Menu

SC Braga – Sporting CP (Taça de Portugal)

O duelo maior destes oitavos de final da Taça de Portugal joga-se na Pedreira, na quarta-feira. Braga e Sporting fizeram a gestão possível do plantel para se apresentarem na eliminatória na máxima força. Regressam os pesos pesados, de um lado e outro, para perseguir o sonho de chegar ao Jamor. Os Arsenalistas ainda têm a final da edição anterior atravessada e querem acertar contas.

O SC Braga recebeu o Tondela com várias mudanças no onze mas foi o suficiente para levar a bom porto a partida (1-0). Stojiljkovic, a exceção que confirma esta regra, fez o golo decisivo que permitui reunir mais três pontos e manter o quarto posto da tabela classificativa da Liga NOS. Paulo Fonseca é um treinador que gosta de fazer rotatividade entre as várias competições mas desta vez tinha uma justificação acrescida. Nas palavras do técnico arsenalista, só um SC Braga perfeito pode ambicionar afastar o Sporting de Jorge Jesus, na sua opinião a melhor equipa do campeonato português no aspeto tático do jogo.

Na convocatória para estes oitavos de final Fonseca fez apenas uma alteração: entra Alan para o lugar do lesionado Crislan. O avançado brasileiro abandonou de maca o encontro com o Tondela mas as piores suspeitas não foram confirmadas pelos exames, que dão apenas indicação de um forte traumatismo no tornozelo esquerdo. Djavan e Rodrigo Pinho são os outros ausentes por lesão. O defesa esquerdo é o único que não tem concorrente direto no plantel e obrigará a uma adaptação nesse lado.

O Braga perdeu a última final da Taça de Portugal precisamente diante dos Leões, de forma dramática. A seis minutos do fim os minhotos venciam por dois a zero, deixaram-se empatar já no tempo de descontos e acabariam por ser derrotados na marcação de grandes penalidades. Paulo Fonseca admitiu que tem o sonho de vencer no Jamor mas que para já toda a equipa tem que estar cem por cento concentrada em ultrapassar o próximo adversário.

Ontem o SC Braga ficou a conhecer o opositor com o qual irá medir forças nos dezasseis avos da Liga Europa e não se pode queixar do sorteio. O Sion não é o adversário mais temido, apesar de se aconselhar prudência. Como alguém referiu, o clube suíço aguentou-se em ambos os confrontos com o Liverpool.

Nas rondas anteriores o Braga eliminou o Ac. de Viseu (0-3) e Farense (0-1).

Onze Provável: Matheus – Baiano, Boly, Ricardo Ferreira, Goiano – Alan, Luiz Carlos, Filipe Augusto, Rafa – Hassan, Stojiljkovic.

Taça de PortugalO Sporting CP também aproveitou um compromisso com um adversário teoricamente acessível para poupar cinco dos habituais titulares. Não é coisa muito vista com Jorge Jesus, que como todos sabemos privilegia sobremaneira o campeonato nacional, mas desta vez o treinador dos Leões descansou João Pereira, Paulo Oliveira, Jefferson, William Carvalho e João Mário na décima terceira jornada, na receção ao Moreirense (3-1). Os dois últimos acabaram por ser utilizados mas só na última parte do encontro. E agora estarão todos de regresso ao onze inicial porque os Leões querem ir a Braga na máxima força. Jesus enfrenta o seu antigo pupilo, Paulo Fonseca.

O Sporting leva sete vitórias consecutivas, nove se considerarmos apenas as provas domésticas, evidência maior da consistência da equipa nesta temporada. Os de Alvalade continuam na liderança da Liga NOS, dois pontos acima do FC Porto, e não dão sinais de abrandar.

O adversário dos Leões na próxima etapa da Liga Europa será o Bayer Leverkusen. O que, não sendo o mais acessível, não desmoraliza o técnico verde e branco, que logo referiu que já tinha eliminado essa equipa quando estava no rival.

Nas rondas anteriores o Sporting ultrapassou o Vilafranquense (0-4) e o rival Benfica (2-1 no prolongamento).

Onze Provável: Patrício – João Pereira, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson – William Carvalho – João Mário, Adrien, Brian Ruiz – Slimani, Montero.

Sporting CP 2-2 (3-1 g.p.) SC Braga Taça de Portugal 14/15
Sporting CP 2-0 SC Braga Taça de Portugal 11/12
SC Braga 3-1 (a.p.) Sporting CP Taça de Portugal 97/98
Sporting CP 2-1 SC Braga Taça de Portugal 93/94
Sporting CP 4-0 SC Braga Taça de Portugal 81/82

Braga e Sporting já se defrontaram quinze vezes na Taça de Portugal, tendo os da capital vencido nove delas. Foram duas as finais do Jamor que os Arsenalistas disputaram com os Leões e perderam em ambas.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Sporting 2.25 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1869
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 786
  • Próg. errados 1057
comments powered by Disqus

Últimos jogos