Menu
Ligue 1 34ª Jornada

PSG – Caen (Ligue 1)

O PSG e o Caen medem forças este sábado no Parc des Princes, em Paris, num embate a contar para a 34ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa sofreu uma derrota decepcionante em terreno do Manchester City, acabando por ser lançada para fora da Liga dos Campeões ao perder no global por 3-2, falhando assim em chegar às meias finais pelo 4º ao consecutivo. Já o Caen chega aqui sem nada a temer, mas também com muito pouco a ganhar, visto que a derrota da última jornada os lançou para meio da tabela classificativa, ficando assim a 5 pontos de distância dos lugares de acesso à Europa.

PSG sagrou-se novamente campeão de França, pela 4ª vez consecutiva, encontrando-se assim, obviamente, em 1º lugar com 83 pontos, fruto de 26 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com parciais de 83 golos marcados e 18 golos sofridos. Os Parisienses chegam aqui cabisbaixo ao verem pela quarta vez consecutiva serem postos fora dos quartos de final da Liga dos Campeões, desta vez, às mãos do Manchester City, que venceu os franceses por 3-2 na junção das duas mãos. Agora, esta turma orientada por Laurent Blanc tem ainda dois títulos a somar ao seu alcance, uma vez que se encontra na final da Taça da Liga Francesa com o Lille pela frente, a disputar no dia 22 deste mês, e ainda nas meias finais da Taça de França com o Lorient como seu oponente, a enfrentar no dia 19 deste mês.

Mesmo apesar de ser já campeão de França, os Parisienses não têm mais que se preocupar com as competições europeias, pelo que podem assim tentar vencer todos os restantes encontros até ao final da temporada, acabando assim mais uma época em beleza. Os pupilos de Laurent Blanc apresentam não só o melhor sector defensivo do campeonato como também o ataque mais prolífico, mostrando grande versatilidade nas formas como conseguem criar perigo, sendo muito fortes em contra-ataques, jogadas através dos corredores laterais e em bolas paradas, optando por praticar um futebol de posse de bola através de passes curtos. O interveniente mais importante desta equipa é o sueco Zlatan Ibrahimovic, o melhor marcador do campeonato com 30 golos, e tendo ainda realizado 10 assistências.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o PSG apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-2 na recepção ao AS Monaco. Seguiu-se uma vitória por 4-1 na recepção ao Nice, um empate por 2-2 na recepção ao Manchester City, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 0-2 em terreno do Guingamp, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Manchester City, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Thiago Motta está de fora, lesionado, ficando em dúvida David Luiz e Marco Verratti.

Onze Provável: Trapp – Wiel, Marquinhos, Luiz e Kurzawa – Pastore, Stambouli e Matuidi – María, Ibrahimovic e Moura.

Ligue 1Caen, por sua vez, ocupa o 9º lugar com os mesmos 46 pontos que o 8º classificado Angers, fruto de 14 vitórias, 4 empates e 15 derrotas, com parciais de 35 golos marcados e 44 golos sofridos. Este conjunto aos comandos de Patrice Garande chega então aqui sem nada a perder, uma vez que contam a manutenção mais que garantida, no entanto, também não têm praticamente nada a ganhar, visto que nesta recta final do campeonato, com apenas 5 jornadas por disputar, este conjunto vê o top-6 cada vez mais fora do seu alcance, tendo a derrota da última jornada os afastou ainda mais do top-6, ficando agora a 5 pontos de distância. Os pupilos de Patrice Garande têm como pontos fortes a forma como aproveitam os contra-ataques, sendo também bons nos duelos aéreos e em proteger a liderança do marcador assim que se encontram em vantagem, no entanto, demonstram grandes dificuldades em fazer posse de bola e defender contra remates de longe. Este conjunto proveniente da Baixa Normandia apresenta então um registo razoável fora de portas, tendo vencido apenas 6 embates dos 16 disputados, empatado 2 e perdido os 8 restantes, chegando aqui praticamente apenas para cumprir calendário.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Caen apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 na recepção ao AS Monaco. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do GFC Ajaccio, uma vitória por 2-1 na recepção ao Troyes, uma derrota por 2-0 em terreno do Toulouse, e na última jornada, uma derrota por 1-2 na recepção ao Lorient. Syam Ben Youssef, Emmanuel Imorou, Christian Kouakou e Alexandre Raineau são baixas confirmadas, ficando ainda em dúvida Andy Delort, Vincent Bessat e Jeff Louis em dúvida.

Onze Provável: Vercoutre – Appiah, Yahia, Silva e Bessat – Delaplace, Diomande e Féret – Rodelin, Delort e Ntibazonkia.

Nos seus últimos 8 confrontos directos o PSG levou a melhor em 6 embates, tendo empatado os 2 restantes.

Caen 0-3 Paris SG
Ligue 1 2015/16
Paris SG 2-2 Caen
Ligue 1 2014/15
Caen 0-2 Paris SG
Ligue 1 2014/15
Caen 2-2 Paris SG
Ligue 1 2011/12
Paris SG 4-2 Caen
Ligue 1 2011/12
Caen 1-2 Paris SG
Ligue 1 2010/11
Paris SG 2-1 Caen
Ligue 1 2010/11
Paris SG 2-0 Caen
Ligue 1 2008/09

Vitimas de várias críticas por serem eliminados da Liga dos Campeões, é quase certo que o PSG irá compensar os adeptos com um final de temporada em beleza, onde apesar de já ser campeão, deve disputar todos os restantes 5 encontros do campeonato como se fossem o último.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: PSG -1 2.00 Betrally
PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

SM Caen logo
Stade Malherbe Caen
  • País: França
  • Estádio: Michel d'Ornano
  • Cidade: Caen
  • Fundação: 1913

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos