Menu
Primeira Liga 6ª Jornada

Rio Ave – Académica (Liga NOS)

Noite de estreia nos Arcos. O Rio Ave apadrinha a estreia de Filipe Gouveia à frente da equipa da Académica de Coimbra, técnico que assumiu o comando da formação estudantil a meio da última semana. A derrota com o Boavista em casa, por 0-2, ditou o fim do ciclo de José Viterbo à frente do clube do seu coração. O próprio apresentou a demissão ao presidente José Eduardo Simões, que comunicou a decisão em conferência de imprensa de forma visivelmente emocionada. Inicia-se um novo ciclo e é urgente alcançar resultados positivos no imediato. É que ao cabo de cinco jornadas, a “Briosa” ainda não somou qualquer ponto e está cada vez mais sozinha no fundo da pauta classificativa. O Rio Ave, que surge perto dos lugares de acesso às competições europeias, é o adversário nesta sexta jornada.

Filipe Gouveia regressa a uma casa que bem conhece, dado que foi adjunto de Pedro Emanuel na Académica. Estava ao serviço do Santa Clara e abraça agora este projeto primodivisionário. Tem em mãos uma tarefa complicada, porém conta com um plantel que revela capacidade para dar a volta à atual situação. Uma vez que há novo treinador, importa realçar que este tipo de situação costuma “mexer” com as equipas já que mais não seja pelo impacto imediato que conhecer um novo líder constitui. Gouveia até poderá vir a alterar significativamente o que Viterbo havia instituído, mas a equipa ainda tem muito pouco tempo de trabalho para que tenha assimilado algo de significativo. É natural que surjam algumas alterações no onze inicial, logicamente.

Onze Provável: Trigueira – Plange, Iago, Real, Emídio Rafael – Obiora, Nuno Piloto, Bouadla – Ivanildo, Rui Pedro, Gonçalo Paciência.

Liga NOSO Rio Ave de Pedro Martins já nos habituou a boas prestações no principal escalão, complicando a vida inclusive aos ditos “grandes”. Este será o terceiro jogo dos vilacondenses em casa, sendo que ainda não houve lugar a qualquer tipo de facilitismo aos “convidados”: O Braga perdeu por 1-0 nos Arcos; O Sporting sofreu para vencer por 2-1. Agora, após se ter deslocada à Mata Real e vencido o Paços de Ferreira por esclarecedores 0-3, há que regressar às vitórias a jogar em reduto próprio. Em tempos de praxe académica, os homens do norte pretendem fazer a vida negra aos estudantes. O “caloiro” Filipe Gouveia esgrimirá argumentos neste encontro na tentativa de levar a melhor, embora os homens da casa sejam favoritos à vitória.

Do ponto de vista ofensivo, o Rio Ave apresenta números interessantes. Já leva dez golos marcados, algo que perfaz uma média de dois tentos apontados por jogo. Marcou nos cinco jogos a contar para o campeonato e agora procura piorar o registo defensivo da Académica, formação que mais golos consentiu no campeonato até à data (12). Héldon está em polvorosa, jogador que já faz estragos com a camisola do Rio Ave e apontou um “bis” na deslocação à Capital do Móvel. Sem Ahmed Hassan, que rumou a Braga, responsabilidades acrescidas recaem sobre o internacional cabo-verdiano.

Onze Provável: Cássio – Lionn, Vilas-Boas, Aníbal Capela, Edimar – Wakaso, Pedro Moreira, Tarantini – Ukra, Zeegelaar, Héldon.

O Rio Ave terá que lidar com o impacto imediato que a entrada de Filipe Gouveia em cena acarreta, mas é favorito à conquista dos três pontos à entrada para esta partida.

Académica 0-0 Rio Ave Liga NOS 2014/15
Rio Ave 3-0 Académica Liga NOS  2014/15
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Rio Ave 1.65 Dhoze
rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos