Rumo à Final da Taça de Portugal
Escrito por André Carmo 06 Abril 2015
Nos próximos dois dias poderemos assistir às disputas da 1ª mão do SC Braga vs Rio Ave e ainda à 2ª mão do Sporting vs Nacional da Madeira, contando ambos os jogos para as meias finais da Taça de Portugal. Depois de, respectivametne, terem vencido o Alcains, o Vitória de Guimarães, o Benfica e Belenenses, e ainda, o Coimbrões, UD Oliveirense, o Chaves e o Gil Vicente, SC Braga e Rio Ave defrontam-se agora aqui para decidirem qual dos dois marcará presença na final da prova que terá lugar no Estádio do Jamor em data ainda a definir. Na outra eliminatória destas meias finais, defrontam-se Sporting CP e Nacional da Madeira que, respectivamente, afastaram até chegar aqui FC Porto, Sporting de Espinho, Vizela e Famalição e ainda o Alcanenense, o Ribeirão, Santa Maria e o Marítimo. Contudo, estes dois conjuntos disputaram já a 1ª mão destas meias finais, no Estádio da Madeira, tendo o jogo terminado empatado a dois golos.
O tudo ou nada para o Sporting CP

Slimani tem sido fundamental aos Leões
Não estando a conseguir debater-se com Benfica e FC Porto na luta pela conquista da Primeira Liga, o Sporting vê na Taça de Portugal a oportunidade para terminar a temporada com um título conquistado. Para isso estão ainda obrigados a vencer esta meia final, na qual usufruem já de uma ligeira vantagem por golos fora após o empate a dois golos que arrancaram a este Nacional no Estádio da Madeira. Este conjunto insular procura agora aqui superar-se a ele próprio e, pela primeira vez na sua história, alcançar a final da Taça de Portugal. Tendo até agora, a valer para esta prova, defrontado apenas um clube de primeira liga, o Marítimo, os Alvinegros têm agora aqui o seu maior teste e, ainda que por pouco, encontram-se já em desvantagem na eliminatóira. Desta forma, apenas um empate a mais de três golos ou uma vitória no Estádio de Alvalade os poderá conduzir à final.
Como mote para conseguirem aqui superiorizar-se e passar à fase seguinte da prova, os Leões lembram-se da meia final desta mesma prova em que, na temporada 2011/12, depois de terem cedido um empate a dois golos em casa, foram aos Barreiros vencer por 1-3, alcançando assim a final. Já o Nacional é obrigado a recuar até à edição do campeonato de 2004/05 quando conseguiram pela última vez impôr-se ao Sporting no Estádio de Alvalade, tendo na altura vencido por 2-4.
Guerreiros do Minho preparados para a Batalha
Já o Sporting Clube de Braga, depois de nas duas últimas temporada ter sido semi-finalista de ambas as taças nacionais, ambiciona este ano conquistar mesmo o título mas para isso tem ainda que o ultrapassar o Rio Ave. Apesar de modesto e sem um palmares muito alargado, este conjunto de Vila do Conde tem vindo a chegar-se bem próximo da elite nacional e, na temporada passada, foi finalista quer da Taça de Portugal, depois de ter vencido o SC Braga precisamente nas meias finais, quer da Taça da Liga, tendo em ambas sido vencido pelo Benfica. Agora, com os encarnados fora de prova, Arsenalistas e Vilacondenses têm aqui uma esperança e motivação extra para atingirem a final onde, certamente, encontrarão um adversário sem tanto ímpeto. Para além deste factor, e da derrota na final, o Rio Ave sabe que a presença na final da Taça de Portugal da temporada transacta lhes valeu a qualificação para a Liga Europa, apuramento este que ambicionam repetir de modo a continuar a subir o nível competitivo do clube. Já pelo SC Braga, classificado na Primeira Liga em zona de qualificação europeia, entra aqui em jogo apenas à procura do título da taça e estão bem cientes que, a jogar ao mais alto nível das suas capacidades, serão bem capazes de o conquistar.

Eder poderá levar os Minhotos à Final
Agora, para ganharem motivação para esta primeira mão, que terá lugar no Estádio AXA, os homens do Rio Ave relembram a semi-final do ano passado onde, depois de terem arrancado um empate a zeros na pedreira, conseguiram em casa carimbar a passagem à final da prova ao vencerem por 2-0. Contudo, a última época foi algo atípica para os homens do SC Braga que nunca, em cinco partidas, conseguiram vencer o Rio Ave, tendo estes vencido três e as duas restantes terminado em empate. Ainda assim, já neste ano 2014/15, estes dois emblemas mediram forças em três ocasiões, tendo o SC Braga sido o vencedor de todos os encontros, num dos quais, em casa, por 3-0.
Para esta ronda de semi-finais é então de prever que o Sporting, em casa, se superiorize ao Nacional da Madeira, carimbando assim desde já a sua 27ª final da Taça de Portugal. Já entre SC Braga e Rio Ave, é de esperar que os bracarenses tomem vantagem do factor casa e somem assim um triunfo que praticamente lhes garantirá um ida segura ao Estádio do Rio Ave no próximo dia 30 desde mês de Abril.
Boas Apostas!
Escrito por André Carmo 06 Abril 2015