Rio Ave – Vitória de Guimarães (Liga NOS)
O Rio Ave recebe o Vitória Sport Clube na noite de segunda-feira, em encontro que marca o encerramento de mais uma jornada da Liga NOS 2017/18. A equipa vilacondense quer manter o registo positivo a jogar em casa, ao passo que os vitorianos realizam uma curta deslocação até Vila do Conde na sequência do adeus oficial à Liga Europa.
O Rio Ave de Miguel Cardoso continua a dar ótimas indicações e já é unanimemente considerado um dos projetos futebolísticos deste campeonato português. A luta pela Europa é sempre difícil, ainda para mais num ano em que só os primeiros quatro colocados da tabela têm direito a esse acesso, mas o Rio Ave apresenta capacidade suficiente para, já que mais não seja, lutar pelo “top 6”.
Para além de poder contar com uma base composta por jogadores experientes e identificados com a realidade do clube como Cássio, Marcelo ou Tarantini, o Rio Ave dispõe do talento e irreverência de Francisco Geraldes, Rúben Ribeiro ou Barreto, apresentando-se regularmente a bom nível. Para esta partida com o Vitória, Hélder Guedes (castigado), é a única baixa.
Antes de medir forças com o Vitória, o Rio Ave enfrentou o principal rival dos “Conquistadores”: o Sporting Clube de Braga, adversário que eliminou da Taça de Portugal com uma vitória por uma bola a zero. Tradicionalmente forte no estádio dos Arcos, o Rio Ave só perdeu pontos a jogar em casa na atual temporada frente aos ditos “três grandes” – empatou com o Benfica (1-1), perdeu com o FC Porto (1-2) e com o Sporting (0-1).
Onze Provável: Cássio, Lionn, Nélson Monte, Marcelo, Yuri Ribeiro, Pelé, Tarantini, Barreto, Rúben Ribeiro, André Geraldes, Karamanos
O Vitória de Guimarães desloca-se ao estádio dos Arcos depois de ter conhecido a sua sentença nas provas europeias. A derrota por três bolas a zero na Áustria, frente ao Red Bull Salzburg, colocou um ponto final na campanha vitoriana na Liga Europa. Agora é tempo de concentrar todas as atenções no campeonato e a situação não é a desejada pelos responsáveis vitorianos. A equipa da “Cidade Berço” tem acumulado alguns resultados menos bons que já colocaram em causa inclusive a posição do treinador Pedro Martins, muito contestado pelos adeptos nesta temporada.
Na última ocasião em que o Vitória entrou em campo para disputar um encontro do campeonato, perdeu na receção ao Benfica por tr~es bolas a uma. Desde então disputou mais três jogos: perdeu com a UD Oliveirense (1-4) para a Taça da Liga, eliminou o Feirense (2-1) da Taça de Portugal e na última quinta-feira perdeu o compromisso europeu disputado na Áustria por três golos sem resposta. A equipa do Vitória tem sido muito vulnerável em termos defensivos, ao ponto de apresentar a terceira defesa mais batida do campeonato com 21 golos sofridos em 11 jogos.
Pedro Henrique está recuperado de lesão e pronto para defrontar o Rio Ave. Pedro Martins não tem ausências a lamentar à entrada para este desafio.
Onze Provável: Douglas, Aurélio, Jubal, Bueno, Konan, Celis, Wakaso, Francisco Ramos, Héldon, Raphinha, Rafael Martins
Em termos de confronto direto, o Vitória venceu ambos os duelos com o Rio Ave na temporada passada e pelo mesmo “placard”: 3-0.