Renato Sanches, de 17 anos, é uma das maiores promessas da formação do Benfica. O médio português chegou ao clube encarnado em 2008 depois de ter passado pelas Águias Musgueira. O menino de 11 anos deu nas vistas no futebol 7 onde é e deve ser permitido aos jovens errarem, numa aprendizagem de tentativa-erro.

Após um percurso normal nas camadas jovens onde deu nas vistas nos vários escalões, Renato Sanches chegou aos Juvenis com o estatuto de craque a seguir com atenção, onde chegou a ser chamado por Norton de Matos em 2012/2013 para integrar os trabalhos da equipa B do Benfica.

A dar os primeiros passos no futebol, Renato já conta com 3 títulos. Um Nacional de Juvenis, Juniores e um Campeonato Distrital da AF Lisboa no escalão de Juniores.

A nível internacional, o jovem português tem-se destacado nos Sub-17. Este mesmo ano na Qualificação para o Europeu Sub-17, Portugal somou 3 vitórias em 3 jogos no Grupo 6, constituído também por Ucrânia, Letónia e Islândia. 9 golos marcados e nenhum sofrido. Sanches marcou um golo e partiu para o Europeu Sub-17 como um dos melhores jogadores da prova. Jogado em Maio deste ano em Malta, Portugal enfrentou a Escócia, Alemanha e Suíça no Grupo B para decidir um lugar nas meias-finais.

A selecção das Quinas voltou a vencer os 3 jogos que disputou e sem sofrer golos. Dos 4 golos marcados, Renato Sanches foi o autor de um golo. Vitória por 2-0 à Escócia, 1-0 à Suíça e 1-0 à Alemanha. Portugal acabou por cair nas meias-finais frente a Inglaterra que viria a vencer o Europeu.

Esta temporada estreou-se pela equipa secundária do Benfica, merecendo a confiança de Hélder Cristóvão. Até ao momento já completou dois jogos na 2ª divisão portuguesa. A sua qualidade não passou despercebida a Jorge Jesus que o chamou para o jogo da Taça de Portugal frente ao Sporting da Covilhã, apesar de não ter saído do banco.

O médio tem brilhado ao serviço dos Juniores na UEFA Youth League. O Benfica deslocou-se até à Alemanha para vencer o Leverkusen por 3-2, com os golos a saírem dos pés de Renato Sanches, protagonizando as três assistências.

Intensidade

Da conjugação do futebol de rua com o trabalho desenvolvido no Caixa Futebol Campus, nasceu Renato Sanches. Um box-to-box que também pode jogar a 10. Em ambas as posições demonstra ter qualidade para ser uma referência num curto espaço de tempo.

Renato Sanches no SL Benfica

Renato Sanches é dos jovens mais promissores do meio-campo benfiquista

O rebelde, irreverente e virtuoso médio encarnado é comparado por muitos a Manuel Fernandes. Renato destaca-se pela sua capacidade técnica e táctica, aliando ainda um elevado argumento físico. Sente-se confortável ao assumir as acções de construção da equipa. Joga em alta rotação e intensidade, entrando no corredor central em progressão, com conduções rápidas, o que cria dificuldades aos adversários para o travar.

Revela uma grande capacidade para segurar a posse de bola e impor o ritmo do jogo. Rompe bem nos espaços e usa os seus atributos de passe e remate para se desdobrar ofensivamente e aparecer em bom plano no último terço do campo, onde costuma assistir os seus companheiros ou arriscar o remate. Recorre à capacidade técnica para partir em situações de 1×1, apresentando-se em grande nível nos dribles curtos. Um dos seus pontos fortes é a capacidade de execução.

O português patenteia os relvados com a sua maturidade, visão de jogo e leitura táctica. Contribui no processo defensivo da sua equipa. Agressivo e nunca desiste do esférico o que o leva a recuperar muitas bolas no meio-campo ofensivo, iniciando depois os contra-ataques.

Se o excesso de confiança e a fama não traírem Renato Sanches o português tem condições para vir a ser a próxima coqueluche do Benfica. Com 17 anos repletos de intensidade e dinâmica, o médio português promete trilhar o seu próprio caminho até atingir o topo. Um exemplo de como é possível queimar etapas no Seixal.

Ficha Técnica

Nome: Renato Júnior Luz Sanches

Clube: SL Benfica

Nacionalidade: Portugal

Nascimento: 1997-08-18 (17 anos)

Posição: Médio-Centro

Pé: Direito

Altura: 173 cm

Peso: 75 kg

Boas Apostas!