Menu

Portugal – Gibraltar (Amigável de Seleções)

A seleção portuguesa vai ao Porto fazer a festa da vitória no Euro, com direito a exibição da taça e cerimónia na Camara Municipal para o banho de multidão. Pelo meio faz também um jogo-treino frente à entusiasta equipa de Gibraltar. Cristiano Ronaldo e Renato Sanches são os grandes ausentes, relativamente à campanha que levou ao título. Na próxima terça-feira é a doer. Portugal viaja até à Suíça e os gibraltinos recebem os gregos no Estádio do Algarve.

Este jogo de preparação com Malta serve sobretudo para a seleção portuguesa fazer a festa do Euro no Norte do país. Como afirmou Fernando Santos, o ideal teria sido uma digressão a correr o país no regresso de França mas os jogadores precisavam de aproveitar umas curtas férias antes de regressar às respetivas equipas. Os heróis do Euro 2016 limitaram-se a um desfile pela capital e agora chegou o momento de dar ao Porto e ao Norte a possibilidade de se juntarem à festa. O selecionador fala na importância de agradecer aos adeptos que do Minho ao Algarve, passando pelas comunidades emigradas, estiveram sempre no apoio a Portugal. Para não variar, o Presidente Marcelo junta-se à festa e irá ao Porto atribuir as condecorações apalavradas em julho. Quem comprar entrada para o encontro, cuja receita reverte para o IPO do Porto, pode tirar uma fotografia com o troféu que se encontra em exibição na Invicta.

Os grandes ausentes da convocatória são Cristiano Ronaldo e Renato Sanches. O capitão nem sequer foi considerado já que não regressou ao ativo desde o Europeu. O último ainda fez parte da lita inicial mas acabou por ser dispensado em virtude de ainda não estar a cem por cento da lesão na coxa direita. Anthony Lopes também apresentou queixas no ombro e foi substituído pelo guardião do Braga, Marafona, para a dupla jornada. Os golos de André Silva no arranque da temporada pelo FC Porto mais do que justificam a sua presença.

Porque se trata de fazer a festa não estranharia que Fernando Santos optasse por alinhar de início com a formação que terminou a final. Os dois ausentes já tinham dado lugar a Quaresma e João Mário. Bastaria manter de fora Adrian, que deve andar com a cabeça a mil, para dar lugar a Éder. Esse será obrigatório nem que seja por alguns minutos. Depois é natural que se proceda a várias trocas. Um dos que poderá ter tempo em campo é o guarda-redes Eduardo. Com a sua “reforma dourada” no Chelsea é possível que deixe de ser chamado num futuro próximo, se se aplicar a máxima de quem não joga não pode fazer parte das opções.

Na próxima terça-feira Portugal dá início à qualificação para o Mundial, com uma deslocação à Suíça. O grupo B, onde a seleção nacional está incluída, compreende ainda, além dos suíços já mencionados, Andorra, Hungria, Letónia e Ilhas Faroe.

Onze Provável: Patrício – Cédric, Pepe, José Fonte, Raphael Guerreiro – João Moutinho, William Carvalho, João Mário – Nani, Éder, Quaresma.

amigável internacionalPara a festa Portugal convidou a vizinha Gibraltar, que usa o Estádio do Algarve como casa para os jogos oficiais. Na terça-feira da próxima semana os gibraltinos dão também o pontapé de saída na sua fase de qualificação para o Mundial da Rússia, recebendo a seleção grega. O grupo Há, de que fazem parte, é um osso duro de roer. Para Gibraltar, que não tem realmente hipóteses, é até bom porque permite à jovem equipa desafios exigentes diante de Estónia, Chipre, Bósnia Herzegovina e Bélgica.

Nunca é demais relembrar o caracter amador deste conjunto orientado por John Wood. Para termos ideia, o homem que já inscreveu o seu nome na história de Gibraltar, ao marcar o primeiro golo da seleção nacional no ano passado, Lee Casciaro, polícia de profissão, não pode estar presente no Bessa porque tem que dar assistência ao filho recém-nascido.

Onze Provável: Robba – Barnett, Roy Chipolina, Ryas Casciaro – Garcia, Waker, Daniel Duarte, Bardon, Joe Chipolina – Jean-Paul Duarte, Kyle Casciaro.

Será a primeira vez que Portugal e Gibraltar se enfrentam.

Prognóstico Odd Casa Erro
Há penálti no encontro 3.10 Betrally
portugal
Portugal
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1914

Ver ficha completa

gibraltar
Gibraltar
  • País: Gibraltar
  • Estádio:
  • Cidade: Gibraltar
  • Fundação: 1895

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1779
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 746
  • Próg. errados 1008
comments powered by Disqus

Últimos jogos