente em jogo, tendo então começado por disputar a 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, vencendo o Fenerbahce, e a seguir o Rapid Viena, no play-off, conseguindo então acesos ao Grupo A, onde faziam parte o Real Madrid, PSG e Malmo. Não conseguindo melhor que um 3º lugar no agrupamento da Liga Milionária, os Mineiros foram transitados até às eliminatórias desta Liga Europa, onde eliminaram o Schalke 04 e o Anderlecht, nos dezasseis-avos de final e nos oitavos de final. Já no campeonato ucraniano, os pupilos de Mircea Lucescu ocupam o 2º lugar na tabela de classificação geral com 53 pontos, fruto de 17 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com parciais de 65 golos marcados e 20 golos sofridos. O empate da última jornada resultou na perda de terreno na corrida pelo campeonato ucraniano, ficando agora a 5 pontos de desvantagem do Dinamo Kiev, no entanto, com 12 pontos de vantagem sobre o 3º classificado Zorya.

Os ucranianos apresentam um forte sector ofensivo, principalmente quando actuam em casa, onde nos últimos 10 jogos oficiais, de todas as competições, empataram apenas numa ocasião e acabaram derrotados 2 vezes, tendo vencido as 8 partidas restantes, sendo que nesses 10 jogo os Mineiros apontaram um total de 33 golos, o que dá em média 3.3 golos marcados por jogo, concedendo 16 no processo. Está visto que os pupilos de Mircea Lucescu contam com alguma desorganização defensiva, no entanto, o seu enorme poderio ofensivo compensa as falhas da defesa. Eduardo da Silva é o interveniente mais perigoso da equipa, sendo o 5º melhor marcador do campeonato russo com 9 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Shakhtar Donetsk apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória administrativa sobre o Metalurh Zaporizhya. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção ao Vorskla, em jogo a contar para a Taça da Ucrânia, uma vitória por 8-1 na recepção ao Metalist, uma vitória por 1-2 em terreno do SC Braga, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, um empate por 3-3 em terreno do Stal Dneprodzerzhinsk. Márcio Azevedo, lesionado, e Rakitsky, castigado, são baixas confirmadas, ficando Viacheslav Shevchuk em dúvida.

Onze Provável: Pyatov – Srna, Kucher, Ordets e Ismaily – Malyshev e Stepanenko – Marlos, Kovalenko e Taison – Ferreyra.

Liga EuropaSC Braga, por sua vez, entrou diretamente na prova para o Grupo F onde se qualificou como 2º classificado, num agrupamento constituído pela Fiorentina, Marselha e Slovan Liberec, tendo eliminado ainda o FC Sion e o Fenerbahce nas eliminatórias seguintes até aqui chegar. Finalista da temporada de 2010/11, onde foi derrotado pelo FC Porto, os Arsenalistas chegam agora aqui em desvantagem no marcador ao se deixarem bater na 1ª mão, dentro do seu próprio território, o que os obrigam agora a correr atrás do prejuízo e lutar pela qualificação às meias finais. Já no campeonato português, este conjunto orientado por Paulo Fonseca ocupa o 4º lugar na tabela de classificação geral com 51 pontos, fruto de 14 vitórias, 9 empates e 6 derrotas, com parciais de 48 golos marcados e 28 golos sofridos. O facto de contar com 10 pontos de desvantagem em relação ao 3º classificado FC Porto, e com 6 pontos de superioridade ao Rio Ave e Arouca, 5º e 6º classificados, permitiu ao técnico português descansar a maioria dos seus habituais titulares no jogo do fim de semana, o qual terminou empatado a uma bola com a recepção ao Moreirense, e concentrar todos os seus esforços na luta pela passagem às meias finais.

Os Guerreiros do Minho estão a conseguir uma temporada impressionante, fazendo ainda parte de todas as competições de que ingressou no início da temporada, nomeadamente a Taça de Portugal onde está na final, a disputar com o FC Porto, e as meias finais da Taça da Liga, onde tem o Benfica pela frente. Contudo, esta turma de Paulo Fonseca atravessa nesta altura a sua pior fase da temporada, nunca tendo atravessado 3 jogos consecutivos sem conseguir vencer, algo que pode ser um factor negativo para a moral dos jogadores, até porque os Guerreiros do Minho não conseguiram vencer nenhum dos seus últimos 5 embates disputados fora de portas, marcando apenas 1 golo no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o SC Braga apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 4-1 na recepção ao Fenerbahce, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção à União da Madeira, uma derrota por 5-1 em terreno do Benfica, uma derrota por 1-2 na recepção ao Shakhtar Donetsk, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Moreirense. Baiano, Pedro Santos, Rui Fonte e Alan são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Matheus – Núrio, Ferreira, Boly e Goiano – Santos, Luiz Carlos, Vukcevic e Rafa Silva – Stojiljkovic e Wilson Eduardo.

Nos seus únicos 3 confrontos directos em toda a história, o Shakhtar Donetsk saiu sempre vencedor.

Braga
1-2
Shakhtar Donetsk
Europa League 2015/16
Shakhtar Donetsk
2-0
Braga
Liga dos Campeões 2010/11
Braga
0-3
Shakhtar Donetsk
Liga dos Campeões 2010/11

Os ucranianos têm apresentado um registo ofensivo assustador e já provaram que podem fazer grandes estragos na sua viagem a Portugal. Já o SC Braga parte para a Ucrânia um pouco desmotivado com os recentes resultados, no entanto, como é de esperar, estes nunca irão baixar os braços até ao apito final, sendo de esperar que lutem com todas as suas forças pela passagem às meias finais. Este deverá ser um encontro intenso e com várias situações de golo, no entanto, o poder ofensivo dos ucranianos, com uma média de 3.3 golos marcados em casa, deverá fazer danos irreparáveis aos Arsenalistas.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Shakhtar Donetsk 1.71 Betrally
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 966
  • Próg. errados 787
comments powered by Disqus

Últimos jogos