Menu
LaLiga 19ª Jornada

Sevilla – Athletic Bilbao (Liga BBVA)

Numa partida entre duas equipas que estão a apenas dois pontos de distância na tabela classificativa da Liga BBVA, com o conjunto basco a ocupar o sexto lugar e os andaluzes na nona posição, espera-se um jogo de enorme competitividade e choque. Ambos os emblemas se viam capazes de se intrometer na luta pelo quarto lugar, uma espécie de El Dorado para todas as equipas que não fazem parte do trio de grandes do futebol espanhol, mas parecem ter que se conformar por atacar um outro objetivo europeu. Pior tem estado o Sevilla, sem dúvida alguma, até porque era a equipa de quem se esperava mais esta época e não vai conseguindo descolar do meio da tabela. Uma vitória, poderá mudar um pouco essa perceção.

Não há uma explicação fácil para a temporada do Sevilla. O mais comum seria indicar que, a exemplo de outros conjuntos no passado, o chegar ao nível da Liga dos Campeões criou uma exigência competitiva que o plantel não foi capaz de responder. É verdade. A equipa do Sevilla tem sido sempre um conjunto muito capaz na Liga Europa, mas reagiu com fragilidade à subida de “escalão”. No entanto, não seria de esperar que os maus resultados na Europa afetassem tanto a equipa na Liga BBVA, onde poderiam e deveriam estar em melhor posição para manter, no mínimo, o lugar europeu. Também se poderá dizer que o nível médio das equipas espanholas terá subido, com o Villarreal a consolidar posições, o Valencia um pouco mais regular e, sobretudo, o regresso das equipas galegas à primeira metade da tabela. O Sevilla paga esse preço com a sua irregularidade. A nível pontual não está tão afastado assim do seu adversário, percebendo-se que um resultado diferente em Granada, onde perdeu no passado fim-de-semana, o poderia colocar à frente do Athletic. No dia de Reis a equipa venceu o dérbi da cidade, a contar para a Taça do Rei, e agora tem como única opção repetir o feito em jogo da Liga. A suspensão de Rami e as lesões de Nico Pareja, Beto e Andreolli perfazem a lista de ausentes para o encontro.

Onze Provável: S. Rico – Mariano, Kolodziejczak, Carriço, Trémoulinas – Iborra, Krychowiak – Vitolo, Banega, Konoplyanka – K. Gameiro.

Liga BBVAO Athletic Bilbao vive um momento positivo, não provando a derrota deste a primeira quinzena de dezembro, quando visitou o Atlético de Madrid, e subindo na tabela da Liga BBVA. No entanto, um empate caseiro frente ao Las Palmas na última semana acabou por cortar a onda de confiança que se ia instalando na equipa basca. É de considerar que o Athletic entrou com muitas aspirações para esta época e a sua posição atual como que confirmam a validade das mesmas, ainda que a diferença pontual para o Villarreal seja uma barreira que a equipa terá que ultrapassar. O calendário coloca-lhe, no entanto, um desafio tremendo, já que estando a meio de uma eliminatória da Taça do Rei frente ao Submarino Amarelo – está em vantagem depois de ter estado a perder 0-2 em casa -, os bascos deslocam-se a Sevilla e a Barcelona em jogos da Liga, seguindo-se um encontro em casa frente ao Eibar, outra das boas revelações da competição. Ibai Gómez, lesionado, é a única limitação apresentada às escolhas de Ernesto Valverde.

Onze Provável: Iraizoz – De Marcos, Etxeita, Laporte, Balenziaga – Beñat, San José – Williams, Raúl García, Susaeta – Aduriz.

Já desde 2011 que uma equipa visitante não vence nos duelos entre Sevilla e Athletic. Uma tendência que poderá ser quebrada.

Sevilla 2-0 Athletic Liga BBVA 14/15
Athletic 1-0 Sevilla Liga BBVA 14/15
Athletic 3-1 Sevilla Liga BBVA 13/14
Sevilla 1-1 Athletic Liga BBVA 13/14
Sevilla 2-1 Athletic Liga BBVA 12/13
Athletic 2-1 Sevilla Liga BBVA 12/13
Athletic 1-0 Sevilla Liga BBVA 11/12
Sevilla 1-2 Athletic Liga BBVA 11/12

Difícil apontar um favorito, até porque ambas as equipas apresentam níveis muito semelhantes. O melhor momento do Athletic poderá ver-se quebrado pelo facto do Sevilla jogar perante o seu público.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Sevilla 2.05 Betrally
sevilla
Sevilla
  • País: Espanha
  • Estádio: Ramón Sánchez Pizjuán
  • Cidade: Sevilha
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2858
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1340
  • Próg. errados 1479
comments powered by Disqus

Últimos jogos