Menu
Liga Europa 3ª Jornada

SC Braga – Marselha (Liga Europa)

A Pedreira será palco do duelo entre aquelas que são, no plano teórico, as duas equipas mais fortes neste grupo F da Liga Europa. SC Braga e Marselha são as formações favoritas a garantir o acesso à fase a eliminar e, com duas jornadas já disputadas, a formação portuguesa leva vantagem. Os franceses viajam até à “cidade dos Arcebispos” com o intuito de anular a distância que se verifica. Para tal, têm que vencer, algo que não conseguem de há seis jogos a esta parte.

Paulo Fonseca está ciente de que uma vitória nesta receção ao Marselha poderá ser sinónimo de garantir o acesso à próxima fase. Matematicamente não conseguirá garantir a passagem no imediato, mas a verdade é que o SC Braga ficará muito perto de cumprir com esse objetivo. As duas vitórias conquistadas frente a Slovan Liberec (0-1) e Groningen (1-0) permitem aos bracarenses encararem este desafio frente ao Marselha com outro tipo de disponibilidade. Pese embora o facto de não jogar em casa, a maior responsabilidade tem que ser atribuída à equipa gaulesa, que tem três pontos de atraso em relação aos portugueses.

O Braga não perde há seis jogos. Nesta série, importa referir que somou cinco desses encontros por vitórias. A equipa atravessa uma boa fase e quer dar-lhe continuidade em contexto europeu. O técnico Paulo Fonseca, em antevisão ao jogo, apelou à força do coletivo como antídoto para travar as individualidades do conjunto marselhês. Questionado quanto a uma possível gestão a pensar no jogo da próxima jornada da Liga NOS frente ao FC Porto, revelou que não planeia proceder a qualquer poupança, mantendo total foco neste compromisso europeu.

Onze Provável: Kritsyuk – Goiano, Pedro Monteiro, Boly, Djavan – Luiz Carlos, Mauro, Joam Román, Rafa Silva – Hassan, Stojiljkovic

liga europaAté ver, a temporada 2015/16 tem sido muito pouco agradável para os lados do Velódrome. O Marselha está longe de rubricar um percurso que orgulhe os seus fervorosos adeptos. Marcelo Bielsa deixou o clube logo após o desaire da primeira jornada, mas certo é que Míchel, que lhe sucedeu, não tem conseguido colocar o Marselha nos eixos. Curiosamente, falamos de dois treinadores que privilegiam um estilo de jogo mais vertical, marcadamente ofensivo. Algo que se coaduna com a génese latina de um dos clubes franceses mais emblemáticos.

O ponto da situação é preocupante: O Marselha não vence há seis jogos. O último triunfo foi precisamente na ronda inaugural da Liga Europa, diante do Groningen, por 3-0. Daí para cá, os marselheses não foram capazes de somar três pontos em qualquer ocasião, perdendo inclusive diante dos checos do Slovan. Por esta altura, o Marselha é 16º classificado da Ligue 1 com apenas nove pontos conquistados ao cabo de dez jogos. O alarme está accionado no emblema do sul de França e é imperativo começar a vencer. Embora dê primazia à participação na sua liga doméstica, uma vitória na Liga Europa, e logo na casa de um rival direto quanto à passagem, levantaria significativamente os índices anímicos desta equipa.

Onze Provável: Mandanda – Isla, N’Koulou, Rolando, Mendy – Romão, Lucas Silva, Diaby – Cabella, Alessandrini, Batshuayi

Por esta altura, as casas de apostas atribuem favoritismo ao SC Braga. Falamos de duas equipas que estão em momentos de forma que contrastam: Os portugueses não perdem há seis jogos; Os franceses não conseguem vencer há outros tantos encontros. Os “guerreiros do minho”, cientes de que podem dar um passo de gigante em caso de vitória, possuem argumentos suficientes para ganhar. A força caseira do SC Braga não deve ser descurada. Porém, o Marselha sabe o que é ganhar fora na presente edição da Liga Europa, tanto que conseguiu fazê-lo na deslocação a Groningen. Perspetiva-se uma partida intensa e equilibrada.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Empate Anula: SC Braga 1.80 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1493
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 774
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos