Menu
Primeira Liga 25ª Jornada

SC Braga – FC Porto (Liga NOS)

Na semana em que ficaram a saber que serão adversários na final do Jamor, SC Braga e FC Porto jogam para o campeonato. Os Arsenalistas só perderam uma vez esta temporada na Pedreira, na visita dos Encarnados. A pensar na deslocação ao Fenerbahçe, na próxima quinta, Paulo Fonseca vai rodar jogadores. Os Dragões já fecharam o capítulo europeu e nesta jornada podem aproveitar o resultado dos rivais de Lisboa.

Com a vantagem que trazia da primeira mão o empate a zero no Estádio dos Arcos foi suficiente para o SC Braga carimbar a passagem à final da Taça de Portugal. O golo de Pedro Santos, de grande penalidade, foi uma margem magra que os Arsenalistas lutaram muito para manter na segunda mão. Mas fizeram-no, com muita determinação e coesão. O Braga continua a lutar em todas as frentes e Paulo Fonseca continua a praticar com convicção uma rotação consistente de jogo para jogo. Braga e Porto são as duas equipas portuguesas com mais jogos nas pernas em 2016 e se os azuis e brancos já foram dispensados da frente europeia, para os Guerreiros do Minho essa é a competição prioritária, neste momento. Depois de ultrapassar o FC Sion (1-2 na Suíça e 2-2 em casa) o SC Braga vai enfrentar o Fenerbahçe, de Vitor Pereira, nos oitavos de final da Liga Europa. A primeira mão é já na quinta-feira, em Istambul. Mais uma razão para o treinador do bracarenses querer descansar alguns elementos. Com isto, e Fonseca foi muito enfático neste aspeto, não significa que quer menor empenho na receção aos Portistas. A concentração tem que ser a mesma. Mas ele, enquanto gestor de recursos humanos, tem que definir prioridades.

O Braga é quarto classificado, uma posição muito sua. Os três primeiros estão já distantes – no mínimo a onze pontos – e atrás de si tem o Rio Ave, a uma distância segura (oito). Portanto, não corre propriamente riscos neste confronto com os Dragões. E a visita à Turquia é, pelo menos na teoria, um momento decisivo. Os Arsenalistas têm que garantir que regressam a casa com a eliminatória ainda em aberto.

Paulo Fonseca não pode utilizar Josué, que pertence aos quadros do Porto, nem Filipe Augusto, castigado. Crislan e Ringstad são as lesões já conhecidas.

Onze Provável: Marafona – Baiano, Ricardo Ferreira, Boly, Djavan – Alan, Luis Carlos, Vukcevic, Pedro Santos – Rui Fonte, Hassan.

Liga NOSIndependentemente do que possa acontecer no dérbi da capital o FC Porto está em condição de ganhar com esse embate. Benfica, Sporting ou ambos irão perder pontos. Mas para isso dar frutos no reino do Dragão é necessário que Peseiro e seus homens recolham os três pontos na Pedreira, coisa que só os Encarnados conseguiram fazer esta temporada. O treinador azul e branco entende isso quando diz que o jogo da Pedreira é tão importante como o dérbi de Alvalade, para a classificação e aspirações ao título. O Porto é o que tem menos margem de manobra. O terceiro lugar, com trinta e cinco pontos, coloca-o a três do Benfica e a quatro do Sporting.

A boa notícia é que Brahimi está de volta ao grupo e Bruno Martins Indi também está de novo apto. Significa que a defesa portista pode voltar à formação titular. O senão é a lesão na coxa esquerda de Evandro, que o obriga a sair do leque dos disponíveis.

À medida que o tempo passa José Peseiro consegue que a equipa reflita cada vez mais as suas ideias e orientações. O afastamento da Liga Europa vai-lhe dar mais tempo, ao longo da semana, para fazer esse trabalho de partir pedra.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Indi, Marcano, Layún – Danilo, Herrera – Corona, André, Brahimi – Suk.

Braga 0-1 FC Porto Liga NOS 14/15
Braga 1-1 FC Porto Taça da Liga 2014/15
Braga 1-3 FC Porto Liga 2013/14
Braga 2-1 FC Porto Taça Portugal 12/13
Braga 0-2 FC Porto Liga ZON Sagres 12/13

O FC Porto venceu três das últimas cinco deslocações a Braga. O último triunfo dos Arsenalistas foi em 2012.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do FC Porto 1.90 Betrally
braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1905
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 802
  • Próg. errados 1076
comments powered by Disqus

Últimos jogos