Menu

Rio Ave – Sporting Gijón (Amigável de Clubes)

O Rio Ave entra na reta final para o arranque da temporada 2016/17, defrontando o Sporting Gijón. A formação de Nuno Capucho entra em prova na próxima semana, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com uma deslocação a Praga. O clube espanhol, ainda em fase embrionária de preparação, empatou com o Fafe e perdeu com o Feirense, nos primeiro jogos-treino da pré-época.

O Rio Ave já está em fase adiantada da pré-temporada. A estreia, em menos de uma semana, nas competições europeias assim o obriga. Na próxima quinta-feira os vila-condenses vão a à República Checa para disputar a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa com o Slávia de Praga. O Clube de Vila do Conde está muito perto de garantir a participação na segunda prova europeia e todos sabemos como isso é importante do ponto de vista financeiro e motivacional para as equipas de dimensão intermédia.

Com a saída de Pedro Martins para a Cidade Berço, a formação vila-condense teve que passar por uma transformação. A aposta continuou a incidir num treinador jovem e ambicioso. Nuno Capucho, que depois de anos nas camadas jovens do FC Porto assumiu o vizinho Varzim, muda-se para o Estádio dos Arcos para embarcar na sua primeira experiência a treinar na primeira Liga e na Europa. Em relação à época passada o clube perdeu Bressan, que seguiu para o APOEL, mas as baixas mais preocupantes são as do setor mais avançado, sobretudo porque foram vários os elementos – Kayembe, Ukra e Kuka – a abandonar. Felizmente, o Sporting CP volta a ceder Heldon e a equipa técnica vila-condense optou por promover o ex-júnior Jaime Pinto à equipa principal. Até agora as contratações para o ataque foram Gil Dias, que vem do Varzim com o treinador, e Kizito, ex-Feirense. O Rio Ave passa a contar também com Rafa ( que vem do FC Porto) na defesa e Filipe Augusto (do SC Braga).

Capucho privilegia o 4-4-2 e é nesse esquema que a equipa se tem vindo a consolidar. Até agora o Rio Ave só perdeu um jogo da pré-época, na final do Torneio do Varzim, frente ao Vitória de Guimarães (3-2). Empatou com o Porto (1-1) e bateu o Desportivo das Aves (0-2), Varzim (0-4) e Braga B (4-0). O jogo com a segunda equipa arsenalista foi um improviso de calendário, depois do encontro com o Paços de Ferreira, na quarta-feira ter sido adiado. João Novais, Yazalde, Jaiminho e Guedes foram os marcadores de serviço.

Onze Provável: Cássio – Nadjack, Marcelo, Roderick, Rafa, Tarantini, João Novais, Rúben Ribeiro, Krovinovic, Gil Dias e Yazalde.

amigável internacionalO Sporting Gijón está a estagiar em Portugal, mais concretamente no Minho. Ainda está numa fase de preparação incipiente, afinal de contas a equipa de Abelardo só terá a primeira partida competitiva dentro de um mês, a 21 de agosto, quando recebe o Athletic Bilbao na primeira jornada da Liga Espanhola. Na terça-feira passada o Sporting fez o primeiro jogo-treino da pré-época, em Arcos de Valdevez. Os adversários escolhidos para o efeito foram os portugueses do Fafe. Apesar do clube espanhol de ter marcado bem cedo – Victor abriu o marcador logo aos sete minutos – encontrou pela frente uma formação organizada e que não encolheu perante a diferença de estatuto. Acabou por ser recompensada com uma igualdade nos minutos finais do encontro, cortesia de Materazzi.

Abelardo perdeu os dois centrais titulares da época passada para o futebol inglês. Bernardo Espinoza juntou-se ao Middlesbrough e Luis Hernández foi para o campeão Leicester City. O Gijón foi assim obrigado a ir ao mercado para suprir essas saídas. A opção recaiu em Lillo (ex-Eibar) e no experiente Fernando Amorebieta. Moi Gómez, médio formado no Villarreal que na temporada passada esteve cedido ao Getafe, é um reforço de peso.

Onze Provável: Mariño – Lillo, Juan, Mere, Canella, Nacho Cases, Pedro, Victor, Mera, Pablo Perez, Carlos Castro.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Rio Ave 2.35 Betrally
rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

sporting gijon
Sporting Gijón
  • País: Espanha
  • Estádio: El Molinón
  • Cidade: Gijón
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1869
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 786
  • Próg. errados 1057
comments powered by Disqus

Últimos jogos