Menu

Shakhtar Donetsk – PSG (Liga dos Campeões)

Jogar em Donetsk nunca é fácil, nem para uma equipa com o poderio que o PSG apresenta. O Shakhtar já nos habituou a boas prestações a jogar em solo ucraniano, mesmo que longe do seu reduto original por força dos conflitos de ordem bélica que assolam o leste europeu. Embora inserida no mesmo grupo que Real Madrid e PSG, a equipa ucraniana possui aspirações quanto à passagem à próxima fase. Para isso, urge corrigir desde já a derrota sofrida aos pés do Real Madrid por 4-0, na ronda inaugural.

Vencer este encontro em casa diante dos parisienses assume uma importância capital, de resto tal como todos aqueles que disputará na condição de visitado. Os gauleses, por sua vez, apostam forte nesta Liga dos Campeões. Com uma hegemonia interna consolidada e o “rumo” do campeonato a correr a seu favor, é natural que Laurent Blanc privilegie a participação na “Liga Milionária”. A passagem aos oitavos-de-final é obrigatória e, como tal, convém acabar desde já com qualquer esperança dos “outsiders” dado que só uma hecatombe fará com que o Real Madrid não ocupe uma das duas vagas que dão acesso à fase a eliminar.

Em confronto estarão duas equipas com sortes antagónicas na ronda inaugural. O Shakhtar, que se prepara para a estreia em casa, não poderia ter passado por um início. Tal como era de prever, os homens de leste foram ao Bernabéu perder, ainda para mais por um “score” amplo: 4-0. Além da goleada sofrida, a equipa ficou ainda orfã de Taras Stepanenko, que acabou por ser expulso deixando a respetiva equipa reduzida a 10 unidades. No entanto, o PSG não pode utilizar a prestação rubricada pelo Shakhtar na capital espanhola como exemplo. Os comandados do experiente Mircea Lucescu têm as suas armas e surgirão com outra disposição para este jogo. Dificilmente exibirá um nível semelhante ao que se tem verificado a nível de campeonato ucraniano – prova na qual o Shakhtar fez 12 (!) golos nos últimos quatros jogos – mas a valia do conjunto em causa não deve ser subvalorizada. Esta formação com uma “costela” brasileira possui jogadores muito talentosos a nível individual, com nota de destaque para Alex Teixeira. Taison e Marlos, homens de características ofensivas, são outros dois elementos que oferecem um perfume “canarinho” ao jogo do Shakhtar.

Onze Provável: Pyatov – Azevedo, Kucher, Rakistkyi, Srna – Fred, Malyshev, Teixeira – Taison, Marlos, Gladkiy.

Liga dos CampeõesA equipa do PSG dispensa qualquer apresentação. Depois de cimentar a sua posição a nível interno, – também lidera a atual edição da Ligue 1 – os franceses procuram afirmar-se na Champions. Nos últimos anos não têm somado prestações particularmente felizes ou que pelo menos sejam dignas de assinalar na história da competição, pelo que se impõe inverter essa situação. Grandes favoritos ao acesso à fase seguinte juntamente com o Real Madrid, pretendem precaver qualquer tipo de precalço e, como tal, é expectável que avancem na máxima força para esta partida na Ucrânia. Os defesas ucranianos terão múltiplas e avultadas preocupações, ou não estivéssemos a falar de um trio de ataque constituído por Cavani, Di Maria e Ibrahimovic. O sueco, que ainda não marcou nesta edição da Liga dos Campeões – ficou em branco frente ao “seu” Malmo – regressou aos golos recentemente e pretende fazer estragos diante do Shakhtar.

O lateral Serge Aurier regressa de castigo e deverá substituir Van der Wiel, titular diante do Malmo. Também é expectável que o argentino Javier Pastore volte a figurar entre os titulares.

Onze Provável: Sirigu – Aurier, David Luiz, Thiago Silva, Maxwell – Verratti, Matuidi, Thiago Motta – Cavani, Di Maria, Ibrahimovic.

O PSG, que se apresentará na sua melhor versão, é favorito à vitória neste encontro.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do PSG 1.86 Betrally
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1463
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 758
  • Próg. errados 627
comments powered by Disqus

Últimos jogos