Menu

PSG – Lille (Taça da Liga Francesa)

O Stade de France recebe este sábado a final da Taça da Liga Francesa. Eu sei que em se tratando de França e com o PSG à mistura não costuma sobrar nada para ninguém mas, acreditem, há aqui possibilidade de uma surpresa. Os tetracampeões gauleses sofreram uma desilusão enorme com a eliminação na Liga dos Campeões e é difícil motivar estes jogadores para mais uma taça. Já o Lille, que passou por momentos complicados está agora em estado de graça, com seis vitórias consecutivas. Para estes jogadores, jogar por um troféu pode ser a oportunidade de uma vida. Isso pesa. Mas será suficiente?

Ninguém no seu juízo perfeito pode questionar o estatuto de grande favorito para ganhar a Taça da Liga Francesa ao PSG. O clube de Zlatan Ibrahimivic garantiu matematicamente o quarto título francês ainda em meados de março e a quatro jogos do fim do campeonato leva vinte e oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Mónaco. Já tem presença marcada na final da Taça de França, onde terá o Marseille como adversário, e pode já este sábado assegurar o segundo troféu da temporada, se vencer o Lille no Stade de France. O que não significa que não existam areias nesta engrenagem.

O Paris Saint-Germain é o maior da rua dele, por assim dizer. No contexto doméstico não tem rival. Pode acontecer um deslize num dia menos bom, mas nas provas de regularidade ninguém em França lhe chega aos calcanhares. O problema, frequente nestes casos, é que o clube parisiense aspira a mais. Quer ser reconhecido como potência no futebol europeu e esse salto ainda não aconteceu. É incontestável que o PSG tem um plano de investimento tal que não está pensado para se esgotar dentro das fronteiras internas gaulesas. É para brilhar lá fora, ombrear com os outros colossos. Depois de uma fase de grupos bastante bem sucedida os homens de Laurent Blanc fraquejaram no momento decisivo e foram anulados por um Manchester City que está longe dos seus tempos áureos (2-2 em Paris e derrota por 1-0 no Etihad).

De repente surgem rumores de que a permanência do técnico francês à frente da equipa está a ser repensada, sinal de que aquilo que conquistaram sabe a pouco à estrutura do clube. E também aos jogadores. Homens como Zlatan já não querem saber de mais uma taça, mais um campeonato que não representa para eles nenhum desafio. É o maior risco para esta final que se avizinha.

O único descartado por lesão é Thiago Motta. Mas tanto David Luiz como Marco Verratti ainda são dúvidas para sábado.

Onze Provável: Sirigu – Aurier, David Luiz, Thiago Silva, Kurzawa – Pastore – Rabiot, Matuidi – Di Maria, Ibrahimovic, Lucas Moura.

Taça da Liga FrancesaO Lille está em estado de graça. Desde a meia-final da Taça da Liga Francesa, há praticamente três meses, o clube agora orientado pelo experiente Frédéric Antonetti conta doze compromissos do campeonato e apenas uma derrota (8V/ 3E/ 1D). De equipa em sérias dificuldades, antes da mudança de treinador, o Lille ascendeu até estar a bater à porta dos lugares europeus. Está agora na sexta posição, com cinquenta e dois pontos, a dois de Saint-Étienne e Nice, nos lugares de acesso à Liga Europa. E mesmo o Lyon, na quarta posição, a quatro, não está fora de alcance.

Os pupilos de Antonetti vêm de uma série de seis triunfos consecutivos e os mais recentes resultados são impressionantes (0-3 ao Nantes, 4-1 ao Mónaco e 2-4 ao Ajaccio). O estado de graça é tal que até Éder tem dado nas vistas. Marcou dois golos frente ao Nantes e um ao Mónaco, merendo rasgados elogios do seu treinador.

Para este conjunto de pessoas, que saiu do buraco a pulso, estar numa final já é um feito e agora que estão presentes vão dar tudo para conseguir mais um momento de superação.

O técnico não pode contar com Marvin Martin e Éric Bautheac, lesionados, nem com Renato Civelli, castigado.

Onze Provável: Enyeama – Corchia, Soumaoro, Basa, Sidibe – Mavuba, Amadou, Obbadi – Amalfitano, Éder, Boufal.

PSG 0-0 Lille
Ligue 1 15/16
Lille 0-1 PSG
Ligue 1 15/16

Nesta época o PSG venceu na deslocação a Lille e empatou em Paris, numa partida sem golos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Asiático: PSG -1.5 2.14 Betrally
PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

lille
Lille
  • País: França
  • Estádio: Pierre Mauroy
  • Cidade: Lille
  • Fundação: 1944

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1783
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 748
  • Próg. errados 1009
comments powered by Disqus

Últimos jogos