Menu

Rep. Irlanda – Suécia (Euro 2016)

O mais provável é que este duelo inaugural entre Irlandeses e Suecos defina a perspetiva de qualquer uma destas seleções sobreviver à concorrência no Grupo E. Ambas conseguiram a qualificação via play-off mas são quase o oposto uma da outra. A Rep. Irlanda vale pelo carácter e sobretudo pelo coletivo. O plano A, B e seguintes da Suécia é entregar a bola a Zlatan Ibrahimovic. Tanto num caso como no outro, tudo pode acontecer.

A seleção da Rep. Irlanda ficou em terceiro lugar no grupo D, que apurou diretamente Alemanha e Polónia. Foi repescada para o play-off e aí conseguiu superar a Bósnia Herzegovina (1-1 fora e 2-0 em casa, com dobradinha de Jon Walters). É justo afirmar que Martin O’Neill faz milagres. De facto esta Rep. Irlanda vale pelo carácter e garra com que enverga a camisola. Aqui não há estrelas. Robbie Keane está com trinta e cinco anos e a idade já lhe pesa muito nas pernas. Mais de metade destes vinte e três jogadores alinha em clubes do segundo escalão inglês e pelo menos quatro das peças essenciais do onze inicial – O´Shea, Whelan, Hoolahan e Walters – já passou dos trinta.

Apesar dessas limitações a fase de qualificação para o Euro 2016 provou que esta seleção de O’Neill, coadjuvado pelo irrascível Roy Keane, é capaz de bater o pé a qualquer um. A Alemanha que o diga: foram empatar a Gelsenkirchen (1-1) e venceram o jogo em Dublin (1-0).

Esta será a terceira presença da Rep. Irlanda num Europeu de futebol e nas duas anteriores ficou-se pela fase de grupos. Em 2012 não teve sorte nenhuma com o sorteio – ficou emparelhada no grupo das duas formações que haveriam de chegar à final, Espanha e Itália. Desta feita também não foram bafejados pela sorte – além da Suécia o Grupo E integra também Itália e Bélgica – mas as condições de passagem aos oitavos de final sou um bocadinho mais abertas. Há sempre a possibilidade de lá chegar através de um terceiro lugar.

À partida para o jogo de estreia em França Martin O’Neills tem Jon Walters, Brady e Robbie Keane em dúvida, com mazelas menores.

Onze Provável: Randolph – Coleman, O’Shea, Clark, Brady – McCarthy, Whelan, Hendrick – Hoolahan – Walters, Shane Long.

euro 2016A Suécia também se apurou para o Euro via play-off – eliminou a vizinha Dinamarca (2-1, 2-2) – depois de ter ficado no terceiro posto do grupo G, atrás da Áustria e Rússia.

A seleção nórdica é Zlatan Ibrahimovic e mais dez, não há volta a dar. A boa notícia é que o avançado de trinta e quatro anos está melhor do que nunca. Pode já não ter a capacidade de explosão de outros verões mas fisicamente continua a ser dominante. Confiança nunca lhe faltou para encarar qualquer adversário e tem a inteligência para tirar o melhor partido do seu físico para segurar a bola. O lado menos positivo da equipa de Erik Hamren? Alguma falta de consistência no miolo do terreno e ter apenas uma estratégia: Zlatan. Dependendo dos dias e mesmo ao longo de uma mesma partida pode proporcionar momentos altos e sofrer reveses. O que a torna sempre interessante de seguir.

A Suécia apurou-se para os quatro Europeus anteriores mas só por uma vez, em 2004, foi além da fase de grupos. Em Portugal caiu nos quartos de final. Desta vez o primeiro objetivo, que vai exigir aplicação máxima, será passar aos oitavos de final.

Onze Provável: Isaksson – Lustig, Granqvist, Lindelof, Olsson – Durmaz, Kallstrom, Ekdal, Forsberg – Ibrahimovic, Berg.

República da Irlanda
1-2
SuéciaSuécia
Mundial 2014 (Q)
Suécia
0-0
República da IrlandaRepública da Irlanda
Mundial 2014 (Q)

Os últimos confrontos entre Rep. Irlanda e Suécia aconteceram em 2013, na fase de qualificação para o Mundial do Brasil. Empataram sem golos Estocolmo e os suecos foram vencer a Dublin.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ibrahimovic marca 2.00 Betrally
Irlanda
Rep. Irlanda
  • País: Rep. Irlanda
  • Estádio:
  • Cidade: Dublin
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Suécia
Suécia
  • País: Suécia
  • Estádio:
  • Cidade: Solna
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 2085
  • Média Odds usadas 2.2
  • Próg. certos 880
  • Próg. errados 1180
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.