Menu
Ligue 1 18ª Jornada

PSG – Lyon (Ligue 1)

“Passeio” é o termo que melhor define o percurso do campeão em título PSG na atual edição da Ligue 1. Embora dominado pelo emblema da capital, o futebol francês tem sido, ao longo das últimas temporadas, um dos mais competitivos tendo em conta o elevado número de equipas a concorrerem pelos postos cimeiros da prova. Certo é que os parisienses, contando com um avultado investimento externo, vieram para ficar e imporem a respetiva hegemonia. 15 (!) pontos de avançado para o segundo classificado ao cabo de 17 jornadas é uma vantagem fora do normal, que exprime a supremacia parisiense na sua plenitude. Longe vão os tempos do heptacampeonato do Lyon, que já foi vice-líder mas entra nesta jornada fora dos lugares que dão acesso às provas europeias.

A superioridade do PSG é incontestável na realidade francesa. Ninguém tinha duvidas em atribuir o favoritismo ao atual campeão antes do início da atual temporada, porém, os comandados de Laurent Blanc têm estado bem acima da expectativa. Nas principais ligas europeias, é caso virgem: Ninguém lidera com uma diferença de pontual que se cifra nos 15 pontos ao cabo de 17 rondas. Muito provavelmente também será recorde do emblema da capital, que tem passeado na atual edição do campeonato e ainda não encontrou qualquer rival à altura, tanto que não consentiu qualquer derrota. Embora com três percalços (empates) pelo caminho, ousar criticar a prestação do PSG não faz sentido. A vantagem que esta equipa detém permite entrar em todas as jornadas com grande tranquilidade, sem que os principais astros da equipa gaulesa cedam à pressão. Há margem para impor o respetivo futebol, a fantasia que delicia os adeptos bem como o proprietário que viabilizou a subida de patamar competitivo do clube. Quando o calendário apertar devido às competições europeias, fica a certeza de que Blanc poderá sempre optar por fazer avançar o melhor e mais fresco onze.

Onze Provável: Sirigu; Aurier, David Luiz, Silva, Maxwell; Motta, Matuidi, Rabiot; Di Maria, Cavani, Ibrahimovic
Ligue 1O Lyon tem estado abaixo da expectativa, sobretudo mais recentemente. A equipa até começou o campeonato de forma positiva, a lutar pelos postos cimeiros e chegou a ocupar a segunda posição, ainda que sem conseguir causar qualquer tipo de pressão sobre o PSG. Com a eliminação das competições europeias, a situação de Fournier tornou-se ainda mais complicada. As várias baixas que se registam no conjunto não têm ajudado o treinador, sobretudo no setor defensivo, que se tem ressentido bastante devido às ausências que se verificam. A receção ao Montpellier, que terminou em desaire, é um dos jogos em que a defesa do Lyon se apresentou mais vulnerárvel. Deste modo será difícil competir por um lugar no pódio, sendo certo também que Valbuena no meio e Lacazzette na frente não são “pau para toda a obra”.

Já arredado da “Liga Milionária” e sem hipótese de garantir a presença nos 16 avos da Liga Europa, o Lyon viajou até Valência na última quarta-feira e apadrinhou a estreia de Gary Neville. Sem qualquer responsabilidade sobre as suas costas, l’OL logrou um triunfo por 0-2 que afastou os “Ché” da principal provas de clubes a nível europeu. A equipa não poderia pedir maior estímulo que este na antecâmara da deslocação ao Parc des Princes, outro teste de elevado grau de exigência.

Onze Provável: Lopes: Rafael, Yanga-Mbiwa, Morel, Bedimo; Gonalons, Ferri, Tolisso; Cornet, Grenier, Beauvue

Uma vez que defronta um dos emblemas com maior peso na realidade francesa, o PSG deverá encarar esta partida com a devida seriedade. Os comandados de Laurent Blanc pretendem demonstrar que também são capazes de vencer e convencer frente a emblemas de maior valia. Tudo aponta para novo triunfo do atual líder do campeonato.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: PSG -1 1.64 Betrally
PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

lyon
Lyon
  • País: França
  • Estádio: Parc Olympique Lyonnais
  • Cidade: Lyon
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1537
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 792
  • Próg. errados 665
comments powered by Disqus

Últimos jogos