Menu

Rússia – Portugal (Amigável de Seleções)

Portugal começa esta dupla jornada de jogos de preparação com uma deslocação a Krasnodar, para defrontar a seleção russa. Fernando Santos disse aos jogadores que o Euro 2016 começa nesta convocatória e conhecendo o selecionador nacional os jogos com a Rússia e, sobretudo, com o Luxemburgo, serão para testar opções alternativas. Não se esperem facilidades dos homens às ordens de Leonid Slutskiy. O próprio selecionador ainda está à experiência e mais que a prestação no próximo europeu está em causa formar uma equipa capaz de lutar pelo Mundial de que a Rússia será anfitriã, em 2018.

Desde que Leonid Slutsky substituiu Fabio Capello no comando da seleção russa a mesma somou apenas vitórias. Podemos argumentar que a alguns desses adversários não eram os mais exigentes – Suécia (1-0), Liechtenstein (0-7), Moldávia (1-2) e Montenegro (0-2) – mas isso não impediu que até então a Rússia contasse dois triunfos, dois empates e duas derrotas, ambas com os austríacos. A verdade é que antes da sua chegada os russos tinham o apuramento muito tremido e com a sua intervenção a equipa foi muito mais consistente e eficaz. A qualificação para o Euro de França chega por via do segundo lugar no Grupo G, que foi ganho pela Áustria, com um percurso praticamente irrepreensível. Assim, a Suécia foi relegada para o play-off, onde vai disputar um lugar na fase final com a Dinamarca.

Slutsky tem estado a moldar a seleção à sua imagem e ele não parece do tipo de pessoa que admita algum sinal de descompressão. Até porque, o seu lugar também ainda está em causa. Mas o projeto da Rússia é o Mundial de 2018, é para isso que se está já a trabalhar arduamente. Vai querer dar uma demonstração de competência diante de um adversário que goza de boa cotação a nível internacional.

Onze Provável: Akinfeev – Kuzmin, Aleksey Berezutskiy, Ignashevich, Kombarov – Kokorin, Denisov, Dzagoev, Shatov – Dzyuba.

amigável internacionalPara a dupla jornada de preparação – sábado com a Rússia e terça-feira frente ao Luxemburgo – o selecionador de Portugal chamou nove jogadores que entram na categoria sub-23: Ricardo Pereira, Raphael Guerreiro, William Carvalho, Bernardo Silva, Rafa, João Mário, Lucas João, Gonçalo Guedes e Rúben Neves. A maioria já tinha sido chamada antes mas para os dois últimos é estreia absoluta. Gonçalo beneficia do espaço que lhe foi dado no Benfica de Rui Vitória, que ele agarrou com unhas e dentes. Se entrar em campo Rúben, no alto dos seus dezoito aninhos, pode tornar-se um dos mais jovens jogadores a estrear-se com a camisola das Quinas. O médio do FC Porto não constava na convocatória inicial, apesar de Fernando Santos ter especificamente referido o seu nome, dizendo que também estava a pensar nele. Entrou para substituir João Moutinho, que não estava a cem por cento. Também Rafa foi uma contratação de última hora, para ocupar a vaga de André Gomes, dispensado por lesão. Todos eles vão ter oportunidade de se mostrar a Santos, fundamentando assim uma candidatura ao grupo de vinte e três que no próximo verão defenderão as cores portuguesas no Euro 2016.

Portugal conseguiu carimbar o passaporte para França como vencedor do Grupo I, sete pontos acima da Albânia, que surpreendeu ao garantir o segundo posto.

Onze Provável: Patrício – Vieirinha, Bruno Alves, Pepe, Eliseu – João Mário, William Carvalho, André – Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Nani.

Portugal 1-0 Rússia Mundial 2014
Rússia 1-0 Portugal Mundial 2014
Rússia 0-0 Portugal Mundial 2006
Portugal 7-1 Rússia Mundial 2006
Rússia 0-2 Portugal Euro 2004

Russos e portugueses defrontaram-se por cinco vezes, tendo os primeiros vencido apenas uma vez e Portugal três. Ainda assim, na última década a nota é de equilíbrio: um triunfo para cada lado e um empate.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 0.5 golos na primeira parte 1.57 Betrally
russia
Rússia
  • País: Rússia
  • Estádio:
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1992

Ver ficha completa

portugal
Portugal
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1914

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos