Menu

Shakhtar Donetsk – Borussia Dortmund (Liga dos Campeões)

Shakhtar Donetskrecebe na Donbass Arena o Borussia Dortmund, em jogo a contar para a 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegam a esta ronda depois de conseguirem segurar o 2º lugar do Grupo E, fruto de 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com parciais de 12 golos marcados e 8 golos sofridos. Surpreendentemente, o Shakhtar Donetsk conseguiu ficar à frente do Chelsea neste Grupo E, relegando o campeão europeu para a Liga Europa. Com uma vitória por 2-1 sobre o Chelsea e um empate por 1-1 com a Juventus em Torino, os ucranianos demonstraram ter capacidade e competência para lutar por um dos lugares de acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Ao nível doméstico as coisas não podiam estar a correr melhor ao Shakhtar Donetsk, uma vez que a equipa orientada por Mircea Lucescu é líder da Liga Ucraniana, fruto de 17 vitórias e 1 derrota, com parciais de 52 golos marcados e 9 golos sofridos. O Shakhtar leva neste momento 13 pontos de vantagem sobre o Dnipro, que é segundo classificado da geral. Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Shakhtar Donetsk apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Destaque para o facto de a Liga Ucraniana estar parada neste momento, e de o Shakhtar ter disputado 7 jogos amigáveis no entretanto e com o objectivo de manter a boa forma física da sua equipa. Nesses 7 jogos amigáveis, os ucranianos conseguiram 6 vitórias e 1 derrota, sendo que essa derrota aconteceu precisamente no último jogo, disputado há 10 dias, frente ao Odd Grenland por 1-0 na Noruega. Ainda assim, os ucranianos têm conseguido apresentar-se a um nível fantástico e mantêm intactas as esperanças de conseguir um lugar nos quartos-de-final da prova.

Para este jogo o Shakhtar Donetsk não poderá contar com mais com Willian, depois de o ter vendido ao Anzhi por 30 Milhões de Euros. Por metade desse valor, os ucranianos foram buscar Taison ao Metalist, mantendo a sua equipa coerente com os objectivos traçados para a temporada. Não existem baixas para esta recepção aos alemães do Borussia Dortmund.

liga dos campeõesO Borussia Dortmund, por seu turno, chega a esta 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões depois de vencer o Grupo D, fruto de 4 vitórias e 2 empates, com parciais de 11 golos marcados e 5 golos sofridos. Os bi-campeões alemães venceram o considerado “grupo da morte”, onde militavam Real Madrid, Manchester City e Ajax. Com vitórias por 1-0 sobre o Ajax, por 2-1 sobre o Real Madrid e por 1-0 sobre o Manchester City, o Dortmund demonstrou que é uma equipa capaz de lutar por um dos lugares de acesso aos quartos-de-final da competição, tendo sido considerada uma das melhores e mais consistentes equipas na fase de grupos da competição. Ao nível doméstico as coisas não vão tão bem, uma vez que o Dortmund ocupa neste momento o 2º lugar da Bundesliga, fruto de 11 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, com parciais de 47 golos marcados e 26 golos sofridos. Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Dortmund apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta série de resultados menos positivos iniciou-se com a vitória por 0-5 sobre o Werder Bremen. Seguiu-se uma vitória por 3-0 sobre o 1. FC Nürnberg, uma derrota por 1-0 com o 1. FC Köln, uma vitória por 2-3 sobre o Bayern Leverkusen fora de casa, e na última jornada, uma derrota por 1-4 na recepção ao Hamburger SV, com a equipa de Jürgen Klopp a jogar com menos um jogador desde o minuto 31″ da partida, depois da expulsão de Lewandowski. Certo é que o Borussia Dortmund tem feito uma campanha fantástica na liga milionária e é claramente uma das equipas com maior potencial na prova.

Para este jogo o Borussia Dortmund tem todo o seu plantel disponível, incluindo Schmelzer, que recuperou de lesão.

Ao nível dos confrontos directos recentes entre ambas as equipas, os resultados são os seguintes:

Shakhtar Donetsk 0-2 Borussia Dortmund  LC 2001/02
Borussia Dortmund 3-1 Shakhtar Donetsk  LC 2001/02

Espera-se uma partida fantástica entre duas das melhores equipas da fase de grupos. Os ucranianos têm a vantagem de jogar em casa e de não terem nada a perder a partir deste momento. A juntar a isso, a boa forma física da equipa irá certamente ser um ponto a favor, enquanto que os alemães têm do seu lado a vantagem de terem ultrapassado um dos grupos mais complicados da competição com uma performance fantástica. Com o campeonato praticamente perdido, o Dortmund deverá apostar tudo na Liga dos Campeões e tem um conjunto capaz de levar o Shakhtar de vencida.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: Dortmund 0 2.00 Bet365
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos