Menu

República da Irlanda – Suíça (Amigáveis de Seleções)

O Aviva Stadium, em Dublin, recebe o encontro amigável entre a República da Irlanda e a Suíça, duas seleções que trabalham tendo em vista a participação na fase final do campeonato da Europa. A última ocasião em que se defrontaram remonta a Outubro de 2005, ocasião em que o marcador não saiu do nulo.

A seleção da República da Irlanda garantiu o apuramento para a fase final do campeonato da Europa via “play-off”. Mediu forças com a Bósnia na derradeira eliminatória de acesso e, após um empate a uma bola em Sarajevo, venceu em casa por duas bolas a zero e assegurou a respetiva vaga. Formação que marcou presença na última edição do campeonato da Europa, disputado na Polónia e na Ucrânia, o objetivo irlandês passa por melhorar a prestação. Na última fase final em que estiveram, os irlandeses não conseguiram conquistar qualquer ponto.

No apuramento irlandês, destaque para a consistência que a equipa denotou nos jogos em casa. Nos seis encontros caseiros que disputou (cinco na fase de grupos e um para o “play-off”), a República da Irlanda nunca saiu derrotada. A poderosa seleção alemã perdeu em Dublin (1-0) na derradeira ronda do grupo D, resultado que permitiu aos irlandeses darem um grande passo rumo à fase final. Nos demais encontros disputados em casa, a formação irlandesa venceu Gibraltar (7-0), Geórgia (1-0) e Bósnia (2-0), tendo dividido pontos com a Polónia (1-1) e a Escócia (1-1).

Durante a fase de qualificação, a República da Irlanda realizou cinco deslocações. Venceu Geórgia (1-2) e Gibraltar (0-4), empatou na Alemanha (1-1) e perdeu diante da Polónia (2-1) e da Escócia (1-0). Um dado estatístico que importa enaltecer é o facto de, ao longo de todo o trajeto, os norte irlandeses só terem ficado em branco no terreno da “tartan army”. Fiel à identidade britânica, falamos de uma equipa que privilegia um futebol vertical, de ataque, que conta com bons elementos na linha avançada.

O encontro diante da Suíça representa o primeiro amigável em 2016. Jonathan Walters está indisponível para este encontro, ainda que esteja disponível para a partida da próxima terça-feira. Harry Arter e Jeff Henrick estão arredados deste compromisso.

Onze Provável: Rob Eliott, Seamus Coleman, Shane Duffy, John O’Shea, Robbie Brady, James McCarthy, Glenn Whelan, Wes Hoolahan, McGeady, James McClean, Shane Long

amigável internacionalA Suíça, equipa que partilha o grupo A com França, Albânia e Roménia na fase final do campeonato da Europa, terminou a participação na qualificação na segunda posição do grupo E. Defrontou Estónia, Lituânia e San Marino, adversários teoricamente acessíveis que não se intrometeram na luta pelo apuramento para a fase final da prova. Ficou atrás de Inglaterra, nação que fez o pleno ao triunfar em todos os encontros que disputou. A seleção suíça, por seu turno, nunca dividiu pontos ao longo da fase de qualificação – venceu sete jogos e perdeu os restantes. Averbou dois desaires diante da congénere britânica (0-2; 2-0) e também foi derrotada na deslocação à Eslovénia. Destaque para a boa prestação helvética a jogar em casa, dado que conquistou 12 pontos em 15 possíveis.

No último encontro amigável que disputou em Novembro de 2015, a equipa helvética levou a melhor diante da Áustria (1-2). Haris Seferovic apontou os dois golos da equipa orientada por Vladimir Petkovic, conjunto composto por vários jogadores que atuam nos principais campeonatos europeus.

Onze Provável: Sommer, Lichsteiner, Klose, Djourou, Moubandje, Inler, Behrami, Shaqiri, Mehmedi, Seferivic, Drmic

Partida interessante em perspetiva. A República da Irlanda é uma seleção que apresenta um registo caseiro imaculado durante a fase de qualificação, facto que importa enaltecer. Venceu os últimos três jogos que disputou em reduto próprio e não sofreu qualquer golo. Embora o contexto seja amigável, quer somar novo triunfo a caminho do campeonato da Europa.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Empate Anula: República da Irlanda 1.95 Betrally
Irlanda
Rep. Irlanda
  • País: Rep. Irlanda
  • Estádio:
  • Cidade: Dublin
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Suíça
Suíça
  • País: Suíça
  • Estádio:
  • Cidade: Zurique
  • Fundação: 1895

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1501
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos