Menu
  • 10 outubro
  • 19:45
  • Betrally

República Checa – Turquia (Euro 2016)

A jornada dupla que encerra o apuramento para o Euro promete dramatismo no grupo A. A República Checa já tem a qualificação garantida mas não é irrelevante por razões desportivas e financeiras terminar em primeiro ou segundo do grupo. Para a Turquia, que já não tem condições de atingir o apuramento direto, resta a terceira posição, que garante o play-off. Para isso há que pontuar ou arrisca ser ultrapassada pela Holanda.

A República Checa ocupa o segundo lugar do grupo empatada em pontos (dezanove), resultados (6V/ 1E/ 1D) e nos confrontos diretos (cada qual venceu o seu jogo em casa por 2-1) com a Islândia. O critério que dá o primeiro posto aos nórdicos é a diferença de golos: 15-3 contra 16-10 dos checos. A terceira classificada, a duas jornadas do fim, é a Turquia, com doze pontos. O que significa que os dois acessos diretos já estão atribuídos. Mas islandeses e checos têm todo o interesse em conseguir passar na frente. Do ponto de vista financeiro o encaixe é superior e do ponto de vista desportivo terão um sorteio mais favorável, em virtude do ranking.

O problema da República Checa é que nesta jornada dupla final vai enfrentar os dois desesperados do grupo, primeiro servindo de anfitriã aos turcos, depois em deslocação à Holanda. Ora, tanto uns como outros estão na berlinda, arriscando-se a ficar de fora do Euro 2016, o que de todo não estava nos respetivos planos. Vão ter que se desunhar para pontuar e os checos vão ter dois últimos jogos muito duros pelo empenho dos adversários.

Onze Provável: Cech – Kaderabek, Suchy, Prochadze, Limbersky – Darida, Pavelka – Dockal, Kolar, Sural – Skoda.

Euro 2016Mesmo no melhor cenário possível, se a Turquia vencesse os dois encontros que restam, o máximo de pontuação amealhada seria de dezasseis pontos, o que não chega para ameaçar a posição dos dois líderes. Esse já estão fora do alcance mas os turcos ainda não estão a salvo dos holandeses, que seguem atrás, com menos dois pontos. Para qualquer uma das seleções será muito difícil engolir o desaire de não se qualificarem para a fase final do europeu, ainda por cima quando o número de participantes foi alargado.

A Turquia parte em vantagem para conquistar o terceiro lugar mas tem também, entre as duas, o pior calendário. Os Holandeses podem aproveitar a visita ao Cazaquistão – que está em último e já não entra nas contas – para tentar os três pontos e na próxima terça enfrentam a República Checa em Amesterdão. Mas os turcos não têm nenhum jogo fácil já que enfrentam as duas melhores formações do grupo A, ainda em disputa pela liderança. Este sábado vão a Praga e na terça recebem a visita dos islandeses.

A seleção orientada por Fatih Terim começou por perder de enfiada os dois primeiros encontros desta fase de apuramento, frente à Islândia (3-0) e República Checa (1-2), mas depois encarreirou, alternando vitórias e empates. Em setembro último garantiu um importante triunfo sobre os holandeses (3-0), diminuindo assim significativamente as hipóteses da Laranja Mecânica se qualificar. Nos confrontos diretos a vantagem é dos turcos que não só venceram em casa como asseguraram uma igualdade fora.

Onze Provável: Babakan – Ozbayrakli, Aziz, Balta, Erkin – Inan, Tufan – Çalhanoglu, Ozyakup, Turan – Yilmaz.

Turquia 1-2 República Checa Euro 2016 (Q)
Turquia 0-2 República Checa Amigáveis 2013
Turquia 2-1 República Checa Amigáveis 2010
Turquia 3-2 República Checa Euro 2008

O resultado da primeira volta, na Turquia, foi favorável aos visitantes. Os dois últimos confrontos foram ganhos pela República Checa, os dois anteriores pelos turcos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Burak Yilmaz para marcar 2.90 Betrally
República Checa
República Checa
  • País: República Checa
  • Estádio:
  • Cidade: Praga
  • Fundação: 1901

Ver ficha completa

Turquia
Turquia
  • País: Turquia
  • Estádio:
  • Cidade: Ancara
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos