Menu

Rio Ave – Chaves (Taça da Liga)

O Rio Ave e o Chaves colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, num embate a contar para a 2ª fase da Taça da Liga. O conjunto da casa entra nesta etapa da prova num mau momento no campeonato português, não conseguindo vencer nenhum dos três embates da Liga NOS, e batendo apenas o Santa Clara em grandes penalidades, para a Taça de Portugal. Já o Desportivo de Chaves voltou a cair no campeonato português, desta vez em casa do SC Braga, somando a sua segunda derrota da temporada, devendo chegar a este embate à procura de se redimirem.

Rio Ave nunca, em toda a sua história, conseguiu somar o título de vencedor da Taça da Liga ao seu palmarés, embora já tenha estado bastante perto de o conseguir recentemente, ao alcançar a final de 2013/14, onde foi eliminado pelo Benfica. Os Vilacondenses chegam aqui num mau momento, já que não venceram nenhum dos últimos três embates do campeonato português, o que os deixa em 7º lugar com 11 pontos, já a 3 pontos de subirem até aos lugares de acesso à Europa, fruto de 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com parciais de 10 golos marcados e 10 golos sofridos. Este conjunto comandado por Nuno Capucho demonstrou uma quebra de forma em relação aos resultados que apresentaram na fase inicial do campeonato, onde chegaram mesmo a arrancar um empate em casa do SC Braga e venceram na recepção ao Sporting CP. Contudo, sucumbiram recentemente a desaires contra o Paços de Ferreira e Estoril Praia, e não conseguiram melhor que um empate a uma bola na última jornada da Liga NOS em casa do Moreirense. Os Vilacondenses são um conjunto que consegue melhores resultados em casa do que fora, embora demonstre parciais de 6 golos marcados e 6 golos sofridos, apenas no campeonato português, pelo que arrisca mais no processo ofensivo, com sucesso, mas acaba por conceder mais por isso.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Rio Ave apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção ao Sporting CP. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do Paços de Ferreira, uma derrota por 1-2 em terreno do Estoril Praia, um empate por 1-1 em terreno do Santa Clara, em jogo a contar para a Taça de Portugal, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Moreirense. Aníbal e Filipe Augusto estão de fora, ambos lesionados.

Onze Provável: Cássio – Lionn, Miranda, Marcelo e Soares – Wakaso e Tarantini – Héldon, Ribeiro e Yazalde – Guedes.

taça da ligaChaves, por sua vez, também nunca conquistou o título de vencedor da Taça da Liga, tendo apenas chegado uma vez à Fase de Grupos desta competição, em 2013/14. Na temporada transacta, os Flavienses também alcançaram esta 2ª fase da prova onde tiveram pela frente este mesmo Rio Ave, mas acabando eliminados em grandes penalidades. Já no campeonato português, os Valentes Transmontanos estão a conseguir uma boa temporada já que foram promovidos esta época, tendo apenas escorregado duas vezes, às mãos do Benfica e do SC Braga, ocupando assim o 6º lugar na tabela com 12 pontos, fruto de 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com parciais de 8 golos marcados e 7 golos sofridos. Este conjunto sob as ordens de Jorge Simões conseguiu ainda carimbar o acesso à 4ª eliminatória da Taça de Portugal depois de eliminar a União da Madeira, no encontro antes de viajar até casa do SC Braga. Os Valentes Transmontanos apresentam um melhor registo a actuar fora de portas do que no seu próprio terreno, no campeonato português, somando 7 dos seus 12 pontos, apresentando ainda parciais de 4 golos marcados e 3 golos sofridos, já que este conjunto privilegia bastante a sua organização defensiva, partindo maioritariamente para o ataque em transições rápidas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Chaves apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Arouca. Seguiu-se uma derrota por 0-2 na recepção ao Benfica, uma vitória por 3-1 na recepção ao Belenenses, uma vitória por 0-1 em terreno da União da Madeira, em jogo a contar para a Taça de Portugal, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do SC Braga. Fabio Santos, Felipe Lopes e Alioune Fall estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Nunes – Paulinho, Freire, Ponck e Nelson – Patrão e Rafael Assis – Perdigão, Braga e João Mário – Lopes.

O Rio Ave venceu 3 dos últimos 8 confrontos directos, com o Chaves a vencer 1 e a empatar os restantes 4.

Rio Ave 2-0 Chaves
Taça Portugal 2014/15
Rio Ave
0-0(4-2 g.p.)  Chaves
Taça da Liga 2014/15
Chaves
1-1
Rio Ave
Taça da Liga 2014/15
Rio Ave 3-2 Chaves
Vitalis 2006/07
Chaves 1-1 Rio Ave
Vitalis 2006/07
Chaves 0-2 Rio Ave
Taça de Portugal 2004/05
Chaves 2-0 Rio Ave
II Liga 2002/2003
Rio Ave 2-2 Chaves
II Liga 2002/2003

Espera-se um embate com a equipa da casa a tentar chegar ao golo de forma organizada, com o Chaves a aproveitar os contra-ataques para criar perigo. Ainda assim, o Chaves perdeu apenas 1 embate fora de portas, e tem conquistado melhores resultados que o seu adversário, sendo de esperar que, embora com dificuldade, consiga a qualificação.

Prognóstico Odd Casa Erro
Chaves a Qualificar-se 2.60 Betrally
rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

GD Chaves
Desportivo de Chaves
  • País: Portugal
  • Estádio: Eng. Manuel Branco Teixeira
  • Cidade: Chaves
  • Fundação: 1949

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2128
  • Média Odds usadas 1.81
  • Próg. certos 1099
  • Próg. errados 923
comments powered by Disqus

Últimos jogos