Menu

Portugal Sub19 – França Sub19 (Europeu Sub-19)

As seleções sub-19 de Portugal e França cumpriram os objetivos principais. Com a passagem às meias-finais, as duas equipas garantiram a participação no Mundial sub-20 do próximo ano. Portugal empatou com a Itália e conquistou o primeiro lugar do grupo A em igualdade pontual com os transalpinos. A França entrou para a última jornada com os mesmos pontos que a Holanda e teve que puxar dos galões. Uma goleada por cinco a um parece uma afirmação contundente. Agora, tanto uns como outros sonham com a final.

O selecionador Emílio Peixe está tranquilo. Portugal Sub-19 alcançou o objetivo essencial da participação neste Europeu do escalão etário. A geração de Ruben Neves e Renato Sanches, sem os dois, está nas meias-finais da prova, depois de ter vencido o respetivo grupo A. Lusos e italianos conseguiram ambos cinco pontos, resultantes de uma vitória e dois empates – no nosso caso com a Alemanha (3-4), Áustria (1-1) e Itália (1-1) – sendo o primeiro atribuído graças aos golos – seis marcados e cinco sofridos. A semifinal dá acesso direto ao Mundial da Coreia do Sul, no próximo ano, e era o essencial garanti-lo. Mas agora que essa etapa está assegurada, é natural que se ambiciona mais. Peixe sonha com a final e sabe que Portugal só depende de si para lá chegar.

É inegável que esta equipa tem talento e uma maturidade muito acima da média para a idade dos jogadores. É também um conjunto muito equilibrado. Desde a baliza à frente de ataque há qualidade e organização. E não podemos deixar de pensar no que poderia ser se tivesse os dois jogadores já referidos também integrados.

A participação de Portugal neste Europeu pode ficar marcada pela controvérsia com Asumah Abubakar. A Federação Portuguesa optou por retirar o luso-ganês dos disponíveis já que surgiram certas dúvidas quanto ao cumprimento integral dos pressupostos FIFA, não sem antes o ter utilizado nas duas primeira partidas. Custava assim tanto fazer essas verificações em tempo útil para não arriscar problemas? O jogador, que se veio juntar ao pai que já vivia e trabalhava em Portugal, é detentor de um passaporte português. A dúvida reside no tempo em que viveu ininterruptamente no país, já que entretanto Asumah passou a estar ao serviço do Willem II, na Holanda.

Onze Provável: Pedro Silva – Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Francisco Ferreira, Teixeira, Pedro Rodrigues, Pedro Delgado, João Carvalho, Buta, Diogo Gonçalves, Alexandre Silva.

A França Sub-19 eEuro Sub-19ntrou para o último encontro da fase de grupos pressionada. Estava no terceiro lugar do Grupo B, em igualdade pontual com a Holanda, precisamente o último adversário a enfrentar. A equipa de Ludovic Batelli percebeu que era um jogo de tudo ou nada e lançou-se de forma determinada aos holandeses. A partida acabou com goleada para os gauleses (1-5), com hat trick de Augustin e dobradinha de Mbappé. Os dois – Jean-Kévin Augustin, de dezanove anos, jogador ligado ao PSG, e Kylian Mbappé Lottin, dezassete, do AS Monaco – são, até ao momento, os melhores marcadores deste Europeu, com cinco e três golos, respetivamente.

Com este resultado a França conseguiu o segundo lugar e o apuramento para as meias-finais, empurrando a Holanda para o play-off com a Alemanha. Os jovens franceses entraram a perder (Inglaterra, 1-2) mas reagiram a esse revés inicial e somaram duas vitórias consecutivas (0-2 à Croácia e 1-5 à Holanda).

Onze Provável: Bernardoni – Kwateng, Diop, Onguéné, Maouassa, Poha, Blas, Tousart, Harit, Augustin, Mbappé.

Portugal
2-2
França
Euro S19 2013 (Q)
Portugal
0-0
França
Amigáveis 2012
Portugal
2-1
França
Amigáveis 2011
França
3-2
Portugal
Euro S19 2005 (Q)

No ano passado Portugal não se conseguiu qualificar para o Europeu sub-19 mas a França só caiu na meia-final, frente à Espanha. Em 2014 a situação foi inversa. Os gauleses não chegaram à fase final. Por sua vez os portugueses ultrapassaram a Sérvia na semifinal para ir ao jogo do título, onde saíram derrotados pela Alemanha.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória de Portugal 2.75 Betrally
portugal
Portugal Sub-19
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

frança
França Sub-19
  • País: França
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos