Menu
  • 04 setembro
  • 19:45
  • Dhoze

Sérvia – Arménia (Euro 2016)

As duas equipas do fundo da tabela do grupo de Portugal têm encontro marcado esta sexta-feira em Novi Sad. A Sérvia, que conseguiu a proeza de ter pontos negativos, já está descartada do apuramento para o França 2016 e a Arménia para lá caminha. As duas seleções têm exatamente o mesmo registo de resultados – um empate e quatro derrotas – mas a punição aplicada aos sérvios pelos incidentes frente à Albânia dá-lhes o último posto.

O único ponto que a Sérvia amealhou nesta qualificação foi precisamente contra a Arménia, quando visitou Yerevan em outubro de 2014. Nessa altura, naquele que era para os sérvios o primeiro desafio deste calendário, as duas equipas dividiram os pontos entre si, com um golo para cada lado. Não foi uma estreia espetacular mas nada fazia imaginar o percurso desastroso que se seguiria. Três dias mais tarde a Sérvia recebia a Albânia e foi aí que tudo descambou. Só a UEFA continua a insistir que não havia motivos para antecipar problemas e daí não ter tomado precauções para as duas equipas serem sorteadas no mesmo grupo. A questão do Kosovo ainda está bem viva entre os dois povos e o incidente com o drone, assim como os insultos dos adeptos da casa, foi só o aflorar dessa ferida que ainda não sarou. Como consequência, o organismo que gere o futebol europeu determinou o abandono da Albânia, atribuído a vitória aos sérvios, mas com perda de pontos. Foi uma decisão salomónica, da qual ambas as federações nacionais apresentaram recurso. O TAS acabou por confirmar a perda de pontos. Certo é que desde esse incidente a equipa dos Balcãs acumula outras três derrotas consecutivas, o que perfaz a impressionante soma de dois pontos negativos. Mesmo que os sérvios vencesse os três jogos que faltam do apuramento – Arménia, Albânia e Portugal – já não conseguiriam alcançar o terceiro lugar que lhes permitiria lutar por uma vaga no play-off.

Euro 2016Onze provável: Stojkovic – Ivanovic, Maksimovic, Nastasic, Kolarov – Fejsa, Matic – Tosic, Ljajic, Markovic – Mitrovic.

A Arménia sabe que tem uma jornada dupla muito dura pela frente e que as hipóteses de ainda vir a alcançar o terceiro posto são praticamente nulas.

Os arménios contam um empate e quatro desaires mas ao invés dos próximos adversários todos os jogos perdidos podiam ter pendido para o seu lado. A Arménia perdeu 2-1 na Dinamarca e fez o mesmo resultado em Yereven. Os dois jogos com Portugal também terminaram com desvantagem mínima, 1-0 no Estádio do Algarve e em junho foi necessário um hat trick de Ronaldo para poupar Portugal a embaraços (2-3). O antigo internacional, Sargis Hovsepyan, assumiu o comando em abril, após saída do suíço Bernard Challander, e a equipa demostrou grande capacidade de entrega no embate com os portugueses mas já terá sido demasiado tarde para alterar o desfecho anunciado do grupo I. O guarda-redes Berezovskiy anunciou a sua retirada no verão e já não entrou nesta convocatória.

Onze provável: Kasparov – Mkoyan, Arzumanyan, Andonian, Hayrapetyan – Hovhannisyan, Mkhitaryan, Mkrtcyan, Pizzelli, Ghazaryan – Sarkisov.

Arménia 1-1 Sérvia Euro 2016 (Q)
Arménia 0-2 Sérvia Amigáveis 2012
Arménia 0-0 Sérvia Euro 2008 (Q)
Sérvia 3-0 Arménia Euro 2008 (Q)

Portugal lidera o grupo I com doze pontos, seguido de Dinamarca e Albânia, ambas com dez. Será entre estes três que se decidirão as vagas do apuramento direto, salvo cataclismo em sentido contrário. Sérvia e Arménia defrontaram-se quatro vezes antes, uma delas em jogo amigável: duas vitórias para os sérvios e dois empates.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 golos 1.81 Dhoze
Sérvia
Sérvia
  • País: Sérvia
  • Estádio:
  • Cidade: Belgrado
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

armenia
Arménia
  • País: Arménia
  • Estádio:
  • Cidade: Yerevan
  • Fundação: 1992

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1791
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 751
  • Próg. errados 1014
comments powered by Disqus

Últimos jogos