Menu

Rafael Nadal – Fernando Verdasco (ATP Masters Indian Wells)

O três vezes campeão do Masters de Indian Wells ultrapassou as dificuldades colocadas por Muller, na segunda ronda, mas agora irá enfrentar o compatriota que o eliminou na primeira ronda do Open da Austrália. Apesar de Rafael Nadal ter uma vantagem considerável nos confrontos diretos, Fernando Verdasco venceu três dos quatro mais recentes. Será um teste difícil para Rafa que em 2016 ainda não venceu nada.

Por estes dias o mundo do ténis anda dominado pela polémica do dopping, desencadeada pela assunção pública de Maria Sharapova. Rafael Nadal acabou por ser arrastado para a discussão, lateralmente, graças às declarações irresponsáveis de uma ex-Ministra do Desporto de França. A senhora em causa acusou o multicampeão de Roland Garros de ter falhado um teste anti-dopping e ser essa a razão por que esteve fora do circuito profissional durante sete meses, não a lesão. Custa entender o que leva uma pessoa com as responsabilidades que desempenhou abrir a boca para fazer afirmações destas, sem o menor escrúpulo em fazê-lo sem apresentar provas, como algo que circula à boca pequena à mesa de um café. O espanhol vai processar a Sra. Bachelot por calúnia.

Em 2016 Rafa ainda não venceu nada. Foi à final do torneio de Doha, onde foi derrotado por Novak Djokovic (6-1, 6-2) e mais recentemente somou duas semifinais no circuito sul-americano de terra batida. Em Buenos Aires foi afastado por Dominic Thiem (6-4, 4-6, 7-6) e no Rio de Janeiro por Pablo Cuevas (6-7, 7-6, 6-4). No único torneio do Grand Slam já disputado, o Open da Austrália, o menorquino foi eliminado na primeira ronda, precisamente Fernando Verdasco, coisa que nunca lhe tinha acontecido no evento.

ATP Masters Indian WellsComo quarto cabeça de série Nadal teve passagem direta à segunda ronda do Masters de Indian Wells, torneio em que já se sagrou campeão em três ocasiões (2007, 2009 e 2013). Pela frente teve o luxemburguês Gilles Muller e teve que ultrapassar os seus próprios fantasmas. Como o próprio reconheceu no final, as três últimas derrotas que sofreu acontecer em partidas em que foi obrigado a ir aos três ou cinco sets. Ou seja, em que não venceu em sets diretos. Conseguir quebrar esse padrão foi motivo de regozijo para o espanhol. O encontro durou um pouco mais de duas horas mas Nadal conseguiu manter-se no encontro mesmo depois de ceder o segundo parcial (6-2, 2-6, 6-4).

Ainda assim, a impressão mais forte da exibição do antigo número um mundial é que o seu jogo continua muito lento e que a força mental que o caracterizou no pico da sua carreira permanece desaparecida em parte incerta.

O Masters 1000 de Indian Wells é o primeiro torneio de 2016 em que Fernando Verdasco faz mais de duas partidas no quadro principal. Foi assim em Doha, onde caiu na segunda ronda, frente ao sérvio Novak Djokovic (6-2, 6-2), e no Major Australiano. Depois de afastar precocemente o compatriota Rafa no primeiro encontro, não resistiu ao israelita Dudi Sela, octogésimo oitavo do ranking, na segunda ronda (4-6, 6-3, 6-3, 7-6). Nesta edição teve como adversário da primeira etapa o modesto Polansky (7-6, 6-3) e beneficiou da desistência de Martin Klizan no segundo encontro (5-3).

Neste momento, Verdasco é o sexagésimo quinto tenista mais cotado do mundo. A sua melhor classificação em Indian Wells foram os quartos de final, em 2009, na altura travado por Roger Federer (6-3, 7-6). No ano passado caiu na terceira ronda, às mãos de Nishikori.

2016 Australian Open Verdasco 3   7 4 3 7 6 1R
Nadal 2 6 6 6 6 2
2015 Hamburg Nadal 2   3 6 6 1R
Verdasco 1 6 1 1
2015 Miami Verdasco 2   6 2 6 3R
Nadal 1 4 6 3
2012 Madrid – Masters Verdasco 2   6 3 7 R16
Nadal 1 3 6 5
2012 Barcelona Nadal 2   6 6 SF
Verdasco 0 0 4

Rafa leva vantagem larga nos confrontos entre ambos – dezasseis vitórias contra três. Mas o mais significativo é que esses três triunfos do compatriota aconteceram nas últimas quatro vezes em que mediram forças. Nadal e Verdasco fizeram dupla para a modalidade de pares e o público encheu as bancadas para os ver enfrentar os irmãos Bryan. Agora estarão mais uma vez de lados opostos da rede.

Prognóstico Odd Casa Erro
Verdasco vence o 2º set 2.95 Betrally
rafael nadal
Rafael Nadal
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Fernando Verdasco
Fernando Verdasco
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1830
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos