Menu

Roger Federer – David Ferrer (ATP Finals)

Roger Federer entrou com o pé direito no ATP Finals, passando pelo sérvio Janko Tipsarevic com relativa facilidade em dois sets. O tenista suíço espalhou magia e provou que está de regresso ao seu bom ténis depois da derrota sofrida na final do ATP de Basileia. Agora pela frente ele tem um tenista que tem demonstrado estar em excelente forma nas últimas semanas: o espanhol David Ferrer. O saldo entre os dois tenistas é claramente a favor do tenista suíço, que venceu os 13 duelos entre ambos.

O primeiro confronto entre eles aconteceu há quase dez anos. Foi em 2003 que Federer e Ferrer atuaram no ATP de Viena e o tenista suíço saiu vencedor com um duplo 6/2. Os dois voltariam a jogar em Doha no ano seguinte e desta vez o massacre foi ainda maior: duplo 6/1. 2006 foi o ano em que o tenista suíço e o espanhol jogaram por três e mesmo assim o então número um do mundo continuou sem perder qualquer set. No ano seguinte a história repetiu-se: três duelos e David Ferrer roubou apenas um set. Os dois voltariam a jogar em 2009 e foi nesse ano que o tenista espanhol esteve mais perto do triunfo frente a Federer. O feito aconteceu nos oitavos-de-final do ATP de Cincinnati, com o atual 5º colocado do ranking a vencer o primeiro set e liderar com um break de vantagem no segundo, uma vantagem que acabaria por não ser consumada. Desde então foram dois jogos em 2010, um em 2011 e outro em 2012, todos a caírem para o lado do tenista de Basileia. O melhor que David Ferrer conseguiu ao longo desses últimos anos foi roubar um set. Se fizermos uma análise global, o domínio do antigo líder do ranking é ainda mais avassalador: foram 27 sets vencidos contra apenas três perdidos.

ATP FinalsApesar do claro domínio de Roger Federer, é preciso ter em conta que David Ferrer atravessa aqui um dos seus melhores momentos de forma de sempre. Ele vem de dois títulos consecutivos (Valência e Paris) e é o tenista com mais triunfos este ano, num total de 73. Além disso, Ferrer é o único atleta a conseguir vencer mais de 30 encontros em piso rápido (30) e terra batida (32), repetindo o feito de Nadal em 2007. Por outro lado, David Ferrer já não é aquele tenista que dependa apenas da terra batida para conseguir vitórias. Ele tem mostrado bastante versatilidade mesmo em pisos mais velozes, como foi o caso do ATP de Paris na semana passada. Por outro lado, Roger Federer precisa de se poupar ao máximo para conseguir estar em forma para as próximas rondas. Ele já tem demonstrado que está um pouco desgastado devido à temporada intensa e uma derrota obrigaria o suíço a discutir o apuramento na última ronda, algo que poderia ser decisivo na fase final.

A vitória muito dificilmente irá fugir a Roger Federer. O tenista suíço joga praticamente “em casa”, está no seu piso favorito e demonstrou um bom ténis na estreia. No entanto, acredito que David Ferrer possa conseguir equilibrar mais do que tem sido costume, especialmente porque está com a confiança bastante elevada.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Roger Federer a ganhar 2-0 1.50 Bet365
rogerfederer
Roger Federer
  • País: Suíça
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

David Ferrer
David Ferrer
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Luciano Larrossa
  • Próg. realizados 47
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 23
  • Próg. errados 21
comments powered by Disqus

Últimos jogos