Menu

Shakhtar Donetsk – Rapid de Viena (Liga dos Campeões)

O Shakhtar vai bem lançado para garantir a sexta presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Camepões. O golo de Marlos, em cima do apito para intervalo, pode ter selado o destino desta eliminatória. O Rapid de Viena não foi capaz de converter o jogo caseiro num trunfo para a viagem à Ucrânia, que não costuma ser terreno fácil para forasteiros. Mas os austríacos já chegaram onde ninguém os imaginava e tudo o que vier a mais é lucro. E como o Ajax bem sabe, no tudo ou nada o Rapid é capaz de ir pontuar fora.

O Shakhtar Donetsk e o Dínamo Zagreb foram os dois únicos visitantes a conseguir contrariar a vantagem caseira neste primeiro jogo do play-off, ambos regressando a casa para preparar a segunda mão com os preciosos três pontos. Mircea Lucescu era um homem muito satisfeito e aliviado no final do encontro, por poder sair de Viena com uma vitória. Ela sabia de antemão, por aquilo que a equipa austríaca tinha demonstrado, em particular frete ao Ajax, que o adversário tinha enorme facilidade em dar com o fundo das redes e a estratégia do experiente treinador romeno passava por os manter a uma distância segura da baliza de Pyatov. Contudo, foi o golo de Marlos, a um minuto de terminar o primeiro tempo que determinou o sucesso do plano traçado já que até esse momento as coisas podiam ter pendida para qualquer um dos lados. Foi um jogo espetacular e muito disputado, no limite da agressividade permitida, e até esse momento decisivo já ambos os guarda-redes tinham tirado o pão da boca de avançados adversários. O guardião ucraniano foi particularmente espetacular nos duelos com Louis Schaub e Florian Kainz. A nega ao remate do último foi o que despoletou a corrida e assistência de Yaroslav Rakitskiy para Marlos finalizar.

Liga dos CampeõesA vitória, e a entrega ao jogo, não veio a custo zero para o clube ucraniano. Taras Stepanenko teve que ser substituído aos trinta e oito minutos, após choque violento de cabeça com Srdan Grahovac. A decisão de retirar o defesa de imediato veio de queixas de que o jogador não teria sensibilidade no braço, o que poderia ser um sintoma de concussão cerebral.

De volta ao campeonato ucraniano o Shakhtar Donetsk voltou também aos triunfos, batendo o Arsenal Kyiv por três a zero, em Kiev.

Onze provável: Pyatov – Srna, Kucher, Rakitskiy, Márcio Azevedo – Fred, Stepanenko – Marlos, Alex Teixeira, Taison – Gladkiy.

O Rapid de Viena surpreendeu toda a gente ao eliminar o Ajax de Amesterdão, relegando o histórico clube holandês para a Liga Europa. Nessa pré-eliminatória ficaram também evidentes dois traços de personalidade da equipa orientada por Zoran Barisic. É um coletivo muito físico, que pressiona em cima do adversário e disputa cada bola com agressividade. E que acredita piamente na sua capacidade para marcar mais um, esteja ou não à frente no marcador. Sabendo que neste embate do play-off já não ia beneficiar do efeito surpresa os austríacos entraram no relvado ao rubro. Alta intensidade, muita luta e objetivo claro: marcar. É de louvar a atitude mas também é mérito do Shakhtar que ia bem preparado para anular este caudal ou retardá-lo até onde fosse possível. Foi a primeira derrota do clube austríaco esta temporada e o primeiro em doze jogos em que o Rapid de Vienna – que tem uma média de 2.7 golos em jogos oficiais – ficou em branco.

Onze provável: Ján Novota – Pavelic, Sonnleitner, Dibon, Auer – Petsos, Grahovac – Schaub, Hofmann, Kainz – Beric.

Rapid Wien 0-1 Shakhtar Donetsk Liga dos Campeões [play-off]

O Rapid de Viena não tem alternativa: para se manter em prova tem que marcar e pela sua natureza vai tentar fazê-lo o mais rapidamente possível. Cabe aos da casa contrariar esse ímpeto e aproveitar algum balanceamento ofensivo dos austríacos para tentar fechar a eliminatória. Ficaria muito surpreendida se não houvesse golos na primeira parte do encontro.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
1ª Parte: Mais de 1.5 golos 2.48 Dhoze
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

Rapid de Viena logo
Rapid de Viena
  • País: Áustria
  • Estádio: Allianz Stadion
  • Cidade: Viena
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1906
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 803
  • Próg. errados 1077
comments powered by Disqus

Últimos jogos