Menu

Shakhtar Donetsk – Fenerbahce (Liga dos Campeões)

Esta segunda mão será como uma final para os dois emblemas, ambos desesperados por se manter na prova rainha do futebol europeu. Mais do que o dinheiro envolvido em passar ao play-off, para o Shakhtar Donetsk trata-se do único torrão de açúcar que têm para segurar certos elementos do plantel que a guerra na Ucrânia está a fazer debandar. Para o Fenerbahce e Vítor Pereira trata-se de não morrer na praia: ser eliminado da Liga dos Campeões antes de poder pôr a máquina a carburar convenientemente.

Shakhtar Donetsk e Fenerbahce estão, neste momento, em momentos opostos da sua trajetória. O clube turco está numa fase de enorme investimento. Contratou um novo treinador – o português Vitor Pereira – e aparentemente está a ser bastante generoso com os recursos que põe à sua disposição. O Shakhtar está no processo inverso. Há seis anos atrás o clube vencia a Liga Europa, tinha por trás os milhões do magnata Rinat Akhmetov e inaugurava um estádio topo de gama. Parecia ser o começo de qualquer coisa grande, com futuro. Mas a guerra separatista na Ucrânia veio acabar com tudo. Donetsk está no olho do furação, o estádio em destroços é a imagem disso mesmo e clube vive “exilado” em Lviv, a cerca de mil quilómetros da cidade que lhe dá o nome. Já teve que vender Luiz Adriano e Douglas Costa, ao Milan e Bayern de Munique, respetivamente, e ou elementos do plantel também manifestaram vontade de escapar ao contrato que os prende ao clube. Bernard é um deles.

Liga dos CampeõesA UEFA não deu provimento ao protesto da equipa turca pela utilização de Fred no jogo da primeira mão. À data o jogador brasileiro ainda não tinha sido suspenso pela CONMEBOL e portanto, legalmente, não havia nenhum impedimento. Ainda assim, o organismo europeu tinha aconselhado o Fenerbahce a não alinhar o avançado por já terem saído notícias que davam conta do controlo anti-dopping positivo ao jogador durante a sua participação na Copa América, em representação do Brasil. Fred acusou a toma de um diurético que esta banido por mascarar a utilização de outras substâncias que melhoram a performance dos atletas.

Onze provável: Pyatov – Srna, Ordets, Rakitskiy, Shevchuk – Marlos, Malishev, Stepanenko, Taison – Alex Teixeira, Oleks Gladkiy.

Está tudo preparado para esta ser a época do retorno do Fenerbahce ao topo. Dinheiro não é problema, isso já ficou claro, e o projeto passa por recolocar o clube turco no lugar de liderança do futebol turco e voltar a ser um candidato a temer na Europa. Tudo aquilo que se perdeu com o escândalo das apostas que levou o presidente Yildirim à cadeia e baniu a equipa das competições europeias nos últimos dois anos. A contratação de Vítor Pereira deu o mote, a chegada de Nani e Robin van Persie, neste verão, foi só o expoente máximo dessa aposta forte. Mas não foram os únicos e provavelmente não serão os últimos. Ainda hoje a imprensa dá nota do interesse de Pereira em Kevin Mirallas, do Everton. Entretanto já foram chegando os brasileiros Fernandão e Sousa, Sener Ozbayrakli, do rival Bursaspor, e Simon Kjaer, vindo do Lille.

Matéria-prima não falta ao Fenerbahce mas é preciso tempo para por todas as peças a render no coletivo. Isso pode ser possível na liga doméstica mas para a Liga dos Campeões é agora ou adeus, até para o ano.

Onze provável: Demirel – Kaldirim, Bruno Alves, Simon Kjaer, Canes Erkin – Topal, Souza – Nani, Fernandão – Robin van Persie, Diego.

O jogo da primeira mão foi o único confronto entre os dois clubes.

Fenerbahçe 0-0 Shakhtar Donetsk LC 15/16 (3PE)
Prognóstico Odd Casa Erro
Equipa visitante para marcar 1.67 Dhoze
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

fenerbahce
Fenerbahce
  • País: Turquia
  • Estádio: Sukru Saraçoglu
  • Cidade: Istambul
  • Fundação: 1907

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1824
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos