Menu

Shakhtar Donetsk – Basaksehir (Liga Europa)

Finalmente o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca começa a mostrar a sua melhor face na Europa, não deixando desta vez que o adversário, a jogar em casa, pudesse ganhar ascendente na eliminatória. Conseguir vencer longe de casa é mesmo essencial para a equipa ucraniana, que continua sem poder atuar no seu estádio. Ou seja, mesmo o fator casa é agora uma cena emprestada onde o a equipa de Donetsk procura continuar a somar na Liga Ucraniana e terá, agora, necessidade de gerir a vantagem para seguir em frente para a fase de grupos da Liga Europa.

O sonho era a Liga dos Campeões, mas com esta deixada pelo caminho, restou uma viagem até Istambul para começar a marcar a sua ascendência sobre um Basaksehir que mostrou ser um conjunto competitivo, mas talvez longe demais daquilo que é o Shakhtar. O primeiro golo até surgiu de um autogolo de Cikalleshi, aos 26 minutos, seguindo de aumento da vantagem por intermédio de Kovalenko, no minuto 42. O conforto com que o conjunto de Paulo Fonseca chegou ao intervalo só foi quebrado quando, aos 56 minutos, houve penalti a favor do Basaksehir, que Belozoglu marcou, reduzindo uma desvantagem que era pesada. No entanto, a busca de um segundo golo revelou-se frágil e a viagem até à Ucrânia far-se-á em desvantagem.

O Shakhtar Donetsk já viveu uma enorme desilusão esta temporada, onde a chegada de Paulo Fonseca promete uma renovação do estilo de jogo enquanto se mantém o mesmo nível de vitórias que a equipa tem vindo a somar ao longo dos anos. Substituir Mircea Lucescu pode não ser fácil, mas desde cedo se sentiram notórias melhorias da forma como a equipa se apresenta no relvado, cumprindo o ideário de Paulo Fonseca. No entanto, a noite de Berna que afastou o conjunto da Liga dos Campeões acaba por pesar enormemente em todo o planeamento da época. A porta de saída para os problemas sentidos depois dessa eliminação é garantir entrada na Liga Europa, com o resultado da primeira mão a deixar excelentes perspetivas para a equipa do Shakhtar. Também na Liga local o conjunto de Donetsk apresenta-se a alto nível, com vitórias em todos os jogos disputados até ao momento. No passado domingo, foi o Dnipro quem foi derrotado, por 4-0.

Onze Provável: Pyatov – Srna, Kucher, Rakitskiy, Ismaily – Stepanenko, Fred – Marlos, Kovalenko, Taison – F. Ferreyra.

Liga EuropaO Basaksehir pode dizer que tudo tentou para se colocar em vantagem na eliminatória, mas esbarrando na falta de sorte, necessária para poder ultrapassar uma equipa que lhe é claramente superior, vê na derrota pela margem mínima uma réstia de esperança que alimentará no jogo desta quinta-feira. Depois de ter ultrapassado os croatas do Rijeka com dois empates, esta derrota em casa pesou um pouco na confiança de um conjunto que, no entanto, não teve que esperar muito para conseguir um grande resultado. Na jornada inaugural da Liga Turca, recebeu e bateu o Fenerbahce, voltando a subir os níveis de um conjunto que continuará a fazer o seu caminho na presente época, em busca de se aproximar dos rivais locais mais fortes. Na Ucrânia, sem nada a perder, espera-se que deixe ainda um último sinal de vontade de permanecer na Liga Europa. O Shakhtar deverá estar preparado, mas nunca se sabe quando as surpresas acontecem…

Onze Provável: Babacan – Alkikic, Ayhan, Epureanu, Oztorun – Tekdemir, Belozoglu – Visca, Márcio Mossoró, Doka Madureira – Cikalleshi.

Segundo jogo entre as duas equipas em provas oficiais da UEFA.

O favoritismo está do lado da equipa da casa, que vai gerir a sua vantagem e seguir em frente para uma fase de grupos onde voltará a ser um dos conjuntos de perfil elevado.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Shakhtar Donetsk e Ambas Equipas Marcam 2.65 Betrally
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

Basaksehir
Basaksehir
  • País: Turquia
  • Estádio: Basakşehir Fatih Terim Stadium
  • Cidade: Istanbul
  • Fundação: 1990

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2915
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1368
  • Próg. errados 1507
comments powered by Disqus

Últimos jogos