Menu

Rep. Democrática do Congo – Mali (CAN 2013)

Na última jornada do Grupo B da Taça das Nações Africanas, o frente a frente entre Rep. Dem. do Congo e o Mali definirá qual das duas equipas seguirá para os quartos-de-final. Quem vencer, poderá contar com o apuramento. O empate poderá também servir aos malianos, ficando aí dependentes do que ocorrer na partida entre Gana e Níger, onde uma vitória dos nigerinos obrigará a outras contas.

Depois de uma excelente exibição frente ao Gana, os congoleses foram uma autêntica deceção na segunda jornada, não conseguindo marcar frente ao Níger e somando o segundo empate no torneio. Mputu, Mbokani e LuaLua, que estiveram muito bem, sobretudo na segunda parte, no primeiro jogo, ficaram aquém das expetativas e terminaram o encontro a zero. Uma vitória nessa partida teria catapultado os congoleses para uma posição bem próxima do apuramento. Assim, chegam ao último jogo com total obrigatoriedade de vencer para seguir em frente.

Mesmo que, à partida, não fossem vistos como favoritos para chegar aos quartos-de-final, o Grupo B provou ser muito mais equilibrado em campo do que se previa no papel. Assim, frente a um Mali que também ainda não está no seu melhor momento, os congoleses terão uma derradeira oportunidade de vencer um jogo e continuar em prova. O trio atacante terá que ser menos perdulário e conseguir marcar nesta partida. A nível defensivo, Claude Le Roy conseguiu acertar bem as suas peças e revelou uma melhor organização no segundo jogo.

CAN 2013O Mali deixou várias dúvidas quanto à sua real capacidade para cumprir o sonho de Keita e vencer a CAN. Depois de uma vitória magra frente ao Níger, a derrota com o Gana não será surpreendente, mas é preocupante o nível exibicional apresentado pela equipa de Patrice Carteron. No fundo, os malianos foram incapazes de criar muito perigo junto da área adversária, e nem a entrada de Modibo Maiga fez com que o conjunto do Mali causasse mais preocupações ao adversário.

No frente a frente com os congoleses, Keita terá que voltar a assumir a liderança do seu conjunto, visto depender dele o que de melhor se viu dos malianos nesta CAN. Para além disso, Momo Sissoko, outros dos elementos mais experientes da equipa, não tem conseguindo mostrar-se ao melhor nível, o que poderia oferecer maior estabilidade à zona intermediária da sua seleção.

A defensiva maliana estará, uma vez mais, perante um teste de grau elevado, já que os congoleses já mostraram ser capazes de marcar. N’Diaye e Adama Coulibaly parecem ser as opções de Carteron para a zona central, com o guarda-redes Samassa a ter que voltar a fazer um jogo sem sofrer golos para conseguir garantir o lugar nos quartos-de-final.

Depois de um terceiro lugar na CAN do ano passado, a verdade é que o Mali parece uma equipa mais frágil, com menor dedicação competitiva e com as suas principais figuras longe do melhor momento de forma. Surge assim a oportunidade para a Rep. Dem. do Congo deixar pelo caminho uma das equipas melhor cotadas na antevisão da prova.

Se assim acontecer, será a primeira vez que os congoleses batem a sua congénere maliana com o seu atual nome. A única vitória da equipa em confrontos com o Mali aconteceu em 1994, quando o país ainda era conhecido como Zaire:

Rep.Dem. do Congo 1-1 Mali  CHAN 2011
Rep.Dem. do Congo 0-3 Mali  Amigáveis 2004

Dadas as circunstâncias, este poderá ser um jogo onde a imprevisibilidade reinará até ao final. Ainda assim, a maior experiência dos malianos poderá ser-lhes fundamental para aguentar em prova, mesmo que os congoleses possam surpreender com o reaparecimento da sua frente de ataque.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 Golos 2.25 Bet365
republica democrática congo
República Democrática do Congo
  • País: República Dem. do Congo
  • Estádio:
  • Cidade: Kinshasa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

mali
Mali
  • País: Mali
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2833
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1331
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos