Menu

SC Braga – Vitória de Guimarães (Liga NOS)

O SC Braga e o Vitória de Guimarães medem forças este Domingo no Estádio AXA, num embate a valer para a 23ª jornada da Liga NOS. O conjunto da casa chega aqui extremamente motivado com a importante vitória conquistada fora de portas na quinta-feira, em terreno do FC Sion, para os dezasseis-avos de final da Liga Europa, chegando aqui isolado na 4ª posição da pauta classificativa. Já o Vitória de Guimarães, após um grande esforço ao longo da temporada, e um péssimo início da mesma, conseguiu finalmente alcançar o 5º lugar de acesso à Liga Europa.

SC Braga ocupa então o 4º lugar com 42 pontos, fruto de 12 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, com parciais de 38 golos marcados e 15 golos sofridos. Os Guerreiros do Minho foram então a única equipa portuguesa na Liga Europa a somar um resultado positivo na 1ª mão, resultado esse que lhes garante uma vantagem confortável para disputarem a 2ª mão no seu território. Sem provarem o sabor da derrota à 10 jogos consecutivos, os homens aos comandos de Paulo Fonseca têm vindo a desempenhar uma grande campanha, encontrando-se isolados no 4º lugar, com 7 pontos de desvantagem do 3º classificado FC Porto e com 10 pontos de vantagem sobre este seu oponente em jogo. Para além da Liga Europa, os Minhotos têm ainda que se preocupar com a Taça de Portugal, onde venceram já a 1ª mão das meias finais sobre o Rio Ave, e ainda a Taça da Liga, tendo o Benfica como seu oponente, também nas meias finais. Para este derby Minhoto, os Guerreiros do Minho chegam a um jogo que requer maior intensidade e garra devido à rivalidade entre Minhotos e Vimaranenses, pelo que o desgaste sofrido pelo encontro da Liga Europa, e consequente viajem de ida e regresso, poderá ter algum peso no resultado final do jogo. No entanto, importa destacar a facilidade em que executam as transições rápidas defesa-ataque, também graças à capacidade de velocidade e em desequilibrarem a defensiva oponente.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o SC Braga apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 na recepção ao Boavista. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao Rio Ave, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma vitória por 2-0 na recepção ao Estoril Praia, uma vitória por 1-3 em terreno do Marítimo, e na última jornada, uma vitória por 1-2 em terreno do FC Sion, em jogo a contar para a Liga Europa. Djavan está de fora, por lesão.

Onze Provável: Marafona – Eduardo, Ferreira, Boly e Marcelo Goiano – Josué, Filipe Augusto, Mauro e Santos – Rui Fonte e Hassan.

Liga NOSVitória de Guimarães, por sua vez, ocupa o 5º lugar com 32 pontos, fruto de 8 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, com parciais de 32 golos marcados e 33 golos sofridos. Após um péssimo início de temporada, os Conquistadores encontraram finalmente a sua consistência e começaram a obter resultados positivos, subindo gradualmente na tabela de classificação geral até alcançar este 5º lugar de acesso à Liga Europa, competição em que também na temporada transacta carimbou acesso à 3ª Pré-Eliminatória, no entanto, mostraram-se incapazes de seguir em frente. Com uma desvantagem de 10 pontos do SC Braga, que ocupa o 4º lugar, e com apenas 1 ponto de superioridade sobre o Paços de Ferreira e Arouca, 6º e 7º classificados, os homens orientados por Sérgio Conceição não podem perder pontos nos próximos encontros ou correrão o risco de voltar a cair na tabela de classificação geral, e perder assim o 5º lugar de acesso à Liga Europa. Já fora de todas as competições caseiras, e sem provarem o sabor da derrota à 7 jogos consecutivos, os Conquistadores contam então com um calendário bastante folgado, o oposto do seu oponente em jogo, no entanto, frente a um adversário em grande forma de grande qualidade, os Vimaranenses precisam de trabalhar mais o sector ofensivo, sendo que apresentam algumas dificuldades em criar situações de perigo e finalizar as mesmas. Apesar de jogarem fora de portas, os Conquistadores poderão tirar proveito da fadiga do SC Braga, o que se torna um ponto a seu favor neste derby.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Vitória de Guimarães apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-0 na recepção ao FC Porto. Seguiu-se um empate por 3-3 em terreno do Belenenses, uma vitória por 3-1 na recepção à União da Madeira, um empate por 1-1 em terreno do Tondela, e na última jornada, um empate por 2-2 na recepção ao Vitória de Setúbal. João Teixeira e Alex são baixas confirmadas, ambos lesionados, enquanto que Hurtado e Licá permanecem em dúvida.

Onze Provável: Miguel Silva – Gaspar, Sá, Pedrão e Dalbert – Cafú, Bouba e Otávio – Licá, Bruno Mendes e Ricardo Valente.

Nos seus últimos 8 confrontos directos o SC Braga levou a melhor em 4 embates, tendo o Vitória de Guimarães vencido apenas 3. O restante terminou em empate.

V. Guimarães 0-1 Braga
Liga NOS 15/16
V. Guimarães 1-0 Braga
Liga NOS 14/15
Braga 0-0 V. Guimarães
Liga NOS 14/15
V. Guimarães 1-2 Braga
Taça Portugal 14/15
V. Guimarães 1-0 Braga
Liga 2013/14
Braga 3-0 V. Guimarães
Liga 2013/14
Braga 3-2 V. Guimarães
Liga ZON Sagres 12/13
V. Guimarães 2-1(a.p.) Braga
Taça Portugal 12/13

Como é de esperar de um derby, este é um jogo de grande emoção, principalmente para os adeptos, onde se poderá ver um jogo com muita intensidade e grande rivalidade entre dois emblemas que têm vindo a atravessar uma boa forma. Adivinham-se algumas oportunidades de golos para os dois lados, no entanto, tendo em conta o histórico de confrontos directos, deverão existir poucos golos no marcador, sendo um jogo travado a meio campo, e tendo em conta as dificuldades ofensivas dos Conquistadores, e a forte muralha defensiva dos Minhotos, a previsão de poucos golos torna-se ainda mais forte. Apesar da fadiga das competições europeias, o SC Braga continua favorito a somar os 3 pontos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 Golos 1.83 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 970
  • Próg. errados 788
comments powered by Disqus

Últimos jogos