Menu
Ligue 1 14ª Jornada

Saint-Étienne – Marselha (Ligue 1)

Duelo aliciante em perspetiva na 14ª ronda da Ligue 1. O Saint-Étienne, sexto classificado, recebe o Marselha, que por esta altura está na 13ª posição. O Stade Geoffroy Guichard será palco de um confronto entre históricos que, curiosamente, perderam os respetivos duelos inseridos na última jornada. Em comum têm também o facto de disputarem compromissos para a Liga Europa na próxima quinta-feira, pelo que urge reentrar no trilho das vitórias já esta jornada.

O Saint-Étienne caiu com estrondo na última jornada, ao sair do Gerland com uma derrota ante o Lyon por três bolas a zero. O resultado foi esclarecedor e expôs as várias debilidades que este conjunto verde e branco possui, nomeadamente do ponto de vista defensivo. O percurso desta equipa tem pautado por constantes oscilações nesta primeira etapa de temporada: A uma fase muito boa, sucede outra marcada por resultados menos bons. Antes de perder por 3-0 diante do Lyon, o Saint-Étienne venceu os dois jogos anteriores pelo mesmos “score”, nomeadamente frente ao Stade de Reims e ao Dnipro (Liga Europa).

A paixão dos adeptos do Saint-Étienne é bem conhecida na realidade francesa, algo que se exprime na moldura humana considerável que costuma acorrer ao Geoffroy Guichard. Falamos de uma equipa particularmente forte a atuar em casa, ora vejamos: Em seis jogos para a Ligue 1, só o Nice foi capaz de se impor na deslocação ao terreno em causa (1-4). Registou-se também um empate na segunda jornada, frente ao Bordéus (1-1), tendo vencido os restantes quatro jogos frente a Bastia (2-1), Nantes (2-0), Ajaccio (2-0) e Stade de Reims (3-0). A jogar em casa, englobando os quatro jogos relativos à Liga Europa, sublinhe-se que o Saint-Étienne nunca ficou em branco.

Pogba, Lemoine e Beric deverão falhar esta receção ao Marselha devido a lesão. Baixas importantes na equipa treinada por Christophe Galtier.

Onze Provável: Ruffier, Clerc, Perrin, Karamoko, Assou-Ekotto, Pajot, Clément, Eyserric, Hamouma, Monnet-Paquet, Roux

Ligue 1Temporada complicada para o Marselha, que tarda em alcançar a consistência que se pretende. O 13º posto da pauta classificativa está longe de condizer com as ambições de um dos principais emblemas do futebol gaulês. Michel não tem tarefa fácil à frente do emblema do sul de França e a pressão aumenta a cada jornada que passa. Escusado será dizer que há valor e potencial para fazer muito mais que isto com um dos melhores planteis do campeonato.

Uma vitória e Lille, há duas jornadas, parecia servir como mote para um arranque deste Marselha para uma fase positiva. A esse triunfo (1-2), seguiram-se mais dois frente a Nantes (0-1) e SC Braga (1-0). Porém, o compromisso da última jornada disputado no Velódrome, com o Nice, devolveu os comandados de Michel às derrotas (0-1) e uma rude facada na confiança que vinha ganhando. As fragilidades do costume voltaram a ficar expostas e o Marselha continua a perder tempo na corrida rumo à meta pela qual corre neste momento: A qualificação para a Europa.

Michel conta com um “reforço” de peso para este jogo. O médio ofensivo Alessandrini, que desempenha um papel de importância capital na manobra do Marselha, deverá regressar às opções para a deslocação ao estádio do Saint-Étienne. Jogadores como Barrada e Ocampos não conseguiram responder de forma conveniente na ausência do atleta francês. N’Koulou, Diarra e Cabella, suspensos na última jornada, também deverão voltar a ser opção. Benjamin Mendy é baixa confirmada, devido a suspensão.

Onze Provável: Mandanda, Manquillo, Rekik, Nkouliu, Djédjé, Diarra, Lucas Silva, Cabella, Alessandrini, Nkoudou, Batshuayi

Jogo equilibrado em perspetiva. Ao longo da presente temporada, o Marselha tem sido uma verdadeira incógnita, pautando por constantes oscilações em termos exibicionais. Venceu nas últimas duas deslocações que protagonizou, no entanto, regressou às derrotas na receção ao Nice. O Saint-Étienne quer responder ao desaire averbado Gerland mas conta com três baixas de peso.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate 3.20 Betrally
saint-etienne
Saint-Étienne
  • País: França
  • Estádio: Geoffroy-Guichard
  • Cidade: Saint-Etienne
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 817
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos