Menu

SC Braga – Shakhtar Donetsk (Liga Europa)

Nada melhor do que a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa para o SC Braga deixar para trás a goleada sofrida na Luz, na sexta-feira. O Shakhtar Donetsk é favorito para seguir em frente mas entre o plantel Arsenalista há muito entusiasmo para tentar repetir a campanha de 2011. Confiança num grupo unido e nos princípios de jogo da equipa animam os bracarenses para conseguir uma vantagem no primeiro jogo da eliminatória.

A maior tentação, depois de uma equipa sofrer uma goleada por 5 a 1, é a de rever e repensar tudo. Esperemos que Paulo Fonseca resista ao impulso. Porque quem viu o jogo do SC Braga na Luz, na sexta-feira, percebe que o marcador foi um excesso. É verdade que a equipa bracarense cometeu uns quantos erros que custaram caro. Mas também é certo que aquilo que correu bastante mal podia, facilmente, ter tido outro desfecho. E na maior parte das vezes, por aquilo que se viu esta temporada, foi isso mesmo que aconteceu. A equipa de Fonseca tem qualidade, personalidade e processos muito bem definidos e pensados. Muitas das opções encerram um nível considerável de risco mas também têm sido altamente compensadoras. Até ao segundo golo do Benfica – Mitroglou marcou aos dezassete minutos e Jonas fez o 2-0 de penálti – o Braga estava na luta. Nessa altura ficou abalado e a coisa iria ser reforçada pelo tento de Pizzi, quase de seguida. Até essa altura os Arsenalistas tinha tido oportunidades e o jogo podia ter caído para qualquer um dos lados. A perder por 3-0 ao intervalo a equipa já não conseguiu recuperar. Os Encarnados estavam embalados, confiantes, e do outro qualquer asneira se traduzia em lance de perigo. Mas não se pode dizer que o Braga jogou mal.

Não há nada como outro desafio, tão ou mais importante, para evitar que os Guerreiros do Minho fiquem a remoer no desaire de sexta-feira. No início desta temporada poucos acreditariam que o Braga pudesse estar nos quartos de final da Liga Europa. O objetivo inicial era superar a fase de grupo. O clube minhoto fez isso e superou mais duas eliminatórias. Nos dezasseis avos afastou o FC Sion, vencendo na Suíça (1-2) e empatando em casa (2-2). Na ronda seguinte tinha pela frente o Fenerbahçe, obstáculo superado com uma vitória de 4-1 na Pedreira, depois de perder por 1-0 na Turquia.

Paulo Fonseca disse que a equipa está preparada para um embate difícil, com um adversário que tem especial apetência para as transições rápidas. Alertado para a valia do opositor mas tendo sempre como princípio de ser um conjunto corajoso, o conjunto bracarense está cheio de vontade de responder em campo à goleada do campeonato português. O treinador dos Arsenalistas foi confrontado com os rumores que falam do interesse do Trabzonspor. Fonseca diz que não assinou por nenhum clube nem está a pensar sair de Braga.

Josué e Alan estão ambos descartados com problemas musculares. Rui Fonte e Crislan são as ausências por lesão já conhecidas. Luiz Carlos cumpre castigo.

Onze Provável: Mattheus – Baiano, André Pinto, Boly, Goiano – Pedro Santos, Mauro, Vukcevic, Rafa – Hassan, Stojiljkovic.

Liga EuropaO Shakhtar Donetsk passou exatamente pela experiência oposta. O clube ucraniano aplicou uma goleada de criar bicho ao Metalist (8-1), na sexta-feira passada. Taison, autor de três dos oito golos do Shakhtar, foi a figura em destaque. O avançado brasileiro marcou o primeiro logo aos seis minutos mas Kornev reequilibrou o marcador para a equipa visitante. O equilíbrio durou pouco e ao intervalo já o Shakhtar vencia por 3 a 1. O clube de Donetsk está no segundo lugar da Liga Ucraniana, com quarenta e nove pontos, seis atrás do líder Dínamo de Kiev mas com um jogo amenos.

Nos dezasseis avos os ucranianos eliminaram o Schalke 04 (empate a zero em casa e 0-3 na Alemanha). Nos oitavos o sacrificados foi o Anderlecht, despachado com derrotas nas duas mãos (3-1 e 0-1).

Mircea Lucescu tem apenas um jogador lesionado – Márcio Azevedo – mas tem mais dois indisponíveis – Kucher e Fred – por castigo. A juntar a estas baixas certas há ainda as dúvidas no que respeita a Taison, Rekitskiy e Shevshuk.

Onze Provável: Pyatov – Srna, Krivtsov, Rakitskiy, Ismaily – Stepanenko, Malychev – Marlos, Kovalenko, Taison – Ferreyra.

Shakhtar Donetsk
2-0
Braga
LC 2010/11
Braga
0-3
Shakhtar Donetsk
LC 2010/11

Os dois emblemas só se defrontaram por duas vezes, ambas na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2010. Os ucranianos levaram a melhor nas duas mãos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do SC Braga 2.55 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

shakhtardonetsk
Shakhtar Donetsk
  • País: Ucrânia
  • Estádio: Donbass Arena
  • Cidade: Donetsk
  • Fundação: 1936

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1821
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos