Menu
Bundesliga 29ª Jornada

Schalke 04 – Borussia Dortmund (Bundesliga)

O Schalke 04 e o Borussia Dortmund medem forças este Domingo na Veltins Arena, num embate a contar para a 29ª jornada da Bundesliga. Tendo vencido apenas um dos últimos três encontros, e estando fora dos lugares de acesso à Europa, o conjunto da casa começa a sentir alguma pressão em conseguirem voltar às vitórias nesta recta final da temporada. Já o Dortmund, graças à sua vantagem pontual em relação ao 3º classificado, tem já lugar assegurado na Liga dos Campeões da próxima época. Este deverá ser mais um derby da região de Ruhr onde intensidade será um factor constante.

Schalke 04 ocupa o 7º lugar com os mesmos 44 pontos que o 6º classificado Mainz, fruto de 13 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, com parciais de 39 golos marcados e 38 golos sofridos. Os Mineiros chegam a este encontro na ressaca de uma derrota pesada em terreno do Ingolstadt, por 3-0, e encontrando-se fora dos lugares de acesso à Europa este conjunto começa a sentir pressão nesta recta final campeonato onde todos os pontos são imprescindíveis, no entanto, com apenas 1 ponto a menos que o 4º classificado Borussia M’Gladbach, os Mineiros ainda estão bem colocados na corrida pelos lugares do Top-6. Orientados por André Breitenreiter, este conjunto encontra-se já fora de todas as competições em que ingressou, tendo sido posto fora tanto da Taça da Alemanha, como da Liga Europa, o que deixa o técnico alemão com tempo suficiente para trabalharem as tarefas defensivas, uma vez que apresentam dificuldade em defender ataques vindos dos corredores laterais, apresentando ainda alguma desorganização neste sector recuado, tendo sofrido 9 golos nos últimos 5 encontros da Bundesliga. Ofensivamente, os Mineiros são um conjunto que demonstram uma boa eficácia nos contra-ataques, sendo este o seu processo ofensivo favorito.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Schalke 04 apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-2 na recepção ao Hamburgo. Seguiu-se uma vitória por 1-3 em terreno do Koln, uma derrota por 2-0 em terreno do Hertha Berlim, uma vitória por 2-1 na recepção ao Borussia M’Gladbach, e na última jornada, uma derrota por 3-0 em terreno do Ingolstadt. Atsuto Uchida, Matija Nastasic, Howedes, Marco Hoger e Leon Goretzka são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Fahrmann – Caiçara, Matip, Neustadter e Kolasinac – Geis e Hojbjerg – Schopf, Belhanda e Sané – Huntelaar.

bundesligaBorussia Dortmund, por sua vez, ocupa o 2º lugar na tabela de classificação geral com 67 pontos, fruto de 21 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com parciais de 67 golos marcados e 28 golos sofridos. Já com uma vantagem de 18 pontos sobre o 3º classificado Hertha Berlim, que já disputou esta 29ª jornada, os Auri-Negros têm já assegurada a sua presença na Liga dos Campeões na próxima temporada, no entanto, estes não desistem da perseguição ao líder Bayern de Munique que conta com 5 pontos de superioridade, pelo que não será fácil alcançar os Bávaros, visto que para isso, esses teriam de perder pontos, algo que não acontece com regularidade. Os pupilos de Thomas Tuchel encontram-se ainda a disputar as meias finais da Taça da Alemanha, a discutir com o Hertha Berlim no dia 20 deste mês, e ainda a Liga Europa, onde estão a conseguir uma grande campanha, tendo alcançado os quartos de final e disputado a 1ª mão contra o Liverpool na quinta-feira, tendo o jogo terminado empatado por 1-1, na Alemanha.

Preocupado em conseguir um bom resultado na próxima quinta-feira, em Inglaterra, o técnico alemão poderá descansar mesmo alguns jogadores de forma a entrar em máxima força na 2ª mão. O Dortmund apresenta o sector ofensivo mais eficaz da Bundesliga, sendo Aubameyang o homem mais avançado da equipa e o 2º melhor marcador do campeonato alemão com 23 golos marcados. O técnico Thomas Tuchel deverá aproveitar a fragilidade do seu oponente em defender ataques vindos das linhas e tentar criar o máximo de perigo dessa forma, uma vez que os Auri-Negros contam com extremos de grande qualidade como Marco Reus e Mkhitaryan. O Dortmund não sabe o que ser derrotado à 17 embates consecutivos, em todas competições.

Nos seus últimos 5 jogos consecutivos, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Mainz. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno do Tottenham, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 1-3 em terreno do Augsburg, uma vitória por 3-2 na recepção ao Werder Bremen, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Liverpool, em jogo a contar para a Liga Europa. Subotic é a única baixa confirmada, encontrando-se lesionado.

Onze Provável: Burki – Piszczek, Sokratis, Hummels e Schmelzer – Gundogan, Weigl e Kagawa – Mkhitaryan, Aubameyang e Reus.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Borussia Dortmund levou a melhor em 4 embates, tendo Schalke vencido apenas 3, enquanto que a restante partida terminou em empate.

Borussia Dortmund 3-2 Schalke 04
1. Bundesliga 15/16
Borussia Dortmund 3-0 Schalke 04
1. Bundesliga 14/15
Schalke 04 2-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 0-0 Schalke 04
1. Bundesliga 13/14
Schalke 04 1-3 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 13/14
Schalke 04 2-1 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 1-2 Schalke 04
1. Bundesliga 12/13
Schalke 04 1-2 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 11/12

Atendendo à forma como ambas equipas gostam de praticar um futebol ofensivo, sempre de olhos postos na baliza adversária, e tendo em conta que nos seus últimos 8 confrontos apenas 1 terminou com menos de 3 golos, adivinha-se uma partida intensa, em que havendo um golo o jogo deverá abrir tornar-se um verdadeiro espetáculo de futebol, tal como é de esperar de um derby. O Dortmund é favorito a sair com os 3 pontos, no entanto, não os terá entregues de bandeja, sendo de esperar que ambas equipas consigam mesmo chegar golo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Mais de 2.5 Golos 1.58 Betrally
schalke04
Schalke 04
  • País: Alemanha
  • Estádio: Veltins Arena
  • Cidade: Gelsenkirchen
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2000
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 858
comments powered by Disqus

Últimos jogos