Menu

Rafael Nadal – Nicolas Almagro (ATP Rio de Janeiro)

Rafa Nadal enfrenta Nicolas Almagro na segunda ronda do ATP do Rio de Janeiro. Com a quantidade de espanhóis a disputar o torneio brasileiro são inevitáveis estes duelos entre compatriotas. Na primeira eliminatória o antigo rei da terra batida ultrapassou Pablo Carreño Busta, em sets diretos. Já Almagro, que vem de uma participação impressionante em Buenos Aires, precisou de ir ao terceiro parcial para bater Daniel Muñoz.

Nesta fase da sua carreira Rafael Nadal é um homem com objetivos bem definidos mas também bastante modestos. Continua a ser estranho ouvir o menorquino afirmar que o seu objetivo, dia a dia, é jogar melhor do que véspera. Sendo sensato, e até uma boa abordagem, soa deslocado num tenista tão dominante. Esse é o objetivo no Rio de Janeiro, onde Nadal procura também as sensações positivas das últimas participações. O espanhol conquistou o título em 2014, batendo Aleksandr Dolgopolov (6-3, 7-6) e no ano passado foi semifinalista, perdendo então para Fabio Fognini (1-6, 6-2, 7-5). O número cinco mundial diz que as coisas lhe têm corrido bem na cidade carioca e por isso regressa, para tentar repetir.

Rafa chegou à final do evento de Doha, altura em que perdeu para Novak Djokovic (6-1, 6-2), sem o menor vislumbre dos duelos épicos de outros tempos. No Major australiano foi eliminado à primeira tentativa, sendo o carrasco Fernando Verdasco (7-6, 4-6, 3-6, 7-6, 6-2). Nunca lhe tinha acontecido cair na primeira ronda do Open da Austrália, sendo que logo à primeira participação tinha atingido a terceira ronda.

Rio_OpenNesta edição do ATP 500 do Rio Nadal defrontou na primeira batalha o compatriota Pablo Carreño Busta e desembaraçou-se do obstáculo em sets diretos (6-1, 6-4). O espanhol mais jovem entrou mal na partida e permitiu o break a Nadal logo a abrir, que lhe permitiu fechar o primeiro set antes da partida ser interrompida devido à chuva. No segundo parcial Rafa também conseguiu um break a seu favor logo cedo mas as perdas de serviço sucederam-se para os dois lados depois disso e demorou um pouco mais a fechar o set e o encontro a seu favor. No primeiro set Nadal esteve muito bem e confortável, no segundo acusou as alterações climatéricas que tornaram o piso muito mais pesado.

Na semana passada o quinto da hierarquia não resistiu a Dominic Thiem (6-4, 4-6, 7-6), na meia-final de Buenos Aires. Curiosamente, o austríaco que viria a sagrar-se campeão do torneio, foi também o responsável por acabar com o sonho de Almagro.

Nicolas Almagro é o quinquagésimo terceiro do ranking ATP mas em terra batida é um adversário muito mais complicado do que o seu lugar na hierarquia sugere.

Aconteça o que acontecer nesta segunda ronda do ATP do Rio de Janeiro, Almagro já está a ganhar pontos. Nas duas participações anteriores não tinha ido além da primeira etapa. Em 2014 o responsável pelo afastamento foi Dolgopolov (2-6,6-3, 6-0), no ano passado o responsável foi Cuevas (4-6, 6-3, 6-4). Portanto, este já é o seu melhor resultado no torneio carioca.

Na semana passada o espanhol teve uma excelente atuação no ATP de Buenos Aires, onde chegou à final. Depois de bater nos quartos de final Jo-Wilfried Tsonga (6-2, 7-5) e na meia-final David Ferrer (6-4, 7-5), o sonho de Almagro conquistar o troféu na capital argentina foi desfeito por Dominic Thiem (6-3, 6-1, 6-3).

Na primeira ronda do Rio teve como adversário um compatriota. Daniel Moñoz, septuagésimo segundo do ranking, conseguiu roubar o segundo set mas a sua capacidade de reação não durou muito para além disso (6-1, 3-6, 6-4).

2015 French Open Nadal 3   6 6 6 2R
Almagro 0 4 3 1
2015 Barcelona Nadal 2   6 6 2R
Almagro 0 3 1
2015 Miami Nadal 2   6 6 2R
Almagro 0 4 2
2014 Barcelona Almagro 2   2 7 6 QF
Nadal 1 6 65 4

Nadal só perdeu uma vez frente a Nicolas Almagro (13-1), há dois anos em Barcelona. O duelo mais recente aconteceu em 2015, na segunda ronda de Roland Garros.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória de Rafael Nadal por 2-1 4.00 Betrally
rafael nadal
Rafael Nadal
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

nicolas almagro
Nicolas Almagro
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1826
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos