Menu

Shakhtar Donetsk – Anderlecht (Liga Europa)

A julgar pelo desempenho na eliminatória dos “16 avos”, frente ao Schalke 04, a paragem de inverno não afetou a equipa do Shakhtar. Depois de um empate sem golos na primeira mão, a formação Donetsk foi a Gelsenkirchen impor-se (0-3) e carimbou o passaporte para a fase seguinte da Liga Europa. Segue-se o Anderlecht, adversário que deixou o Olympiakos de Marco Silva pelo caminho.

Antes do duplo compromisso com o Schalke 04, o Shakhtar Donetsk tinha disputado o último encontro de cariz oficial frente ao PSG, no dia 8 de dezembro de 2015. A deslocação ao Parc des Princes assinalou a despedida do Shakthar à Liga dos Campeões 2015/16 antes da pausa de inverno – chegou ao fim no dia 18 de Fevereiro, quando disputou a primeira mão da eliminatória frente ao conjunto germânico. Os seis amigáveis jogados durante o interregno ajudaram o Shakhtar a manter o ritmo, de tal modo que venceu de forma contundente na Veltins Arena após um empate caseiro que deixou tudo em aberto.

Uma vez que a região de Donestk continua a ser fustigada por uma situação de ordem bélica, o Shakhtar tem disputado os respetivos encontos na condição de visitado em Lviv ou em Kiev. Na última janela de transferências, o viu partir uma das suas grandes referências para o mercado chinês: Alex Teixeira. Em 16  encontros caseiros na atual temporada, o Shakhtar só perdeu três vezes, nomeadamente diante de Dnipro (0-2), PSG (0-3) e Real Madrid (2-3).

O defesa Kucher, expulso na primeira mão diante do Schalke 04, volta às opções de Mircea Lucescu. Stepanenko e Fred estão suspensos, enquanto que Dentinho e Márcio se encontram lesionados.

Onze Provável: Pyatov, Srna, Kucher, Rakitskiy, Ismaily, Malyshev, Kovalenko, Nem, Marlos, Taison, Gladkiy

Liga EuropaContrariamente ao Shakhtar Donetsk, o Anderlecht disputou a fase de grupos da Liga Europa. Ficou na segunda posição do grupo G, onde também estavam Tottenham, Mónaco e Karabakh. Debelada a primeira fase, o sorteio ditou um duplo compromisso com o Olympiakos de Marco Silva, duelo que não se afigurava fácil. Não obstante, na sequência de uma vitória (1-0) na primeira mão, o Anderlecht resistiu ao “inferno do Pireu” e conseguiu assegurar o acesso aos oitavos-de-final da prova. Derrotado pelo mesmo resultado da primeira mão no tempo regulamentar, a decisão foi para o prolongamento. Frank Acheampong vestiu a pele de herói e assinou um “bis” que permitiu ao emblema de Bruxelas continuar em prova.

Durante a fase de grupos, o conjunto flamenco venceu o Mónaco no Stade Louis II (0-2) e perdeu nos terrenos de Karabkh (1-0) e Tottenham (2-1). O Anderlecht é uma equipa algo permeável do ponto de vista defensivo, sendo que sofreu golos em oito dos últimos 10 jogos que disputou. Conta com dois laterais que costumam envolver-se muito na manobra ofensiva, deixando espaço para explorar nas costas. Defour, médio ex-Porto, permanece em duvida. Caso a ausência se confirme, a equipa ficará algo fragilizada no setor intermediário.

O Anderlecht vem de uma derrota frente ao Royal Mouscron para o campeonato, por duas bolas a uma.

Onze Provável: Proto, Najar, Kara, Deschacht, Buttner, Defour, Tielemans, Djuricic, Suárez, Praet, Okaka

Nesta primeira mão, o factor casa confere favoritismo à equipa do Shakhtar Donetsk, motivada por dois triunfos de modo consecutivo frente ao Vorskla Poltava. A equipa atravessa um bom momento de forma neste reatar de competição oficial, sendo que marcou 10 golos nos últimos três jogos oficiais. O Anderlecht, por sua vez, quer alcançar um resultado que permita definir a eliminatória em Bruxelas.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Shakhtar Donetsk 1.62 Betrally
shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

anderlecht
Anderlecht
  • País: Bélgica
  • Estádio: Constant Vanden
  • Cidade: Bruxelas
  • Fundação: 1908

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos