Menu
  • 28 abril
  • 15:00
  • Dhoze

Rui Machado – João Sousa (Estoril Open)

O sorteio do quadro principal ditou um duelo “fratricida” entre Rui Machado e João Sousa. Os dois tenistas portugueses são, além do mais, grandes amigos, e conhecem muito bem as virtudes e defeitos do jogo um do outro. A boa notícia, a juntar a um duelo renhido, é a de que haverá pelo menos um português na ronda seguinte. Qual dos dois será, fica a incógnita.

Rui Machado recebeu o derradeiro wild card da organização do Millennium Estoril Open, tornando-se assim o quarto tenista português a ser confirmado no quadro principal do ATP jogado em solo luso. Os jogadores nacionais tiveram sortes muitos distintas no sorteio. Frederico Silva vai medir forças com o luxemburguês Gilles Muller e Gastão Elias vai receber um opositor vindo do qualifying. Machado vai ter que lutar por um lugar na segunda ronda com o tenista português mais cotado de sempre, João Sousa.

Rui Machado já leva muitos encontros nas pernas em 2015. Conta trinta e sete triunfos e seis derrotas, quase na totalidade no circuito de Futures. Com duas exceções. Abriu o ano no Challenger de Casablanca, atingindo os quartos de final da prova, tendo sido derrotado pelo francês Guillaume Rufin (7-5, 6-1). E há duas semanas tentou a sorte no qualifying do Open de Barcelona, mas durou só as duas ronda iniciais. Venceu o espanhol Javier Marti (4-6, 7-6, 6-4) e foi eliminado pelo britânico James Ward (6-2, 6-3).

estoril_open300João Sousa abriu um sorriso quando viu que o sorteio o emparelhava com Rui Machado na primeira ronda. Mas reconheceu que pode ser um desafio complicado e um tanto traiçoeiro. Em teoria, nos dias que correm, o vimaranense tem grande vantagem sobre o compatriota – João é o quinquagésimo sexto do ranking; Rui é o número duzentos e vinte e sete do mundo. Mas os dois conhecem-se de longa data, treinaram bastante justos e conhecem bem os pontos fortes um do outro. E conhecem também as fragilidades. Os antecedentes valem o que valem mas o facto é que Machado venceu as duas partidas oficiais que disputaram. É verdade que aconteceram em 2012 e 2013, ainda Sousa estava a despontar na alta-roda do ténis.

Curiosamente, o melhor resultado de Rui Machado e João Sousa no Estoril/ Portugal Open foi a presença nuns quartos de final. O primeiro chegou lá em 2010 – e foi eliminado então por outro compatriota, Frederico Gil (4-6, 7-6, 6-3). O segundo em 2012, caindo vítima de Albert Ramos (6-2, 6-3). Em 2014 Machado resistiu até aos oitavos de final, onde defrontou Daniel Gimeno-Traver (6-3, 7-6). Sousa não passou da primeira ronda, afastado por Leonard Mayer pelos parciais de 3-6, 6-1 e 6-2.

Ao nível dos resultados, o ponto alto da temporada para o vimaranense foi a semifinal em Montpellier, que perdeu para Jerzy Janowicz (7-6, 3-6, 6-1). Outros momentos altos foram os embates com Andy Murray, na terceira ronda o Open da Austrália (6-1, 6-1, 7-5) e nos oitavos do ATP do Dubai (6-0, 6-2). Saiu derrotado de ambos mas foi uma aprendizagem. Em Monte Carlo e Barcelona João foi afastado nas segunda ronda. Mas os adversários não eram para menosprezar. No Mónaco voltou a cruzar-se com Ronic (6-3, 7-6); na Catalunha apanhou pela frente Giraldo (6-3, 3-6, 6-1).

Apesar da chuva de ontem João Sousa aproveitou para treinar nos courts fechados com Jeremy Chardy, que pode ser o próximo adversário do português que resistir a este duelo. Ele ou Borna Coric.

2013 Bundesliga Machado 2   6 6       8R
Sousa 0 4 4    
2012 Roma Challenger Machado 2   6 6       QF
Sousa 0 4 0      

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória de Rui Machado 2.60 Dhoze
Rui Machado
Rui Machado
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

João Sousa
João Sousa
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 2085
  • Média Odds usadas 2.2
  • Próg. certos 880
  • Próg. errados 1180
comments powered by Disqus

Últimos jogos