Menu

SC Braga – KAA Gent (Liga Europa)

A Pedreira serve de cenário para a estreia do SC Braga na edição deste ano da Liga Europa. Na próxima segunda-feira os Guerreiros do Minho vão à Luz mas neste momento Peseiro recusa pensar noutro adversário que não seja o Gent. Vai alinhar com a equipa mais forte porque, lembra, estes belgas ficaram à frente de Lyon e Valência na fase de grupos da Liga dos Campeões na época passada. Sempre que jogaram a fase de grupos da Liga Europa/ Taça UEFA, os Arsenalistas passaram à etapa seguinte. O padrão é para manter.

Nas cinco vezes em que o SC Braga disputou a fase de grupos da Liga Europa, ou Taça UEFA que a precedeu, o clube seguiu até à fase seguinte. Na única ocasião em que disputou a final da prova tinham feito campanha na Liga dos Campeões, sendo posteriormente repescado. Na época transata caiu nos quartos de final, às mãos do Shakhtar Donetsk (1-2, 4-0), adversário que volta a encontrar nesta edição. Há portanto, um elevado padrão a manter e ir além da fase de grupos é, inevitavelmente, o primeiro objetivo para a equipa treinado por José Peseiro.

Liga EuropaA equipa ucraniana, para onde se mudou o anterior técnico arsenalista, Paulo Fonseca, é, à partida, o adversário que está uns pozinhos acima de toda a concorrência no Grupo H. Braga e Gent vão procurar surpreender mas o mais provável é que acabem a disputar o segundo ponto entre si. É por isso que esta receção aos belgas se revieste de particular importância. É natural que Peseiro se enfade um pouco quando sugerem que possa fazer poupanças a pensar na deslocação a casa dos Encarnados na próxima segunda-feira. O Braga precisa da sua primeira equipa em sentido para arrancar um bom resultado aos belgas, não pode facilitar.

Ao fim da quarta jornada os Arsenalistas somam dez pontos, amealhados em três vitórias – Vitória de Guimarães (0-1), Estoril Praia (1-3) e Boavista (3-0) – e um empate, em casa, com o Rio Ave (1-1). Tem o mesmo registo que o Benfica, sendo que só o Sporting, só com triunfos, fez melhor neste arranque da Liga NOS.

Onze provável: Marafona – Baiano, Rosic, André Pinto, Goiano – Mauro, Vuksevic – Pedro Santos, Ricardo Horta, Wilson Eduardo – Hassan.

Na temporada passada o KAA Gent jogou a fase de grupos da Liga dos Campeões, fazendo melhor que Lyon e Valência e chegando até aos oitavos de final da prova, cedendo por fim diante do Wolfsburg. Desta vez teve que passar pelas pré-eliminatórias da Liga Europa – ultrapassou os romenos do Viitorul Constanta (5-0, 0-0) e os macedónios do KF Shkendija 79 (2-1, 0-4) no play-off.

A equipa de Hein van Haezebrouck ainda não sofreu nenhum desaire esta temporada. Além dos resultados já referidos na competição europeia soma três vitórias e três empates na Jupiter Pro Liga belga. Nas jornadas posteriores ao play-off foi empatar ao terreno do Anderlecht (2-2) e venceu o Lokeren (3-0) em casa.

Anderson Esiti, que se transferiu do Estoril Praia em cima do fecho de mercado, pode dar indicações preciosas sobre o adversário português que o seu novo clube defronta esta quinta-feira. A última partida que o médio defensivo nigeriano fez no campeonato português foi, precisamente, frente aos Guerreiros do Minho, na segunda jornada. Outra cara conhecida dos portugueses no plantel do Gent é o brasileiro Renato Neto, que fez a sua formação no Sporting ao lado de Wilson Eduardo.

Onze provável: Rinne – Nielsen, Gershon, Mitrovic – Foket, Renato Neto, Esiti, Saief – Milicevic, Kalifa Coulibaly, Simon.

O confronto será uma estreia absoluta e absolutamente decisivo para as aspirações de ambos nesta campanha na Liga Europa.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Braga a vencer 2.00 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Gent logo
KAA Gent
  • País: Bélgica
  • Estádio: Ghelamco Arena
  • Cidade: Gent
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos