Menu
Ligue 1 15ª Jornada

Saint-Étienne – Marselha (Ligue 1)

Saint-Étienne e Marselha são duas equipas da Ligue 1 que vão navegando abaixo das suas capacidades, num campeonato muito equilibrado e onde acabam por pagar por erros próprios, mais do que pela superioridade dos seus adversários. Ponto de partida para esta análise é assumir que, quer Les Verts, quer o OM, se apresentam mais fortes no papel do que no terreno de jogo. Para a equipa que jogará em casa, acaba por vir a ser um percurso natural das suas temporadas, começar pior, para depois acelerar até a uma qualificação europeia – mesmo que este ano pareça haver mais competição por um desses lugares. Para a equipa que joga fora, depois da chegada do novo treinador, vai ficando evidente que também é necessário operar mudanças no plantel, de maneira a que a dinâmica desejada por Rudi Garcia possa ser alcançada.

Regressar às vitórias neste último fim-de-semana poderá ter sido das melhores notícias que o Saint-Étienne poderia dar. A equipa dos Les Verts mantém-se numa posição que está aquém daquilo que aponta como objetivo, ainda que não deixe de manter um contacto com as posições de qualificação europeia. Tem sido um estado normal para a equipa orientada por Galtier, começando mal, revelando algumas dificuldades e apresentando um estilo que, muitas vezes, é criticado, mas demonstrando-se também sempre forte nas fases finais da competição, acelerando para ser, regularmente, um representante francês nas competições europeias. A ambição de ver o Saint-Étienne na Liga dos Campeões parece, ainda assim, demasiado longínqua para ser aceite como possível. Lidando com alguns problemas para formar a equipa, com Ronael Gabriel a ser, entre os vários integrantes da listagem apresentada pelo departamento médico, aquele que menos probabilidades tem de ser utilizado, o Saint-Étienne também não poderá utilizar Malcuit e Lacroix, jogadores que cumprem castigo federativo nesta partida.

Onze Provável: Ruffier – Théophile-Catherine, Perrin, Pogba, M’Bengue – Salvet, Selnaes, Veretout – Tannane, Hamouma, Monnet-Paquet.

Ligue 1O Marselha tem apresentado mais dificuldades fora de casa, nestes últimos encontros, quando Rudi Garcia começa a tentar levar a sua equipa a ser mais do que um organismo de características defensivas, a sua primeira preocupação quando pegou no Olympique. Sair com bola e começar a organizar-se para tentar criar outro tipos de problemas ao seu adversário acabam por demonstrar as fragilidades que o plantel apresenta e poderão, até, servir como guia para as contratações que o novo dono necessitará fazer no mercado de inverno. Nas derrotas em Montpellier e no Monaco, os sete golos sofridos acrescem preocupações ao nível defensivo, um momento do jogo onde se parecia que o Marselha já tinha adquirido rotinas de maior qualidade. Evitar a terceira derrota consecutiva fora de casa seria primordial para que Rudi Garcia alimentasse a esperança de poder levar a equipa para outras andanças. É óbvio que este treinador chega com objetivos para o futuro, mas o desgaste a que se expõe nesta fase acabará, seguramente, por ter consequências na evolução do seu trabalho. Reagir dentro do tempo, mesmo antes que cheguem reforços, é muito importante para esta equipa. Machach cumpre castigo e Abou Diaby e Bedimo estarão ausentes devido a lesão.

Onze Provável: Pelé – Sakai, Fanni, Rolando, Rekik – Cabella, Diarra, Vainqueur – Thauvin, Gomis, N’Jie.

Num jogo que é quase um clássico do futebol francês, o Marselha alcançou, na temporada passada, uma vitória no terreno do seu adversário.

Repetir tal feito seria excelente para o Marselha, mas como uma péssima notícia para o Saint-Étienne. Tendo em conta os momentos de ambas as equipas, a resposta poderá estar no meio.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 2.10 Betrally
saint-etienne
Saint-Étienne
  • País: França
  • Estádio: Geoffroy-Guichard
  • Cidade: Saint-Etienne
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2832
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1330
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos