Menu

Rafael Nadal – Albert Montanés (Barcelona Open)

Na terceira ronda do Open Sabadell Rafa Nadal enfrenta mais um compatriota. O veterano Albert Montañés bateu com inesperada facilidade o português João Sousa, para chegar aos oitavos de final do Barcelona Open. O número cinco mundial teve uma semana de sonho em Monte Carlo e arrancou em grande estilo a sua participação no Godó, batendo em sets diretos Marcel Granollers.

Na semana passada, em Monte Carlo, Rafael Nadal sagrou-se pela nona vez campeão do Masters que abre a temporada europeia da terra batida. Foi o regresso do espanhol aos títulos num grande evento do circuito mundial. Em 2015 conquistou apenas três torneios da serie 250, o que para um campeão da dimensão de Nadal era manifestamente fraco. Na semana passada Rafa somou o seu vigésimo oitavo troféu num Masters, mantendo-se assim a par com Djokovic. O número um mundial viria a cair, surpreendentemente, na primeira oportunidade, e Roger Federer, que regressava depois da cirurgia ao joelho, também não durou muito. Mas o percurso de Nadal teve adversários à altura e ele não fraquejou. Pelo contrário, à medida que superava obstáculos ganhava confiança, e é uma alegria vê-lo jogar com aquela energia que fez dele o melhor de sempre nesta superfície. Dominic Thiem (7-5, 6-3), Stan Wawrinka (6-1, 6-4), Andy Murray (2-6, 6-4, 6-2) e Gael Monfils (7-5, 5-7, 6-2) foram caindo vítimas da capacidade de luta e resistência do espanhol.

Foi um grande momento que se espera tenha servido como ponto de viragem para o que se segue na carreira de Rafael Nadal. Já em Indian Wells ele tinha dado sinais de estar a elevar o seu jogo e só Novak Djokovic (7-6, 6-2) o conseguiu travar na meia-final do Masters californiano. Com esta reviravolta no guião a temporada de terra batida ganhou, logo ao primeiro evento, interesse acrescido. O sérvio que domina o ténis atual provou que não é invencível e que vencer Masters atrás de Masters não é uma inevitabilidade. E Nadal, por muitos já dado como morto, mostrou que ainda tem que ser considerado.

ATP Barcelona Sabadell OpenTambém por este desenvolvimento a prestação do espanhol no Open Sabadell está sob escrutínio. Todos querem perceber se a vitória no Principado do Mónaco foi um acontecimento isolado ou um indício com pernas para andar. Por aquilo que se viu no arranque em Barcelona, pode ser o segundo caso. Nadal recuperou rapidamente de uma entrada desfavorável – tinha sofrido uma quebra de serviço logo a abrir – vencendo os quatro jogos seguintes de enfiada. Uma hora e meia em court para vencer Marcel Granollers (6-3, 6-2) é uma boa estreia. À parte o jogo inicial Nadal esteve sempre no comando da partida, jogando agressivo e com muita energia.

Rafa venceu o toneio catalão em oito participações consecutivas, entre 2005 e 2013 . No ano passado caiu nos oitavos, às mãos de Fabio Fognini (6-4, 7-6).

O jogo dos oitavos de final podia ser um duelo entre Nadal e João Sousa mas o português caiu na estreia, dando assim passagem a Albert Montañés. O espanhol de trinta e cinco anos, antigo bicampeão do Estoril Open, estaria à espera de maiores dificuldades ao defrontar o tenista vimaranense mas acabou por precisar de apenas setenta e um minutos em court (6-1, 6-3). O português solicitou a presença do fisioterapeuta logo no fim do jogo inaugural, queixando-se de dores lombares. Na primeira ronda Montañés afastou outro membro da armada espanhola, Roberto Carballes Baena, por duplo 6-3.

Albert Montañés, que está na fase final da sua carreira, ocupa agora o lugar cento e quatro do Ranking ATP, e é um tenista que praticamente já só compete em terra batida, a sua superfície de eleição. No início de abril atingiu a semifinal em Marraquexe, sendo eliminado por Delbonis (6-4, 6-3).

O seu melhor resultado em Barcelona foi a meia-final em 2004, onde foi travado por Gastón Gaudio. Em 2015 ficou-se pela segunda ronda, afastado por David Ferrer.

2014 Rio de Janeiro Nadal 2   6 6 R16
Montanes 0 1 2
2007 Roland Garros Nadal 3   6 6 6 3R
Montanes 0 1 3 2
2005 Acapulco Nadal 2   6 6 F
Montanes 0 1 0

Rafael Nadal venceu os cinco confrontos que teve com o compatriota Albert Mantañés.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória de Rafael Nadal por 2-1 6.30 Betrally
rafael nadal
Rafael Nadal
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Albert Montanes
Albert Montanés
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1833
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1039
comments powered by Disqus

Últimos jogos