Menu

Santiago Giraldo – Gastão Elias (ATP Rio de Janeiro)

No domingo Gastão Elias apurou-se para o quadro principal do ATP 500 do Rio de Janeiro. Na primeira ronda do torneio terá que medir forças com Santiago Giraldo. O colombiano, agora octogésimo terceiro do ranking, fará o seu segundo torneio em terra batida do ano. O português, oriundo das Caldas da Rainha, tem apostado sobretudo nessa superfície e leva doze partidas seguidas neste piso, o que pode ajudar a sentir-se um pouco mais confortável frente ao adversário mais cotado.

Santiago Giraldo é um tenista competente em terra batida mas o seu arranque de temporada é sempre um pouco lento. O ATP do Rio de Janeiro será apenas a segunda prova nesta superfície que o colombiano disputa este ano. Na semana passada, em Buenos Aires, conseguiu ultrapassar o primeiro adversário, o espanhol Inigo Cervantes (6-1, 7-5), mas não resistiu à segunda leva, na figura do uruguaio Pablo Cuevas (6-4, 6-2). O embate com Gastão Elias será a terceira partida em pó de tijolo num quadro principal, em 2016. Significa que Giraldo ainda está a ganhar ritmo competitivo nesta superfície.

O colombiano cruzou recentemente o caminho de outro português. No Open da Austrália foi afastado na segunda ronda por João Sousa (6-3, 7-5, 3-6, 6-1). O vimaranense nunca antes tinha sido capaz de quebrar Giraldo mas o facto de estar em grande forma aliado a, pela primeira vez, o duelo acontecer fora da terra batida, em courts rápidos, deu o primeiro triunfo ao melhor tenista português de sempre.

Nas duas participações anteriores no torneio do Rio, Santiago Giraldo não foi além da primeira ronda. Em 2014 perdeu com o brasileiro Thomaz Bellucci (3-6, 6-4, 6-3) e no ano passado beneficiou Juan Mónaco ao abandonar por lesão, a meio do segundo parcial, (6-3, 3-0).

Rio_OpenGastão Elias ocupa, atualmente, o lugar cento e quarenta e um do ranking ATP, tendo subido um ponto na última atualização. Este domingo qualificou-se pela terceira vez na sua carreira para o quadro principal de um evento da Série ATP 500. Fê-lo, eliminando dois brasileiros no qualifying do Rio de Janeiro. Primeiro Carlos Eduardo Severino (346º) em sets diretos (6-3, 6-3). Na segunda eliminatória bateu um adversário mais próximo, Rogério Dutra Silva, do top-115, e já precisou de três sets para seguir em frente (1-6, 7-5, 6-2). Foi o ultrapassar de uma fasquia para o tenista de vinte e cinco anos da Caldas da Rainha, que desde outubro de 2014, em Basileia, não ia além do qualifying em provas desta dimensão. No evento suíço foi eliminado na primeira ronda, pelo germânico Benjamin Becker (6-3, 6-2). A sua melhor prestação foi em Hamburgo, nesse mesmo ano, onde foi um degrau acima. Derrotou Montanés (6-4, 6-3) mas não teve argumentos suficientes diante de Philipp Kohlschreiber (7-5, 6-1).

Este resultado vem confirmar o bom momento que exibiu na semana passada, na capital argentina, onde alcançou a segunda ronda. Só foi travado por Dominic Thiem. Não só lhe ganhou o primeiro set como obrigou o austríaco a ir a tie break para reclamar o segundo (3-6, 7-6, 6-3). Na etapa anterior tinha derrotado o espanhol Daniel Muñoz (4-6, 6-4, 6-1), septuagésimo quarto da hierarquia.

O português tem estado bastante dedicado aos torneios em terra batida. O ATP do Rio já é o quarto e vai na décima segunda partida consecutiva a competir nesta superfície: venceu nove e perdeu três. Fez os Challengers do Rio e de Bucaramanga, na Colômbia, onde caiu nos quartos de final, antes de se aventurar em provas maiores, como Buenos Aires e Rio.

Santiago Giraldo e Gastão Elias nunca se defrontaram antes.

Prognóstico Odd Casa Erro
Elias vence o 2º Set 2.00 Betrally
Santiago Giraldo
Santiago Giraldo
  • País: Colômbia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Gastão Elias
Gastão Elias
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1824
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos