Menu

Shakhtar Donetsk – Dínamo de Kiev (Supertaça da Ucrânia)

A realização da Superkubok (Supertaça) assina o pontapé de saída na temporada 2016/17 em solo ucraniano. À imagem do que aconteceu no ano passado, Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev estarão frente a frente no encontro em que vai estar em jogo o primeiro troféu oficial da temporada, em Odessa.. Primeiro grande desafio para Paulo Fonseca ao leme do Shakhtar, atual detentor do troféu, que defronta o Dínamo onde militam os portugueses Antunes e Miguel Veloso.

A herança deixada por Mircea Lucescu é pesada. 12 anos, 22 títulos e consequente afirmação do Shakhtar Donetsk no futebol ucraniano. Paulo Fonseca quer dar início à carreira em solo ucraniano da melhor forma, procurando revalidar o título da Supertaça, cuja última edição foi conquistada precisamente pelo Shakhtar frente ao Dínamo de Kiev (0-2). No primeiro grande teste do técnico português à frente do projeto do emblema de Leste, estará em jogo um troféu e logo frente ao principal rival: O Dínamo de Kiev, campeão em título. A rivalidade entre os dois emblemas é grande, de tal modo que, segundo a imprensa ucraniana, o facto de jogadores das duas equipas coabitarem na seleção poderá ter afetado a prestação ucraniana no campeonato da Europa deste ano. Em relação à última temporada, a principal alteração no Shakhtar prende-se com a alteração no comando técnico, equipa que continua a contar com um forte contingente brasileiro.

O Shakhtar garantiu o direito a disputar a Supertaça ao vencer a Taça Ucraniana, batendo o Zorya na final por duas bolas a zero. No campeonato ficou na segunda posição, a sete pontos de distância do Dínamo de Kiev. Ao longo de toda a temporada, em virtude da situação no Leste do país, o Shakhtar teve que se debater com um “handicap” complicado, disputando os seus jogos enquanto visitado na Arena Lviv. Antes de entrar em campo para disputar esta Supertaça, o Shakhtar Donetsk realizou quatro jogos amigáveis. Venceu o SV Meppen (1-4), o Nordsjaellan (1-3), perdeu com o Vitesse (2-0) e empatou com o Club Brugge (2-2).

Onze Provável: Pyatov, Srna, Kryvtsov, Ordets, Matviienko, Stepanenko, Fred, Marlos, Bernard, Eduardo, Dentinho

supertaça ucraniaO campeão ucraniano entra em campo decidido em resgatar a supertaça da posse do principal rival. Se no Shkhtar houve uma mudança significativa a nível do comando técnico, a verdade é que também se verificou uma mutação com importância na equipa técnica do Dínamo. Serhiy Rebrov mantém-se à frente da equipa, mas o espanhol Raul Riancho, apontado como um dos principais responsáveis pelo sucesso da equipa, abandonou o clube. Este será um teste importante às capacidades de Rebrov, que tem que provar que consegue ter sucesso sem o apoio de um dos adjuntos que lhe eram mais próximos na última época. Depois de uma temporada satisfatória tanto a nível de competições em internas como na Liga dos Campeões, o Dínamo aposta na continuidade das principais figuras do plantel para o ataque à nova temporada. Nos últimos anos, o Shakhtar foi saindo da sombra para se assumir como uma das principais bandeiras do futebol ucraniano, algo que naturalmente não agrada nas hostes de Kiev e este encontro é mais uma oportunidade para cimentar posição a uma semana do início do campeonato.

Durante a pré-época, o Dínamo de Kiev disputou quatro encontros de preparação. Venceu o Olimpik Donetsk (1-0), o Ludogorets Razgrad (2-1) e o CSKA Sofia (0-3) e o Dinamo Tbilisi (2-0).

Onze Provável: Shovkovskyi, Domahoy, Dragovic, Morozyuk, Antunes, Sydorchuk, Buyal’skyi, Derlis, Nikita, Gromov, Gladkiy

Duelo escaldante a abrir a temporada em solo ucraniano, entre os dois principais emblemas daquele país de Leste. O Shakhtar Donetsk, atual detentor do troféu, está no início de um novo ciclo após a saída de Mircea Lucescu, mítico técnico substituído por Paulo Fonseca. O último encontro entre as duas equipas, em maio deste ano, ficou marcado por cenas de extrema violência. O Shakhtar venceu os últimos três encontros oficiais diante do Dínamo (0-2; 0-3; 3-0).

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Shakhtar Donestk 2.35 Betrally
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

dinamokiev
Dínamo Kiev
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Olímpico de Kiev
  • Cidade: Kiev
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1450
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 623
comments powered by Disqus

Últimos jogos