Menu

Shakhtar Donetsk – Malmo FF (Liga dos Campeões)

Inseridas no grupo A juntamente com Real Madrid e PSG, desde cedo se percebeu que, muito dificilmente, as equipas de Shakhtar Donetsk e Malmo FF conseguiriam mais que lutar entre si pelo lugar que dá acesso à Liga Europa. As primeiras jornadas do grupo encarregaram-se de corroborar a previsão anterior.

Os dois emblemas voltam a defrontar-se esta terça-feira. Os ucranianos jogam em casa e, após o resultado do encontro em solo sueco, não há margem para outro resultado que não a vitória. A conquista dos três pontos é o único cenário que pode passar pela cabeça dos pupilos de Lucescu, isto se pretenderem continuar na luta pelo acesso à Liga Europa.

A nível interno, o Shakhtar é líder do primeiro escalão ucraniano com 31 pontos ao cabo de 12 partidas. Bateu recentemente o rival Dínamo de Kiev, agora em igualdade pontual, por três bolas a zero. A equipa com raízes em Donetsk também não teve qualquer piedade no último compromisso que disputou, impondo uma goleada no terreno do Zorya por 1-7. Agora, em contexto de Liga dos Campeões, pretende vingar a derrota consentida no norte da Europa. O primeiro compromisso oficial diante de um adversário sueco terminou com uma derrota graças ao golo do experiente Markus Rosenberg a abrir o encontro.

Nos últimos anos, o Shakhtar tem habituado a massa adepta a alguns resultados interessantes na “Liga Milionária”, a exemplo daquilo que fez na terceira pré-eliminatória de acesso à presente edição da competição ao bater o Fenerbahçe de Vitor Pereira. Até ver, a prestação neste grupo A tem sido uma desilusão: Três derrotas em três jogos. Mais que isso, é preocupante verificar que o melhor ataque do campeonato ucraniano (34 golos em 12 jogos) ainda não foi capaz de apontar qualquer tento ao cabo de 270 minutos. A força que o Shakhtar exibe a jogar na condição de visitado é conhecida. Qualquer deslocação ao Leste é, à partida, exigente. As estatísticas sustentam esta afirmação, dado que a vitória do PSG na Ucrânia, na segunda jornada, foi apenas a quarta derrota do Shakhtar em casa nos últimos 17 jogos. Na última edição, embora tenha perdido diante do Athletic Bilbao, foi capaz de travar o poderoso Bayern de Munique (0-0).

Quanto a ausências, Taison permanece em duvida para a disputa deste compromisso.

Onze Provável: Pyatov – Srna, Kucher, Rakistkiy, Ismaily – Stepanenko, Fred, Alex Teixeira – Eduardo, Marlos, Gladkiy

Liga dos CampeõesA Allsvenskan 2015 – principal escalão sueco – já terminou. O IFK Norrkoping é o novo campeão daquele país. O Malmo FF ficou-se pelo modesto 5º lugar e, depois de duas presenças de forma consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões, não repetirá a façanha no próximo ano. Com o termo da liga doméstica, todas os esforços estão concentrados na disputa do que resta da fase de grupos da principal competição continental e na taça sueca. O triunfo diante do Shakhtar, há duas semanas, permite aos suecos acreditarem que é possível assegurar o terceiro lugar do grupo A e, consequentemente, caírem na Liga Europa.

Mesmo com a taça pelo meio, por forma a não perder o ritmo, o Malmo tem já alguns compromissos de cariz amigável agendados. A época está a terminar para o Malmo FF, porém, há que manter o ritmo enquanto estiver em prova. Daqui em diante, o calendário é bem mais suave que o do Shakhtar. Nesse sentido, é positivo para os ucranianos que o encontro surja nesta altura, uma vez que a última jornada da Allsvenskan se disputou no passado fim-de-semana.

Fora de casa, os comandados de Age Hareide são mais frágeis. No entanto, a personalidade que apresentam poderá surpreender o Shakhtar, à semelhança do que aconteceu em Celtic Park na terceira pré-eliminatória. Os nórdicos nunca dão o encontro por perdido.

Para esta deslocação, provavelmente não poderão contar com os contributos de Azinovic, Molins, Djurdjic e Rodic.

Onze Provável: Wiland – Tinnerholm, Arnason, Bengtsson, Konate – Rodic, Lewicki, Adu, Berget – Djurdjic, Rosenberg

Tudo ou nada para o Shakhtar. Os ucranianos jogam a continuidade nas provas europeias neste encontro. Como tal, espera-se que tenham mais iniciativa e adoptem uma estratégia ofensiva desde início. Impõe-se ganhar vantagem no confronto direto, revertendo o 1-0 favorável aos suecos que vigora. O Malmo, ciente de que pontuar já será positivo, apostará presumivelmente por jogar no erro adversário.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Shakhtar Donestk -0.5 1.85 Betrally
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

Malmo
Malmö FF
  • País: Suécia
  • Estádio: Swedbank
  • Cidade: Malmö
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1600
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 828
  • Próg. errados 693
comments powered by Disqus

Últimos jogos