Menu

Rosenborg – IFK Norrkoping (Liga dos Campeões)

O Rosenborg e o IFK Norrkoping colocam-se frente a frente esta quarta-feira no Lerkendal Stadion, em Trondheim, num embate a contar para a 1ª mão da 2ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões. Com o campeonato caseiro a meio, a equipa da casa chega aqui numa incrível serie de 14 jogos consecutivos sem provar o sabor da derrota, sem contar com encontros amigáveis. Já o IFK Norrkoping, que por sua vez também lidera o respectivo campeonato caseiro, com os mesmos pontos que o Malmo, chega aqui em boa forma sem perder nenhum dos últimos 8 jogos oficiais consecutivos.

Rosenborg garantiu acesso a esta 2ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões depois de conseguir conquistar o título de campeão da liga norueguesa, na temporada transacta, pela 23ª vez em toda a sua história. Desde a temporada 2011/12 que o Troillongan não disputava estas eliminatórias, tendo na última época garantido acesso à Liga Europa, onde chegou à Fase de Grupos e não conseguiu seguir em frente. Desde o início do Milénio que este conjunto chegou 7 vezes à Fase de Grupos da Liga dos Campeões, tendo a última sido em 2007/08. Com o campeonato caseiro a meio, esta equipa sob os comandos do Kare Ingebrigtsen ocupa o 1º lugar na tabela de classificação geral com 36 pontos, fruto de 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota, com parciais de 30 golos marcados e 9 golos sofridos.

Depois de perder a 1ª jornada deste campeonato norueguês, contra o 2º classificado Odd, o Troillongan manteve-se invicto nos restantes 18 jogos disputados, contando com 4 jogos da Taça da Noruega onde carimbou acesso aos quartos de final, tendo agora o Tromso pela frente. Durante a pausa no campeonato caseiro, de 28 de Maio a 2 de Julho, a equipa orientada por Kare Ingebrigtsen disputou 4 embates de cariz amigável, vencendo 2 e empatando outros dois. O Troillongan é um emblema que privilegia a organização ofensiva, apresentando o melhor ataque do campeonato norueguês com uma média exata de 2 golos marcados por jogo, contando com o 2º melhor marcador da prova, o ponta de lança Christian Gytkjaer. Tendo em conta o tipo de encontro que os espera, os pupilos de Kare Ingebrigtsen deverão tentar conseguir um resultado positivo dentro de portas, de preferência sem conceder nenhum golo, de modo a partirem em vantagem para a 2ª mão.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Rosenborg apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Haugesund. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção ao Nest-Sotra, em jogo a contar para a Taça da Noruega, uma vitória por 3-1 na recepção ao Molde, um empate por 0-0 em terreno do Bodo/Glimt, e na última jornada, uma vitória por 5-2 na recepção ao Sarpsborg 08.

Onze Provável: Londak – Svensson, Reginiussen, Eyjólfsson e Skjelvik – Vilhjálmsson, Thórarinsson e Jensen – Helland, Gytkjaer e Midtsjo.

Liga dos CampeõesIFK Norrkoping, por sua vez, garantiu acesso a esta 2ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões depois de conseguir conquistar o título de campeão da liga sueca na última temporada, somando o 13º título de campeão ao seu palmarés, prova que não vencia desde 1989. A última vez que este conjunto sueco alinhou numa competição europeia foi em 2000/01, quando garantiu acesso à Fase de Grupos da Liga Europa, quanto à Liga dos Campeões, este emblema não alcança a Fase de Grupos desde 1963/64. Com o principal escalão de futebol sueco a meio, esta turma os comandos de Janne Andersson ocupa o 1º lugar na pauta classificativa com os mesmos 27 pontos que o Malmo, fruto de 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com parciais de 27 golos marcados e 11 golos sofridos.

Já fora da Taça da Suécia, ao ser posto fora pelo Malmo nos quartos de final, este conjunto tem apenas que se concentrar nesta Pré-Eliminatória e no campeonato caseiro, no qual está a conseguir uma boa campanha ao chegar aqui numa serie de 8 jogos sem provar o sabor da derrota, alcançando agora um momento no campeonato onde não pode perder pontos, ou o Malmo poderá aproveitar qualquer deslize para tomar a liderança da tabela de classificação geral. Esta turma sueca também apresenta um bom registo ofensivo, contando o ataque mais eficaz do campeonato, tendo em média 2 golos marcados por jogo, contando com o 5º melhor marcador do campeonato, o avançado Kujovic, com 7 tentos apontados em apenas 9 jogos disputados. Ao ter que viajar até à Noruega nesta 1ª mão, antevê-se que os suecos optem por privilegiar a organização defensiva de modo a tentarem levar a decisão da eliminatória para o seu território.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o IFK Norrkoping apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção ao GIF Sundsvall. Seguiu-se um empate por 1-1 em terreno do Goteborg, um empate por 2-2 em terreno do Orebro, um empate por 0-0 na recepção ao Elfsborg, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno do Djurgarden.

Onze Provável: Vaikla – Wahlqvist, Johansson, Fjóluson e Telo – Blomqvist, Sjolund, Barkroth e Tekie – Kujovic e Nyman.

Este será o primeiro encontro em toda a história entre estes dois emblemas. Ambas equipas lideram os respectivos campeonatos caseiros, contudo, o Rosenborg encontra-se numa incrível serie de invencibilidade nos últimos 18 jogos consecutivos, e a juntar o factor casa, tudo aponta para que os noruegueses consigam ser superiores ao suecos nesta 1ª mão.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Rosenborg 1.58 Betrally
rosenborg
Rosenborg
  • País: Noruega
  • Estádio: Lerkendal Stadion
  • Cidade: Trondheim
  • Fundação: 1917

Ver ficha completa

IFK Norrköping
IFK Norrköping
  • País: Suécia
  • Estádio:
  • Cidade: Norrköping
  • Fundação: 1897

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1987
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1034
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos