Menu
Primeira Liga 27ª Jornada

Rio Ave – Marítimo (Liga NOS)

O Rio Ave joga pela segunda jornada consecutiva diante de um emblema insular. Na sequência de uma derrota comprometedora na Choupna (1-0), frente ao Nacional, a formação de Vila do Conde mede forças com o Marítimo no estádio dos Arcos e não quer perder mais terreno na luta pelo acesso às provas europeias.

As duas derrotas diante de Estoril (1-3) e Nacional (1-0)  atrasam o Rio Ave na corrida pela qualificação para as competições europeias da próxima temporada. Neste momento, ocupa o 6º lugar – pode dar acesso em função da presença do Braga na final da Taça – e tem 5 pontos de desvantagem face ao Arouca, formação que está no penúltimo lugar que (em condições normais) permite disputar a Liga Europa da próxima temporada. Sem vencer há três jogos oficiais, o Rio Ave pretende reentrar no trilho das vitórias em noite de receção ao Marítimo.

Considerando os 18 jogos em casa que o Rio Ave já disputou esta temporada – divididos por campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga -, o saldo é o seguinte: Nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas. No que toca a jogos do campeonato, a realidade fica reduzida a 13 encontros. O Rio Ave ganhou sete, empatou um e perdeu cinco. Note-se que há duas jornadas que não triunfa no estádio dos Arcos, registando um empate com o Paços de Ferreira (1-1) e uma derrota diante do Estoril (1-3). Nesta série para a Liga NOS, marcou em 16 ocasiões e só ficou “em branco” na receção ao Moreirense (0-1). Não obstante, nos últimos sete jogos, só não sofreu golos diante do União da Madeira (1-0).

O registo caseiro do Rio Ave em compromissos com o Marítimo não é particularmente auspicioso. Nos últimos 10 encontros, a equipa vilacondense só venceu o conjunto maritimista na temporada 2003/04 (2-1). Nos restantes encontros, registaram-se oito empates e duas vitórias do Marítimo.

Hélder Postiga está em duvida para este encontro. O guarda-redes Cássio é baixa confirmada, uma vez que foi expulso na Choupana.

Onze Provável: Rui Vieira, Lionn, Roderick, Marcelo, Edimar, Wakaso, Tarantini, Pedro Moreira, Ukra, Kuca, Yazalde

Liga NOSDe orgulho ferido na sequência da derrota por três bolas a zero frente ao Boavista,  o Marítimo desloca-se a Vila do Conde. Não perdeu nas últimas três deslocações que efetuou. Empatou em Setúbal (1-1) e em Paços de Ferreira (2-2), triunfando na deslocação a casa do “lanterna vermelha” Tondela. Na primeira volta, a formação insular bateu o Rio Ave por três bolas a duas.

Atualmente sob as ordens de Nelo Vingada, o conjunto maritimista já não acalenta qualquer esperança no que diz respeito à qualificação para as competições europeias da próxima temporada. Com a presença na final da Taça da Liga garantida, o objetivo passa por consolidar um lugar na primeira metade da pauta classificativa. Neste momento, ao cabo de 26 partidas, o Marítimo contabiliza 29 pontos – conquistou 12 fora de portas. É a segunda defesa mais batida da Liga NOS (51 golos sofridos) e nos últimos 15 jogos só manteve a sua baliza inviolável na receção à Académica (1-0). Em 13 jogos na condição de visitante, só não conseguiu marcar no estádio da Luz (6-0), no Dragão (1-0) e no Municipal do Coimbra (1-0).

Onze Provável: Salin, Patrick, Maurício, Dirceu, Briguel, Fransérgio, Éber Bessa, Ghazaryan, João Diogo, Edgar Costa, Babá

Encontro equilibrado em perspetiva, com as casas de apostas a atribuírem ligeiro favoritismo ao Rio Ave. À entrada para esta partida, atendendo à atual situação de uma e outra equipa, a maior quota de responsabilidade recai sobre o Rio Ave. Os comandados de Pedro Martins querem quebrar o registo desfavorável diante do Marítimo e regressar aos triunfos. À imagem do que aconteceu na primeira volta, tendo em conta o registo recente de uma e outra equipa, é expectável que ambas cheguem ao golo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 1.80 Betrally
rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos