Menu

SC Braga – Rio Ave (Taça de Portugal)

O SC Braga e o Rio Ave medem forças esta quinta feria no Estádio Municipal de Braga, num embate a valer para a 1ª mão da meia final da Taça de Portugal. Sem provar o sabor da derrota já à 6 jornadas, o conjunto da casa chega aqui motivado em conseguir um resultado positivo que os favoreça na 2ª mão, em terreno do seu oponente, encontrando-se também bem classificado no campeonato português. Já o Rio Ave, apesar de não se encontrar em tão boa forma, prepara-se para o 3º encontro contra os Bracarenses no espaço de uma semana e meia.

Ingressando na prova logo na 3ª Eliminatória, o SC Braga teve que eliminar os emblemas do Académico de Viseu, Farense, Sporting e Arouca, preparando-se então para a 1ª mão desta fase da prova, onde esperam conseguir somar esta Taça de Portugal ao seu palmarés, tendo apenas vencido esta prova por uma vez em toda a sua história, na temporada de 1965/66. Quanto ao seu desempenho na Liga NOS, os Guerreiros do Minho ocupam o 4º lugar com uns confortáveis 36 pontos, fruto de 10 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, com parciais de 33 golos marcados e 14 golos sofridos. Com uma vantagem de 6 pontos sobre o 5º classificado Vitória de Guimarães, e com 10 pontos de desvantagem do 3º lugar, ocupado pelo FC Porto, os homens de Paulo Fonseca encontram-se isolados no 4º lugar de acesso à Liga Europa, estando a conseguir desempenhar uma campanha até aqui, onde contam com apenas 1 derrota nos últimos 15 jogos oficiais, em todas as competições, tendo esta sido às mãos do Sporting.

Os Bracarenses contam então com um calendário bastante preenchido, onde também ingressam nas meias finais da Taça da Liga, onde terão que enfrentar o poderoso Benfica, e encontram-se ainda em prova na Liga Europa, onde após sobreviver ao Grupo D, constituído pelo Groningen, Slovan Liberec e Marselha, conseguiram-se qualificar aos dezasseis-avos de final como líderes do agrupamento, tendo agora que enfrentar o FC Sion. Após empatar a zero em terreno do Boavista, na última jornada, não se espera menos que uns Guerreiros do Minho a entrarem em campo com força máxima para o 3º encontro contra o Rio Ave no espaço de uma semana e meia, tendo vencido um deles e empatado o restante. Importa realçar que o conjunto que se qualificar à final da prova, terá pela frente o FC Porto ou o Gil Vicente.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o SC Braga apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-3 em terreno do Nacional da Madeira. Seguiu-se uma vitória por 0-4 em terreno do Leixões, num embate a contar Taça da Liga, uma vitória por 5-1 na recepção Rio Ave, um empate por 0-0 em terreno do Rio Ave, a contar para a Taça da Liga, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno do Boavista. Crislan e Ñiguez estão de fora, ambos por lesão, enquanto que Pinto e Mauro ficarão de fora, a cumprir castigo.

Onze Provável: Marafona – Baiano, Boly, Ricardo Ferreira e Ringstad – Alan, Luiz Carlos, Vukcevic e Josué – Eduardo e Hassan.

Taça de PortugalRio Ave, por sua vez, para chegar a esta etapa da prova também começou por ingressar na 3ª Eliminatória, onde eliminou os emblemas da União FC, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Estoril Praia, mostrando-se novamente com grande garra em conseguir somar, pela 1ª vez na sua história, uma Taça de Portugal ao seu palmarés. Importa realçar que nos últimos anos os Vilacondenses apresentam um bom registo de resultados, tendo chegado às meias finais da temporada transacta, à final da época de 2013/14 e em 2010/11 chegaram aos quartos de final. Já na Liga NOS, este conjunto aos comandos de Pedro Martins encontra-se em 7º lugar na tabela de classificação geral com 28 pontos, fruto de 8 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, com parciais de 30 golos marcados e 32 golos sofridos. Apenas a 2 pontos de um dos lugares de acesso à Liga Europa, ocupado pelo 5º Vitória de Guimarães, os Vilacondenses precisam de ganhar consistência e aproveitar a vitória da última jornada, na recepção ao Vitória de Setúbal, para dar início a uma serie de resultados positivos, de forma a tentarem garantir lugar nas competições europeias na próxima temporada.

Já fora da Taça da Liga, ao não conseguir melhor que um 2º lugar no Grupo D, constituído pelo SC Braga, Belenenses e Leixões, ficando agora apenas com esta Taça de Portugal em mãos, onde caso consiga o acesso à final, terá pela frente o FC Porto, ou o Gil Vicente. Apesar de contar com um bom sector ofensivo, é na linha defensiva que estão os maiores problemas dos homens de Pedro Martins, sendo que estes concedem vários golos ao adversário, algo que pode vir a ser um problema para este jogo, sendo que o seu oponente não só conta com um sector defensivo bastante consistente, como com um sector ofensivo muito eficaz.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Rio Ave apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-2 na recepção ao Belenenses. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Belenenses, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma derrota por 5-1 em terreno do SC Braga, um empate por 0-0 na recepção ao SC Braga, em jogo a contar para a Taça da Liga, e na última jornada, uma vitória por 2-1 na recepção ao Vitória por Setúbal. O técnico Pedro Martins não conta com nenhuma baixa para este embate.

Onze Provável: Cássio – Lionn, Miranda, Marcelo e Pedrinho – Tarantini, Wakaso e Krovinovic – Ukra, Yazalde Kayembe.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o SC Braga venceu 5 embates, enquanto que o Rio Ave venceu apenas 1. Os restantes 2 jogos terminaram em empate.

Rio Ave 0-0 Braga
Taça CTT 15/16
Braga 5-1 Rio Ave
Liga NOS 15/16
Rio Ave 1-0 Braga
Liga NOS 15/16
Rio Ave 1-1 Braga
Taça Portugal 14/15
Braga 3-0 Rio Ave
Taça Portugal 14/15
Rio Ave 0-2 Braga
Liga NOS 14/15
Rio Ave 0-2 Braga
Taça da Liga 2014/15
Braga 3-0 Rio Ave
Liga NOS 14/15

Este é um jogo de esperar renhido, onde podermos ver dois conjuntos a lutarem pelo melhor resultado possível, de forma a chegarem à 2ª mão da prova com uma vantagem confortável. Dada a sua grande forma no momento, o SC Braga deverá conseguir obter um resultado positivo no seu território, devendo conseguir tirar o máximo de proveito das fragilidades defensivas do seu oponente. Já o Rio Ave deverá enfrentar algumas dificuldades em conseguir perfurar a muralha defensiva dos Guerreiros do Minho, uma vez que o conjunto da casa conta com uma das defesas menos batidas do campeonato.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.71 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos