Menu
Ligue 1 36ª Jornada

PSG – Rennes (Ligue 1)

O PSG e o Rennes medem forças esta sexta-feira no Parc des Princes, Paris, num embate a contar para a 36ª jornada da Ligue 1. No último jogo que disputou, no sábado, a equipa da casa levantou o 3º troféu da temporada ao bater o Lille por 2-1 na final da Taça da Liga Francesa, com golos de Angel Di Maria e Javier Pastore, podendo ainda levantar a Taça de França no próximo mês. Já o Rennes somou o 3º jogo sem vencer na última jornada com um empate na recepção ao Monaco, ficando assim fora da corrida pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões, mas ainda próximo da Liga Europa.

PSG, que já se sagrou vencedor do campeonato francês, ocupa o 1º lugar com 86 pontos, fruto de 27 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com parciais de 89 golos marcados e 18 golos sofridos. Os Parisienses somaram este sábado o 3º troféu desta temporada ao vencer o Lille por 2-1 na final da Taça da Liga Francesa, vencendo assim pela 6ª vez a competição, e tendo ainda hipótese de levantarem mais um troféu ainda esta temporada, a Taça de França, onde se encontram na final da prova com o Marselha pela frente. Eliminados dos quartos de final da Liga dos Campeões às mãos do Manchester City, os comandados de Laurent Blanc veem-se então obrigados a somar todos títulos caseiros ao seu alcance, o que os faz manter-se num alto ritmo competitivo até ao final da temporada. Com um plantel de qualidade muito superior à dos restantes conjuntos deste campeonato, e a actuar dentro de portas onde foi batido apenas uma vez, pelo AS Monaco, em 17 encontros disputados, empatando 3 e vencendo os restantes 13 na condição de equipa da casa, a turma proveniente de Paris marcou ainda 52 golos, concedendo apenas 12.

Os Parisienses optam muita vez por privilegiar a posse de bola e fazerem passes curtos dentro do seu meio campo, atacando maioritariamente pelo meio do terreno, mostrando-se também muito eficazes na realização de jogadas de perigo através dos flancos e na marcação de bolas paradas. Quando se veem a defender jogadas de ataque dos adversários, os pupilos de Laurent Blanc são bastante exímios em sair em contra-ataque, muito graças às flechas nas extremidades do terreno, como Cavani e Di María. Importa ainda frisar que o homem mais avançado desta equipa é o gigante Zlatan Ibrahimovic que, apenas no campeonato francês, conta com 32 golos marcados e 12 assistências feitas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o PSG apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-2 em terreno do Guingamp. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do Manchester City, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 6-0 na recepção ao Caen, uma vitória por 0-1 em terreno do Lorient, e na última jornada, uma vitória por 2-1 contra o Lille, em jogo a contar para a final da Taça da Liga Francesa. Rabiot está de fora, castigado, ficando em dúvida Thiago Motta e Matuidi, ambos condicionados. O técnico francês poderá aproveitar estes próximos jogos para melhorar a forma física de Pastore e Verratti, que estiveram de fora bastante tempo por lesões, com intuito destes estarem bem para a final da Taça de França.

Onze Provável: Trapp – Aurier, Luiz, Silva e Kurzawa – Pastore, Motta e Stambouli – María, Ibrahimovic e Cavani.

Ligue 1Rennes, por sua vez, ocupa o 7º lugar com 52 pontos, fruto de 13 vitórias, 13 empates e 9 derrotas, com parciais de 51 golos marcados e 46 golos sofridos. Este conjunto que ainda à 3 jornadas atrás ocupava o 4º lugar e lutava por um lugar de acesso à Liga dos Campeões, chega aqui desmotivado ao não conseguir vencer nenhum dos últimos 3 jogos, ficando assim fora da corrida aos lugares de acesso à Liga Milionária e a 5 pontos do 5º lugar de acesso à Liga Europa. Contudo, supondo que o PSG vence a Taça de França, o 6º lugar da tabela de classificação geral passará a garantir presença na Liga Europa, e apenas a 1 ponto desta posição, os Vermelhos e Pretos devem então dar tudo o que têm nesta recta final da temporada onde existem apenas 3 jogos para disputar.

Bons nos duelos aéreos e em conseguirem dar a volta ao marcador quando se encontram em desvantagem no mesmo, os pupilos de Rolland Courbis optam por rodar o esférico através de passes curtos dentro do seu meio campo, mostrando pouca agressividade nas disputas de bola, no entanto, quando partem para o processo ofensivo, fazem-no maioritariamente através do flanco esquerdo e costumam rematar muito fora de área. É certo que este conjunto Vermelho e Preto precisa de somar pontos e lutar pelo 6º lugar, contudo, roubar pontos a um PSG no Parc des Princes é tudo menos tarefa fácil. A turma orientada por Rolland Courbis, nos 17 jogos disputados fora de casa no campeonato francês, venceu em 7 ocasiões, empatando 6 vezes e perdido os restantes 4 jogos, marcando 27 golos e concedendo 23 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Rennes apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-5 em terreno do Marselha. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção ao Reims, uma derrota por 3-0 em terreno do Nice, uma derrota por 0-3 na recepção ao Guingamp, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao AS Monaco. Paul-Georges Ntep, lesionado, e Fallou Diagne, castigado, são baixas confirmadas, ficando ainda em dúvida Yoann Gourcuff e Kamil Grosicki, ambos condicionados.

Onze Provável: Costil – Danze, Mexer, Armand e Baal – Fernandes, Sylla e André – Dembele, Sio e Gourcuff.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o PSG venceu 5 embates, tendo o Rennes vencido 2. A restante partida terminou empatada.

Rennes 0-1 Paris SG
Ligue 1 2015/16
Paris SG 1-0 Rennes
Ligue 1 2014/15
Rennes 1-1 Paris SG
Ligue 1 2014/15
Paris SG 1-2 Rennes
Ligue 1 2013/14
Rennes 1-3 Paris SG
Ligue 1 2013/14
Rennes 0-2 Paris SG
Ligue 1 2012/13
Paris SG 1-2 Rennes
Ligue 1 2012/13
Paris SG 3-0 Rennes
Ligue 1 2011/12

O Rennes sofreu uma quebra na sua forma, não conseguindo vencer nenhum dos últimos 3 encontros, mas ir até ao Parc des Princes com esperança de recuperar os pontos perdidos nas últimas jornadas é definitivamente uma tarefa bastante difícil. O PSG apresenta um plantel bastante superior em qualidade e embora já tenha sido campeão, estes devem querer vencer todos os jogos até ao fim da temporada, de forma a manter o nível competitivo ao mais alto nível para a final da Taça de França. Tendo em conta a necessidade de somar pontos, o Rennes deve actuar de forma bastante ofensiva, proporcionando hipóteses de contra-ataque ao PSG, sendo de esperar então várias oportunidades de golo neste jogo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: PSG -1 1.86 Betrally
PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

rennes
Stade Rennais
  • País: França
  • Estádio: Roazhon Park
  • Cidade: Rennes
  • Fundação: 1901

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1914
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 997
  • Próg. errados 817
comments powered by Disqus

Últimos jogos