Menu

PSV – Manchester United (Liga dos Campeões)

O Manchester United vai a Eindhoven para o primeiro jogo da fase de grupos no que será um reencontro, talvez pouco efusivo, entre holandeses. Para os dois clubes será um regresso muito aguardado à Liga dos Campeões. O United, frequentador habitual, ficou de fora na temporada passada. Para o PSV será a primeira participação depois de sete anos de ausência. Memphis Depay regressa à casa onde cresceu.

Na temporada passada o PSV chegou à etapa a eliminar da Liga Europa, tendo então sido afastado pelo Zenit de André Vilas-Boas nos dezasseis avos (0-4 no conjunto das duas mãos). Os portugueses talvez ainda se recordem que o clube holandês discutir com o Estoril Praia o segundo lugar do grupo e que os canarinhos estiveram quase a suplantar os homens de Cocu para seguir em frente, numa noite de chuva diluviana. Mas ao sagrar-se campeão holandês, o PSV recebeu passagem direta à fase de grupos da Liga dos Campeões, onde já não marcava presença desde a temporada de 2008-09. Será, portanto, um regresso à elite europeia, num agrupamento que promete dificuldades. Não há aqui um candidato óbvio ao primeiro lugar. O Manchester United pode ter melhor pedigree nestas andanças mas é uma equipa nova, onde apenas alguns elementos têm experiência do que é jogar na Liga Milionária. Vai ser preciso muito cuidado com o CSKA, sobretudo nas deslocações a Moscovo, e o Wolfsburg é uma equipa aguerrida. O que significa que cada ponto ganho ou cedido vai ser extrema importância.

O PSV ainda não perdeu um jogo oficial desde que a época começou. Venceu o Groningen (0-3) na Supertaça Holandesa e somou três vitórias e um empate na Eredivisie. No sábado a equipa de Eindhoven foi ao terreno do Cambuur aplicar uma goleada à antiga (6-0), com o avançado Luuk de Jong a fazer uma tripla só à sua conta. Foi um bom aquecimento para entrar na Liga dos Campeões no melhor estado de espírito.

O médio Adam Maher foi poupado no fim de semana para tentar ultrapassar queixas físicas e será reavaliado no dia do jogo. Se não estiver em condições Jorrit Hendrix pode ocupar a posição, como fez no encontro da Liga Holandesa. Willems e Jozefzoon são lesionados de longa duração.

Onze Provável: Zoet – Arias, Jeffrey Bruma, Isimat-Mirin, Brenet – Propper, Guardado, Maher – Narsingh, De Jong, Lestienne.

Liga dos CampeõesO Manchester United também parte para este jogo inaugural da fase de grupos motivado por uma vitória importante. Na volta do campeonato, depois da interrupção para os trabalhos das seleções, os Red Devils responderem da melhor forma ao desaire sofrido no País de Gales, frente ao Swansea (2-1). A visita dos rivais do Liverpool saldou-se em triunfo consistente (3-1), com o United a desmontar por completo os visitantes na segunda parte.

Memphis Depay fez uma exibição apagada, aquém daquilo a que habituou os fans ingleses e acabou por ser rendido na segunda metade da partida. Mas isso não significa que não vá a jogo no Estádio Philips, segundo adiantou logo Louis van Gaal. O jovem holandês esteve nove anos no PSV, de onde saiu na época passada para Old Trafford, portanto o Philips é a casa onde cresceu.

As entradas de Ashley Young e Anthony Martial – que se estreou a marcar mal entrou em campo – deram outro ímpeto aos Red Devils, em parte também porque os homens de Rodgers quebraram fisicamente. Mas a formação com que o técnico holandês iniciou a partida está mais próxima da sua filosofia, sobretudo garante-lhe maior controlo dos tempos de jogo e da posse de bola. Eu apostaria mais nesse onze, mesmo com Fellaini, que não brilhou na posição de número 9. É possível que Van Gaal faça alterações mais tarde, não de início.

Wayne Rooney ficou de fora no fim de semana e tudo aponta para que também não seja opção para a deslocação a Eindhoven. A equipa técnica não quer arriscar agravar a lesão sofrida no treino e talvez só volte à competição no jogo com o Southampton.

Onze Provável: De Gea – Darmian, Smalling, Blind, Shaw – Schweinsteiger, Carrock, Herrera – Mata, Fellaini, Memphis.

Manchester United 3-1 PSV LC 2000/01
PSV 3-1 Manchester United LC 2000/01
Manchester United 1-0 (a.p.) PSV Liga Europa 1984/85
PSV 0-0 Manchester United Liga Europa 1984/85

Não será só Memphis a reencontrar velhos conhecidos. Os dois treinadores também se conhecem bem já que Philip Cocu jogou às ordens de Van Gaal no Barcelona e na seleção holandesa. PSV e United contam quatro confrontos diretos – duas vitórias para o clube inglês, uma para o holandês e um empate – mas o último foi já há quinze anos, também na fase de grupos da Liga Milionária.

Prognóstico Odd Casa Erro
Metade mais Produtiva: 2ª Parte 2.05 Dhoze
psv
PSV
  • País: Holanda
  • Estádio: Philips Stadium
  • Cidade: Eindhoven
  • Fundação: 1913

Ver ficha completa

manchesterunited
Manchester United
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Old Trafford
  • Cidade: Manchester
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1783
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 748
  • Próg. errados 1009
comments powered by Disqus

Últimos jogos