Menu

SC Braga – Fenerbahçe (Liga Europa)

O Braga tem total legitimidade para ambicionar um lugar nos quartos-de-final da Liga Europa. A derrota da primeira mão (1-0) não altera as aspirações bracarenses, remetendo a decisão para o Minho. O Fenerbahçe de Vitor Pereira viaja até à Pedreira, reduto em que o Braga ainda não perdeu na atual temporada à escala continental.

Não há margem para dúvida: A disputa da Liga Europa é encarada como uma prioridade pelo Braga. A conjuntura interna assim permite, uma vez que o conjunto bracarense tem a estadia no quarto posto consolidada. As opções tomadas por Paulo Fonseca sustentam esta lógica – atentemos nos últimos dois jogos oficiais. Na Turquia, o Braga alinhou com as principais unidades, situação que não se verificou na deslocação ao Restelo. André Pinto, Goiano e Luiz Carlos foram os únicos atletas que mereceram o estatuto de titulares em ambas as partidas.

Em contexto europeu, o Braga já disputou nove encontros. Perdeu dois jogos, ambos fora de portas e pelo mesmo “score”: 1-0 – Marselha e Fenerbahçe. Nos “16 avos”, a vitória na Suíça (1-2) diante do suíço revelou-se decisiva, uma vez que antecedeu um empate a duas bolas em Braga. Nos últimos 20 encontros que disputou, a única equipa portuguesa que permanece em todas as frentes só perdeu três vezes. O Braga ostenta um bom registo caseiro na temporada 2015/16: Em 20 jogos, venceu 15, empatou quatro e perdeu apenas uma vez. Marcou nas quatro ocasiões em que jogou em casa para a Liga Europa – oito golos em quatro jogos. O último encontro oficial disputado na “cidade dos Arcebispos” remete-nos para a 25ª jornada da Liga NOS, ocasião em que os bracarenses venceram o FC Porto por três bolas a uma.

A réplica dada em Istambul permite perspetivar um desempenho positivo nesta segunda mão. O Braga é uma equipa com personalidade, que gosta de ter bola. Em desvantagem, precisa de assumir o encontro desde início. Ricardo Ferreira já treina sem limitações e pode voltar a ser opção para Paulo Fonseca. Rui Fonte é baixa devido a lesão e Luiz Carlos está castigado.

Onze Provável: Matheus, Baiano, André Pinto, Ricardo Ferreira, Djavan, Mauro, Vukcevic, Josué, Wilson Eduardo, Rafa, Hassan

Liga EuropaFiel à identidade que Vitor Pereira costuma conferir às equipas que orienta, o Fenerbahçe é um conjunto que interpreta bem cada momento do jogo e gosta de ter o rumo do mesmo sob seu controlo. A consistência do ponto de vista também é uma imagem de marca desta equipa. Nos últimos sete jogos para a Liga Europa, o Fenerbahçe manteve a sua baliza inviolável em cinco ocasiões. Neste ciclo, sofreu um dos golos aquando da deslocação à Rússia na última eliminatória, para enfrentar o Lokomotiv (1-1). Na primeira mão, conquistou uma vantagem importante ao vencer por uma bola a zero.

Na equipa do Fenerbahçe pontificam vários jogadores interessantes do ponto de vista individual. Diego, Nani ou Van Persie são alguns exemplos de atletas com experiência na alta roda do futebol europeu. A este nível, esse pode ser um factor importante, nomeadamente na defesa da vantagem que a equipa traz da primeira mão.

Em relação à primeira mão, a inclusão do médio Diego é a principal novidade. O jogador brasileiro cumpriu suspensão na partida disputada em Istambul. Lazar Markovic falha o encontro devido a lesão.

Onze Provável: Demirel, Ozbayrakli, Kjaer, Bruno Alves, Erkin, Mehmet Topal, Souza, Diego, Volkan Sen, Nani, Van Persie

Recuando a fita até ao encontro da primeira mão, em Istambul, fica a ideia de que o Fenerbahçe é uma equipa que está ao alcance do Braga. Para avançar na competição, o conjunto português precisa de ampliar a produtividade do ponto de vista ofensivo nos jogos europeus disputados em casa. Não obstante, está ciente de que sofrer um golo poderá ser fatal. É difícil definir um favorito à vitória no encontro, mas o Braga terá que correr mais riscos para vencer e inverter a atual tendência da eliminatória.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do SC Braga 2.15 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

fenerbahce
Fenerbahce
  • País: Turquia
  • Estádio: Sukru Saraçoglu
  • Cidade: Istambul
  • Fundação: 1907

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 774
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos